SUJEITOS DA DIVERSIDADE: A AGENDA LGBT NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Catelli Jr, Roberto
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Escoura, Michele
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)
Texto Completo: https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/524
Resumo: Ao longo dos anos a educação de jovens e adultos foi se constituindo como espaço de inclusão e enfrentamento das desigualdades tanto no Brasil como no campo internacional, tal qual indicam os documentos das Conferências de Educação de Adultos (CONFINTEA). Neste artigo, destacamos o desafio da inclusão do grupo de pessoas LGBT, especialmente travestis e transexuais, na agenda de debate, pesquisa e ação para o movimento de defesa da modalidade. Analisamos os resultados de estudos qualitativos que mostram o grande processo de exclusão vivido pela população LGBT dos espaços escolares e a necessidade de trazermos novos dados de pesquisas qualitativas e quantitativas com o objetivo de reafirmar o lugar da EJA como estratégia fundamental para a garantia do direito humano à educação, incluindo-se o grupo LGBT. PALAVRAS-CHAVE: Educação de jovens e adultos; inclusão social; LGBT   
id UNIFESP-3_0e2cec0cd4f552b76b63db81d600835f
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/524
network_acronym_str UNIFESP-3
network_name_str Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)
repository_id_str
spelling SUJEITOS DA DIVERSIDADE: A AGENDA LGBT NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOSAo longo dos anos a educação de jovens e adultos foi se constituindo como espaço de inclusão e enfrentamento das desigualdades tanto no Brasil como no campo internacional, tal qual indicam os documentos das Conferências de Educação de Adultos (CONFINTEA). Neste artigo, destacamos o desafio da inclusão do grupo de pessoas LGBT, especialmente travestis e transexuais, na agenda de debate, pesquisa e ação para o movimento de defesa da modalidade. Analisamos os resultados de estudos qualitativos que mostram o grande processo de exclusão vivido pela população LGBT dos espaços escolares e a necessidade de trazermos novos dados de pesquisas qualitativas e quantitativas com o objetivo de reafirmar o lugar da EJA como estratégia fundamental para a garantia do direito humano à educação, incluindo-se o grupo LGBT. PALAVRAS-CHAVE: Educação de jovens e adultos; inclusão social; LGBT   Universidade Federal de São Paulo2016-05-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/52410.34024/olhares.2016.v4.524Olhares: Revista do Departamento de Educação da Unifesp; v. 4 n. 1 (2016): Dossiê Temático "Jovens e Adultos na Educação: Contextos, Práticas e Políticas"; 226-2452317-7853reponame:Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPporhttps://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/524/189Catelli Jr, RobertoEscoura, Micheleinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-09T19:19:24Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/524Revistahttp://www.olhares.unifesp.br/index.php/olhares/indexPUBhttp://www.olhares.unifesp.br/index.php/olhares/oai||revistaeducacaounifesp@gmail.com|| remarcilio@gmail.com2317-78532317-7853opendoar:2020-08-09T19:19:24Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.none.fl_str_mv SUJEITOS DA DIVERSIDADE: A AGENDA LGBT NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
title SUJEITOS DA DIVERSIDADE: A AGENDA LGBT NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
spellingShingle SUJEITOS DA DIVERSIDADE: A AGENDA LGBT NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Catelli Jr, Roberto
title_short SUJEITOS DA DIVERSIDADE: A AGENDA LGBT NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
title_full SUJEITOS DA DIVERSIDADE: A AGENDA LGBT NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
title_fullStr SUJEITOS DA DIVERSIDADE: A AGENDA LGBT NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
title_full_unstemmed SUJEITOS DA DIVERSIDADE: A AGENDA LGBT NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
title_sort SUJEITOS DA DIVERSIDADE: A AGENDA LGBT NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
author Catelli Jr, Roberto
author_facet Catelli Jr, Roberto
Escoura, Michele
author_role author
author2 Escoura, Michele
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Catelli Jr, Roberto
Escoura, Michele
description Ao longo dos anos a educação de jovens e adultos foi se constituindo como espaço de inclusão e enfrentamento das desigualdades tanto no Brasil como no campo internacional, tal qual indicam os documentos das Conferências de Educação de Adultos (CONFINTEA). Neste artigo, destacamos o desafio da inclusão do grupo de pessoas LGBT, especialmente travestis e transexuais, na agenda de debate, pesquisa e ação para o movimento de defesa da modalidade. Analisamos os resultados de estudos qualitativos que mostram o grande processo de exclusão vivido pela população LGBT dos espaços escolares e a necessidade de trazermos novos dados de pesquisas qualitativas e quantitativas com o objetivo de reafirmar o lugar da EJA como estratégia fundamental para a garantia do direito humano à educação, incluindo-se o grupo LGBT. PALAVRAS-CHAVE: Educação de jovens e adultos; inclusão social; LGBT   
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-05-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/524
10.34024/olhares.2016.v4.524
url https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/524
identifier_str_mv 10.34024/olhares.2016.v4.524
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/524/189
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Olhares: Revista do Departamento de Educação da Unifesp; v. 4 n. 1 (2016): Dossiê Temático "Jovens e Adultos na Educação: Contextos, Práticas e Políticas"; 226-245
2317-7853
reponame:Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)
collection Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)
repository.name.fl_str_mv Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaeducacaounifesp@gmail.com|| remarcilio@gmail.com
_version_ 1809463234021818368