ALTERAÇÕES DO PROGRAMA DE MATEMÁTICA DO ENSINO BÁSICO PORTUGUÊS: O CASO DO TEMA ORGANIZAÇÃO E TRATAMENTO DE DADOS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) |
Texto Completo: | https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/298 |
Resumo: | ResumoNeste estudo analisam-se as alterações ocorridas no recentemente aprovado Programa de Matemática para o Ensino Básico português (2013), com foco no tema Organização e Tratamento de Dados, relativamente ao programa anterior (2007), tendo por referência as recomendações atuais para o ensino da estatística. Para tal, procedeu-se a uma análise de conteúdo dos dois programas escolares, primeiro em um nível estrutural e, seguidamente, focada no tema Organização e Tratamento de Dados. Em termos de resultados obtidos, diferentemente do programa anterior, no programa de 2013 omitem-se indicações metodológicas e recursos, que se traduzem na não referência aos projetos investigativos, ao trabalho de grupo e às calculadoras e computadores, revelando um retrocesso relativamente às recomendações atuais para a abordagem desta temática. Palavras-chave: Programas de matemática; ensino básico; organização e tratamento de dados |
id |
UNIFESP-3_0ceed041e833d1a77a86a947e885e6a7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/298 |
network_acronym_str |
UNIFESP-3 |
network_name_str |
Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) |
repository_id_str |
|
spelling |
ALTERAÇÕES DO PROGRAMA DE MATEMÁTICA DO ENSINO BÁSICO PORTUGUÊS: O CASO DO TEMA ORGANIZAÇÃO E TRATAMENTO DE DADOS ResumoNeste estudo analisam-se as alterações ocorridas no recentemente aprovado Programa de Matemática para o Ensino Básico português (2013), com foco no tema Organização e Tratamento de Dados, relativamente ao programa anterior (2007), tendo por referência as recomendações atuais para o ensino da estatística. Para tal, procedeu-se a uma análise de conteúdo dos dois programas escolares, primeiro em um nível estrutural e, seguidamente, focada no tema Organização e Tratamento de Dados. Em termos de resultados obtidos, diferentemente do programa anterior, no programa de 2013 omitem-se indicações metodológicas e recursos, que se traduzem na não referência aos projetos investigativos, ao trabalho de grupo e às calculadoras e computadores, revelando um retrocesso relativamente às recomendações atuais para a abordagem desta temática. Palavras-chave: Programas de matemática; ensino básico; organização e tratamento de dados Universidade Federal de São Paulo2015-05-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/29810.34024/olhares.2015.v3.298Olhares: Revista do Departamento de Educação da Unifesp; v. 3 n. 1 (2015): Dossiê Temático "Diversidade, diferenças e inclusão"; 280-3052317-7853reponame:Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPporhttps://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/298/131Fernandes, José AntónioAlves, Maria Palmirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-09T19:16:33Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/298Revistahttp://www.olhares.unifesp.br/index.php/olhares/indexPUBhttp://www.olhares.unifesp.br/index.php/olhares/oai||revistaeducacaounifesp@gmail.com|| remarcilio@gmail.com2317-78532317-7853opendoar:2020-08-09T19:16:33Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ALTERAÇÕES DO PROGRAMA DE MATEMÁTICA DO ENSINO BÁSICO PORTUGUÊS: O CASO DO TEMA ORGANIZAÇÃO E TRATAMENTO DE DADOS |
title |
ALTERAÇÕES DO PROGRAMA DE MATEMÁTICA DO ENSINO BÁSICO PORTUGUÊS: O CASO DO TEMA ORGANIZAÇÃO E TRATAMENTO DE DADOS |
spellingShingle |
ALTERAÇÕES DO PROGRAMA DE MATEMÁTICA DO ENSINO BÁSICO PORTUGUÊS: O CASO DO TEMA ORGANIZAÇÃO E TRATAMENTO DE DADOS Fernandes, José António |
title_short |
ALTERAÇÕES DO PROGRAMA DE MATEMÁTICA DO ENSINO BÁSICO PORTUGUÊS: O CASO DO TEMA ORGANIZAÇÃO E TRATAMENTO DE DADOS |
title_full |
ALTERAÇÕES DO PROGRAMA DE MATEMÁTICA DO ENSINO BÁSICO PORTUGUÊS: O CASO DO TEMA ORGANIZAÇÃO E TRATAMENTO DE DADOS |
title_fullStr |
ALTERAÇÕES DO PROGRAMA DE MATEMÁTICA DO ENSINO BÁSICO PORTUGUÊS: O CASO DO TEMA ORGANIZAÇÃO E TRATAMENTO DE DADOS |
title_full_unstemmed |
ALTERAÇÕES DO PROGRAMA DE MATEMÁTICA DO ENSINO BÁSICO PORTUGUÊS: O CASO DO TEMA ORGANIZAÇÃO E TRATAMENTO DE DADOS |
title_sort |
ALTERAÇÕES DO PROGRAMA DE MATEMÁTICA DO ENSINO BÁSICO PORTUGUÊS: O CASO DO TEMA ORGANIZAÇÃO E TRATAMENTO DE DADOS |
author |
Fernandes, José António |
author_facet |
Fernandes, José António Alves, Maria Palmira |
author_role |
author |
author2 |
Alves, Maria Palmira |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fernandes, José António Alves, Maria Palmira |
description |
ResumoNeste estudo analisam-se as alterações ocorridas no recentemente aprovado Programa de Matemática para o Ensino Básico português (2013), com foco no tema Organização e Tratamento de Dados, relativamente ao programa anterior (2007), tendo por referência as recomendações atuais para o ensino da estatística. Para tal, procedeu-se a uma análise de conteúdo dos dois programas escolares, primeiro em um nível estrutural e, seguidamente, focada no tema Organização e Tratamento de Dados. Em termos de resultados obtidos, diferentemente do programa anterior, no programa de 2013 omitem-se indicações metodológicas e recursos, que se traduzem na não referência aos projetos investigativos, ao trabalho de grupo e às calculadoras e computadores, revelando um retrocesso relativamente às recomendações atuais para a abordagem desta temática. Palavras-chave: Programas de matemática; ensino básico; organização e tratamento de dados |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-05-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/298 10.34024/olhares.2015.v3.298 |
url |
https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/298 |
identifier_str_mv |
10.34024/olhares.2015.v3.298 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/298/131 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
Olhares: Revista do Departamento de Educação da Unifesp; v. 3 n. 1 (2015): Dossiê Temático "Diversidade, diferenças e inclusão"; 280-305 2317-7853 reponame:Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) instacron:UNIFESP |
instname_str |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
instacron_str |
UNIFESP |
institution |
UNIFESP |
reponame_str |
Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) |
collection |
Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) |
repository.name.fl_str_mv |
Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaeducacaounifesp@gmail.com|| remarcilio@gmail.com |
_version_ |
1809463233702002688 |