Atendimento educacional especializado na rede pública: estratégia de intervenção num caso de dupla excepcionalidade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Research, Society and Development |
Texto Completo: | https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/41485 |
Resumo: | Dentre a diversidade de alunos no contexto escolar, há aqueles que ainda possuem pouca identificação na sala de aula regular, incluindo a Dupla Excepcionalidade (DE), ou seja, a Síndrome de Asperger (SA) e as Altas Habilidades (AH). Devido a lacunas na formação inicial e continuada dos professores que os capacitem a reconhecer as características de talentos humanos específicos, o maior prejudicado nessa situação é o aluno. Pesquisa qualitativa onde o objeto pesquisado é a trajetória do aluno XD (nome fictício) no ambiente escolar. O tipo de estudo é o estudo de caso único, o que coloca o caso como foco da pesquisa. A Avaliação Médica mostrou uma posição claramente acima da média na capacidade intelectual e uma média acima do esperado para a idade e escolaridade, com percentil igual ou superior a 40% para um grupo da mesma faixa etária; seu desenvolvimento cognitivo apresentava algumas distorções com atrasos, sendo seu desempenho acadêmico prejudicado devido a limitações nas interações sociais, além de bloqueios severos em relação ao meio ambiente, com reações à pressão, ansiedade, sentimentos inadequados, que o tornavam altamente apegado à sua imaginação e fantasia, trazendo a sensação de um mundo perigoso, incerto, rígido, inflexível. Nesse caso, a comunicação aumentou à medida que a confiança foi estabelecida e foi possível perceber o conjunto de experiências do sujeito do relato a partir do estímulo de um jogo, pois a ludicidade teve um papel positivo nesse processo atrelado às dificuldades. A habilidade de comunicação oral foi estimulada com gamificação e representação gráfica, estimulada pelo interesse pela língua inglesa. A parceria com uma instituição com projeto de gamificação e robótica facilitou muito o desenvolvimento do XD como indivíduo na sociedade, estreitando laços, afirmando confiança e abrindo novos horizontes profissionais. Um ator particular, o Professor Coordenador do Núcleo Pedagógico, e a colaboração de toda a comunidade escolar alavancaram e sustentaram a inclusão educacional do XD. |
id |
UNIFEI_fe0ec042834dad1fa6082dfdb26e4e3a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/41485 |
network_acronym_str |
UNIFEI |
network_name_str |
Research, Society and Development |
repository_id_str |
|
spelling |
Atendimento educacional especializado na rede pública: estratégia de intervenção num caso de dupla excepcionalidadeSpecialized educational service in the public network: intervention strategy in a case of double exceptionalityServicio educativo especializado en la red pública: estrategia de intervención en un caso de doble excepcionalidadEnseñando y aprendiendoEducación especialServicio educativo especializadoEstrategias de intervenciónDoble excepcionalidadAltas habilidades / Superdotación.Teaching and learningSpecial educationSpecialized educational assistanceIntervention StrategiesTwice-exceptionalityHigh skills / Gifted.Ensino e aprendizagemEducação especialAtendimento educacional especializadoEstratégias de intervençãoDupla excepcionalidadeAltas habilidades / Superdotação.Dentre a diversidade de alunos no contexto escolar, há aqueles que ainda possuem pouca identificação na sala de aula regular, incluindo a Dupla Excepcionalidade (DE), ou seja, a Síndrome de Asperger (SA) e as Altas Habilidades (AH). Devido a lacunas na formação inicial e continuada dos professores que os capacitem a reconhecer as características de talentos humanos específicos, o maior prejudicado nessa situação é o aluno. Pesquisa qualitativa onde o objeto pesquisado é a trajetória do aluno XD (nome fictício) no ambiente escolar. O tipo de estudo é o estudo de caso único, o que coloca o caso como foco da pesquisa. A Avaliação Médica mostrou uma posição claramente acima da média na capacidade intelectual e uma média acima do esperado para a idade e escolaridade, com percentil igual ou superior a 40% para um grupo da mesma faixa etária; seu desenvolvimento cognitivo apresentava algumas distorções com atrasos, sendo seu desempenho acadêmico prejudicado devido