Entrevista com o prof. Antonio Nóvoa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nóvoa, Antonio
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)
Texto Completo: https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/141
Resumo: A Revista Olh@ares entrevistou o prof. Antonio Nóvoa,  do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa,  cuja produção  intelectual tem sido  umareferência  constante no  debate  sobre  o papel da universidade na  formação  de professores. Suas reflexões apontam para a importância, na formação inicial, de a universidade  repensar  suas atividades pedagógicas e,  em lugar das aulas tradicionais,  cada vez mais proporcionar atividades  de orientação,  tutoria  e supervisão, além de  intensificar a formação de grupos de trabalho e de pesquisa em que  a  crítica ao conhecimento, sua    reconstrução  e a produção de conhecimentos  novos  são  o centro dos fazeres  dos estudantes.  Para isso, as tecnologias podem se constituir em instrumentos  auxiliares na  criação  deespaços de diálogo e partilha de saberes.
id UNIFESP-3_123d62026c8c8953f68ab15dae58b209
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/141
network_acronym_str UNIFESP-3
network_name_str Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)
repository_id_str
spelling Entrevista com o prof. Antonio NóvoaA Revista Olh@ares entrevistou o prof. Antonio Nóvoa,  do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa,  cuja produção  intelectual tem sido  umareferência  constante no  debate  sobre  o papel da universidade na  formação  de professores. Suas reflexões apontam para a importância, na formação inicial, de a universidade  repensar  suas atividades pedagógicas e,  em lugar das aulas tradicionais,  cada vez mais proporcionar atividades  de orientação,  tutoria  e supervisão, além de  intensificar a formação de grupos de trabalho e de pesquisa em que  a  crítica ao conhecimento, sua    reconstrução  e a produção de conhecimentos  novos  são  o centro dos fazeres  dos estudantes.  Para isso, as tecnologias podem se constituir em instrumentos  auxiliares na  criação  deespaços de diálogo e partilha de saberes.Universidade Federal de São Paulo2013-05-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/14110.34024/olhares.2013.v1.141Olhares: Revista do Departamento de Educação da Unifesp; v. 1 n. 1 (2013): Dossiê Temático: Estágios Supervisionados Obrigatórios" ; 416-4182317-7853reponame:Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPporhttps://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/141/27Nóvoa, Antonioinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-09T19:12:48Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/141Revistahttp://www.olhares.unifesp.br/index.php/olhares/indexPUBhttp://www.olhares.unifesp.br/index.php/olhares/oai||revistaeducacaounifesp@gmail.com|| remarcilio@gmail.com2317-78532317-7853opendoar:2020-08-09T19:12:48Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Entrevista com o prof. Antonio Nóvoa
title Entrevista com o prof. Antonio Nóvoa
spellingShingle Entrevista com o prof. Antonio Nóvoa
Nóvoa, Antonio
title_short Entrevista com o prof. Antonio Nóvoa
title_full Entrevista com o prof. Antonio Nóvoa
title_fullStr Entrevista com o prof. Antonio Nóvoa
title_full_unstemmed Entrevista com o prof. Antonio Nóvoa
title_sort Entrevista com o prof. Antonio Nóvoa
author Nóvoa, Antonio
author_facet Nóvoa, Antonio
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nóvoa, Antonio
description A Revista Olh@ares entrevistou o prof. Antonio Nóvoa,  do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa,  cuja produção  intelectual tem sido  umareferência  constante no  debate  sobre  o papel da universidade na  formação  de professores. Suas reflexões apontam para a importância, na formação inicial, de a universidade  repensar  suas atividades pedagógicas e,  em lugar das aulas tradicionais,  cada vez mais proporcionar atividades  de orientação,  tutoria  e supervisão, além de  intensificar a formação de grupos de trabalho e de pesquisa em que  a  crítica ao conhecimento, sua    reconstrução  e a produção de conhecimentos  novos  são  o centro dos fazeres  dos estudantes.  Para isso, as tecnologias podem se constituir em instrumentos  auxiliares na  criação  deespaços de diálogo e partilha de saberes.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-05-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/141
10.34024/olhares.2013.v1.141
url https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/141
identifier_str_mv 10.34024/olhares.2013.v1.141
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/141/27
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Olhares: Revista do Departamento de Educação da Unifesp; v. 1 n. 1 (2013): Dossiê Temático: Estágios Supervisionados Obrigatórios" ; 416-418
2317-7853
reponame:Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)
collection Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)
repository.name.fl_str_mv Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaeducacaounifesp@gmail.com|| remarcilio@gmail.com
_version_ 1809463233629650944