ENTRE METADES E INTEIROS: A DOCÊNCIA E A AVALIAÇÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hardt, Lúcia Schneider
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Dozol, Marlene de Souza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)
Texto Completo: https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/193
Resumo: O artigo discute o conceito de avaliação considerando  as perspectivas da aprendizagem que por vezes são intensas, parecem engendrar uma inteireza em termos formativos. Em outras vezes nos deparamos com a fadiga das fragilidades e de processos não efetivados. Como educadores não sabemos mesmo se a metade e o inteiro são um bom binômio para discutir a docência e a avaliação. De toda forma isso se deve à impossibilidade do controle aos moldes do absoluto, ao fator “surpresa” que todo e qualquer processo formativo ou educativo encerra. Assim a prática da  avaliação da sala de aula se tece pelos fios de uma tensão entre um “pólo externo” representado pela cultura , encarnada na figura do professor, e um “pólo interno”, representado pelas estratégias individuais (cognitivas e afetivas) de aprendizagem, além das impressões subjetivas que emanam tanto de um pólo como do outro. Palavras-chave: avaliação, docência, educação  
id UNIFESP-3_05c1b9c3934e3e3e3fe827ec1b78245d
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/193
network_acronym_str UNIFESP-3
network_name_str Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)
repository_id_str
spelling ENTRE METADES E INTEIROS: A DOCÊNCIA E A AVALIAÇÃOO artigo discute o conceito de avaliação considerando  as perspectivas da aprendizagem que por vezes são intensas, parecem engendrar uma inteireza em termos formativos. Em outras vezes nos deparamos com a fadiga das fragilidades e de processos não efetivados. Como educadores não sabemos mesmo se a metade e o inteiro são um bom binômio para discutir a docência e a avaliação. De toda forma isso se deve à impossibilidade do controle aos moldes do absoluto, ao fator “surpresa” que todo e qualquer processo formativo ou educativo encerra. Assim a prática da  avaliação da sala de aula se tece pelos fios de uma tensão entre um “pólo externo” representado pela cultura , encarnada na figura do professor, e um “pólo interno”, representado pelas estratégias individuais (cognitivas e afetivas) de aprendizagem, além das impressões subjetivas que emanam tanto de um pólo como do outro. Palavras-chave: avaliação, docência, educação  Universidade Federal de São Paulo2014-05-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/19310.34024/olhares.2014.v2.193Olhares: Revista do Departamento de Educação da Unifesp; v. 2 n. 1 (2014): Dossiê Temático "Avaliação Educacional e Formação de Professores e Gestores da Escola Pública"; 109-1232317-7853reponame:Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPporhttps://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/193/74Hardt, Lúcia SchneiderDozol, Marlene de Souzainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-09T19:14:33Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/193Revistahttp://www.olhares.unifesp.br/index.php/olhares/indexPUBhttp://www.olhares.unifesp.br/index.php/olhares/oai||revistaeducacaounifesp@gmail.com|| remarcilio@gmail.com2317-78532317-7853opendoar:2020-08-09T19:14:33Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.none.fl_str_mv ENTRE METADES E INTEIROS: A DOCÊNCIA E A AVALIAÇÃO
title ENTRE METADES E INTEIROS: A DOCÊNCIA E A AVALIAÇÃO
spellingShingle ENTRE METADES E INTEIROS: A DOCÊNCIA E A AVALIAÇÃO
Hardt, Lúcia Schneider
title_short ENTRE METADES E INTEIROS: A DOCÊNCIA E A AVALIAÇÃO
title_full ENTRE METADES E INTEIROS: A DOCÊNCIA E A AVALIAÇÃO
title_fullStr ENTRE METADES E INTEIROS: A DOCÊNCIA E A AVALIAÇÃO
title_full_unstemmed ENTRE METADES E INTEIROS: A DOCÊNCIA E A AVALIAÇÃO
title_sort ENTRE METADES E INTEIROS: A DOCÊNCIA E A AVALIAÇÃO
author Hardt, Lúcia Schneider
author_facet Hardt, Lúcia Schneider
Dozol, Marlene de Souza
author_role author
author2 Dozol, Marlene de Souza
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Hardt, Lúcia Schneider
Dozol, Marlene de Souza
description O artigo discute o conceito de avaliação considerando  as perspectivas da aprendizagem que por vezes são intensas, parecem engendrar uma inteireza em termos formativos. Em outras vezes nos deparamos com a fadiga das fragilidades e de processos não efetivados. Como educadores não sabemos mesmo se a metade e o inteiro são um bom binômio para discutir a docência e a avaliação. De toda forma isso se deve à impossibilidade do controle aos moldes do absoluto, ao fator “surpresa” que todo e qualquer processo formativo ou educativo encerra. Assim a prática da  avaliação da sala de aula se tece pelos fios de uma tensão entre um “pólo externo” representado pela cultura , encarnada na figura do professor, e um “pólo interno”, representado pelas estratégias individuais (cognitivas e afetivas) de aprendizagem, além das impressões subjetivas que emanam tanto de um pólo como do outro. Palavras-chave: avaliação, docência, educação  
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-05-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/193
10.34024/olhares.2014.v2.193
url https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/193
identifier_str_mv 10.34024/olhares.2014.v2.193
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/193/74
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Olhares: Revista do Departamento de Educação da Unifesp; v. 2 n. 1 (2014): Dossiê Temático "Avaliação Educacional e Formação de Professores e Gestores da Escola Pública"; 109-123
2317-7853
reponame:Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)
collection Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)
repository.name.fl_str_mv Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaeducacaounifesp@gmail.com|| remarcilio@gmail.com
_version_ 1809463233660059648