a limitações nas interações sociais, além de bloqueios severos em relação ao meio ambiente, com reações à pressão, ansiedade, sentimentos inadequados, que o tornavam altamente apegado à sua imaginação e fantasia, trazendo a sensação de um mundo perigoso, incerto, rígido, inflexível. Nesse caso, a comunicação aumentou à medida que a confiança foi estabelecida e foi possível perceber o conjunto de experiências do sujeito do relato a partir do estímulo de um jogo, pois a ludicidade teve um papel positivo nesse processo atrelado às dificuldades. A habilidade de comunicação oral foi estimulada com gamificação e representação gráfica, estimulada pelo interesse pela língua inglesa. A parceria com uma instituição com projeto de gamificação e robótica facilitou muito o desenvolvimento do XD como indivíduo na sociedade, estreitando laços, afirmando confiança e abrindo novos horizontes profissionais. Um ator particular, o Professor Coordenador do Núcleo Pedagógico, e a colaboração de toda a comunidade escolar alavancaram e sustentaram a inclusão educacional do XD.Entre la diversidad de estudiantes en el contexto escolar, se encuentran aquellos que aún tienen poca identificación en el aula regular, incluyendo la Doble Excepcionalidad (DE), es decir, el Síndrome de Asperger (SA) y las Altas Capacidades (HA). Debido a las lagunas en la formación inicial y continua de los docentes que les permitan reconocer las características de los talentos humanos específicos, el gran perdedor en esta situación es el estudiante. Investigación cualitativa donde el objeto investigado es la trayectoria del estudiante XD (nombre ficticio) en el ámbito escolar. El tipo de estudio es el estudio de caso único, que sitúa al caso como foco de la investigación. La Evaluación Médica mostró una posición claramente por encima del promedio en capacidad intelectual y un promedio por encima de lo esperado por edad y escolaridad, con un percentil igual o mayor al 40% para un grupo de la misma franja etaria; su desarrollo cognitivo presentaba algunas distorsiones con retrasos, y su rendimiento académico se veía obstaculizado por limitaciones en las interacciones sociales, además de severos bloqueos en la relación con el entorno, con reacciones a presiones, ansiedad, sentimientos inadecuados, que lo hacían muy apegado a su imaginación y fantasía, trayendo la sensación de un mundo peligroso, incierto, rígido, inflexible. En este caso, la comunicación aumentó en la medida en que se estableció la confianza y fue posible percibir el conjunto de experiencias del sujeto del relato a partir del estímulo de un juego, ya que la lúdica jugó un papel positivo en ese proceso ligado a las dificultades. Se estimuló la habilidad de comunicación oral con gamificación y representación gráfica, estimulada por el interés por el idioma inglés. La alianza con una institución con un proyecto de gamificación y robótica facilitó mucho el desarrollo de XD como individuo en la sociedad, estrechando lazos, afirmando la confianza y abriendo nuevos horizontes profesionales. Un actor particular, la Docente Coordinadora del Núcleo Pedagógico, y la colaboración de toda la comunidad escolar apalancaron y sustentaron la inclusión educativa de XD.Among the diversity of students in the school context, there are those who still have little identification in the regular classroom, including Double Exceptionality (DE), that is, Asperger Syndrome (AS) and High Abilities (AH). Due to gaps in the initial and continuing education of teachers that enable them to recognize the characteristics of specific human talents, the biggest harmed in this situation is the student. Qualitative research where the object researched is the trajectory of the student XD (fictitious name) in the school environment. The type of study is a single case study, which places the case as the focus of research. The Medical Evaluation showed a clearly above average position in intellectual capacity and a higher average than expected for their age and education, with a percentile equal to or better than 40% for a group of their same age group; his cognitive development presented some distortions with delays, his academic performance being impaired due to limitations in social interactions, in addition to severe blocks in relation to the environment, with reactions to pressure, anxiety, inadequate feelings, which made him highly attached to their imaginations and fantasy, bringing the feeling of a dangerous, uncertain, rigid, inflexible world. In this case, communication increased as trust was established and it was possible to perceive the set of experiences of the subject of the report from the stimulus of a game, since playfulness had a positive part in this process linked to difficulties. The ability of oral communication was stimulated with gamification and graphic representation, stimulated by the interest in the English language. The partnership with an institution with a gamification and robotics project greatly facilitated the development of XD as an individual in society, strengthening ties, affirming trust and opening up new professional horizons. A private actor, Coordinating Professor of the Pedagogical Nucleus, and the collaboration of the entire school community leveraged and underpinned XD’s educational inclusion.Research, Society and Development2023-05-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/4148510.33448/rsd-v12i5.41485Research, Society and Development; Vol. 12 No. 5; e6112541485Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 5; e6112541485Research, Society and Development; v. 12 n. 5; e61125414852525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/41485/33695Copyright (c) 2023 Sônia Maria Maciel Lopes; Natalia Almeida de Arnaldo Silva Rodrigues Castro; Valéria André dos Santos; Leonila Santos de Almeida Sasso; Marlene da Silva; Júlio César Andréhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLopes, Sônia Maria Maciel Castro, Natalia Almeida de Arnaldo Silva Rodrigues Santos, Valéria André dos Sasso, Leonila Santos de Almeida Silva, Marlene daAndré, Júlio César2023-05-30T13:24:21Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/41485Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2023-05-30T13:24:21Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Atendimento educacional especializado na rede pública: estratégia de intervenção num caso de dupla excepcionalidade Specialized educational service in the public network: intervention strategy in a case of double exceptionality Servicio educativo especializado en la red pública: estrategia de intervención en un caso de doble excepcionalidad |
title |
Atendimento educacional especializado na rede pública: estratégia de intervenção num caso de dupla excepcionalidade |
spellingShingle |
Atendimento educacional especializado na rede pública: estratégia de intervenção num caso de dupla excepcionalidade Lopes, Sônia Maria Maciel Enseñando y aprendiendo Educación especial Servicio educativo especializado Estrategias de intervención Doble excepcionalidad Altas habilidades / Superdotación. Teaching and learning Special education Specialized educational assistance Intervention Strategies Twice-exceptionality High skills / Gifted. Ensino e aprendizagem Educação especial Atendimento educacional especializado Estratégias de intervenção Dupla excepcionalidade Altas habilidades / Superdotação. |
title_short |
Atendimento educacional especializado na rede pública: estratégia de intervenção num caso de dupla excepcionalidade |
title_full |
Atendimento educacional especializado na rede pública: estratégia de intervenção num caso de dupla excepcionalidade |
title_fullStr |
Atendimento educacional especializado na rede pública: estratégia de intervenção num caso de dupla excepcionalidade |
title_full_unstemmed |
Atendimento educacional especializado na rede pública: estratégia de intervenção num caso de dupla excepcionalidade |
title_sort |
Atendimento educacional especializado na rede pública: estratégia de intervenção num caso de dupla excepcionalidade |
author |
Lopes, Sônia Maria Maciel |
author_facet |
Lopes, Sônia Maria Maciel Castro, Natalia Almeida de Arnaldo Silva Rodrigues Santos, Valéria André dos Sasso, Leonila Santos de Almeida Silva, Marlene da André, Júlio César |
author_role |
author |
author2 |
Castro, Natalia Almeida de Arnaldo Silva Rodrigues Santos, Valéria André dos Sasso, Leonila Santos de Almeida Silva, Marlene da André, Júlio César |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lopes, Sônia Maria Maciel Castro, Natalia Almeida de Arnaldo Silva Rodrigues Santos, Valéria André dos Sasso, Leonila Santos de Almeida Silva, Marlene da André, Júlio César |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Enseñando y aprendiendo Educación especial Servicio educativo especializado Estrategias de intervención Doble excepcionalidad Altas habilidades / Superdotación. Teaching and learning Special education Specialized educational assistance Intervention Strategies Twice-exceptionality High skills / Gifted. Ensino e aprendizagem Educação especial Atendimento educacional especializado Estratégias de intervenção Dupla excepcionalidade Altas habilidades / Superdotação. |
topic |
Enseñando y aprendiendo Educación especial Servicio educativo especializado Estrategias de intervención Doble excepcionalidad Altas habilidades / Superdotación. Teaching and learning Special education Specialized educational assistance Intervention Strategies Twice-exceptionality High skills / Gifted. Ensino e aprendizagem Educação especial Atendimento educacional especializado Estratégias de intervenção Dupla excepcionalidade Altas habilidades / Superdotação. |
description |
Dentre a diversidade de alunos no contexto escolar, há aqueles que ainda possuem pouca identificação na sala de aula regular, incluindo a Dupla Excepcionalidade (DE), ou seja, a Síndrome de Asperger (SA) e as Altas Habilidades (AH). Devido a lacunas na formação inicial e continuada dos professores que os capacitem a reconhecer as características de talentos humanos específicos, o maior prejudicado nessa situação é o aluno. Pesquisa qualitativa onde o objeto pesquisado é a trajetória do aluno XD (nome fictício) no ambiente escolar. O tipo de estudo é o estudo de caso único, o que coloca o caso como foco da pesquisa. A Avaliação Médica mostrou uma posição claramente acima da média na capacidade intelectual e uma média acima do esperado para a idade e escolaridade, com percentil igual ou superior a 40% para um grupo da mesma faixa etária; seu desenvolvimento cognitivo apresentava algumas distorções com atrasos, sendo seu desempenho acadêmico prejudicado devido a limitações nas interações sociais, além de bloqueios severos em relação ao meio ambiente, com reações à pressão, ansiedade, sentimentos inadequados, que o tornavam altamente apegado à sua imaginação e fantasia, trazendo a sensação de um mundo perigoso, incerto, rígido, inflexível. Nesse caso, a comunicação aumentou à medida que a confiança foi estabelecida e foi possível perceber o conjunto de experiências do sujeito do relato a partir do estímulo de um jogo, pois a ludicidade teve um papel positivo nesse processo atrelado às dificuldades. A habilidade de comunicação oral foi estimulada com gamificação e representação gráfica, estimulada pelo interesse pela língua inglesa. A parceria com uma instituição com projeto de gamificação e robótica facilitou muito o desenvolvimento do XD como indivíduo na sociedade, estreitando laços, afirmando confiança e abrindo novos horizontes profissionais. Um ator particular, o Professor Coordenador do Núcleo Pedagógico, e a colaboração de toda a comunidade escolar alavancaram e sustentaram a inclusão educacional do XD. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-05-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/41485 10.33448/rsd-v12i5.41485 |
url |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/41485 |
identifier_str_mv |
10.33448/rsd-v12i5.41485 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/41485/33695 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development |
publisher.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development |
dc.source.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development; Vol. 12 No. 5; e6112541485 Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 5; e6112541485 Research, Society and Development; v. 12 n. 5; e6112541485 2525-3409 reponame:Research, Society and Development instname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) instacron:UNIFEI |
instname_str |
Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) |
instacron_str |
UNIFEI |
institution |
UNIFEI |
reponame_str |
Research, Society and Development |
collection |
Research, Society and Development |
repository.name.fl_str_mv |
Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) |
repository.mail.fl_str_mv |
rsd.articles@gmail.com |
_version_ |
1797052623536259072 |