Entrevista com o prof. Antonio Nóvoa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) |
Texto Completo: | https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/141 |
Resumo: | A Revista Olh@ares entrevistou o prof. Antonio Nóvoa, do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, cuja produção intelectual tem sido umareferência constante no debate sobre o papel da universidade na formação de professores. Suas reflexões apontam para a importância, na formação inicial, de a universidade repensar suas atividades pedagógicas e, em lugar das aulas tradicionais, cada vez mais proporcionar atividades de orientação, tutoria e supervisão, além de intensificar a formação de grupos de trabalho e de pesquisa em que a crítica ao conhecimento, sua reconstrução e a produção de conhecimentos novos são o centro dos fazeres dos estudantes. Para isso, as tecnologias podem se constituir em instrumentos auxiliares na criação deespaços de diálogo e partilha de saberes. |
id |
UNIFESP-3_123d62026c8c8953f68ab15dae58b209 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/141 |
network_acronym_str |
UNIFESP-3 |
network_name_str |
Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) |
repository_id_str |
|
spelling |
Entrevista com o prof. Antonio NóvoaA Revista Olh@ares entrevistou o prof. Antonio Nóvoa, do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, cuja produção intelectual tem sido umareferência constante no debate sobre o papel da universidade na formação de professores. Suas reflexões apontam para a importância, na formação inicial, de a universidade repensar suas atividades pedagógicas e, em lugar das aulas tradicionais, cada vez mais proporcionar atividades de orientação, tutoria e supervisão, além de intensificar a formação de grupos de trabalho e de pesquisa em que a crítica ao conhecimento, sua reconstrução e a produção de conhecimentos novos são o centro dos fazeres dos estudantes. Para isso, as tecnologias podem se constituir em instrumentos auxiliares na criação deespaços de diálogo e partilha de saberes.Universidade Federal de São Paulo2013-05-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/14110.34024/olhares.2013.v1.141Olhares: Revista do Departamento de Educação da Unifesp; v. 1 n. 1 (2013): Dossiê Temático: Estágios Supervisionados Obrigatórios" ; 416-4182317-7853reponame:Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPporhttps://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/141/27Nóvoa, Antonioinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-09T19:12:48Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/141Revistahttp://www.olhares.unifesp.br/index.php/olhares/indexPUBhttp://www.olhares.unifesp.br/index.php/olhares/oai||revistaeducacaounifesp@gmail.com|| remarcilio@gmail.com2317-78532317-7853opendoar:2020-08-09T19:12:48Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Entrevista com o prof. Antonio Nóvoa |
title |
Entrevista com o prof. Antonio Nóvoa |
spellingShingle |
Entrevista com o prof. Antonio Nóvoa Nóvoa, Antonio |
title_short |
Entrevista com o prof. Antonio Nóvoa |
title_full |
Entrevista com o prof. Antonio Nóvoa |
title_fullStr |
Entrevista com o prof. Antonio Nóvoa |
title_full_unstemmed |
Entrevista com o prof. Antonio Nóvoa |
title_sort |
Entrevista com o prof. Antonio Nóvoa |
author |
Nóvoa, Antonio |
author_facet |
Nóvoa, Antonio |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nóvoa, Antonio |
description |
A Revista Olh@ares entrevistou o prof. Antonio Nóvoa, do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, cuja produção intelectual tem sido umareferência constante no debate sobre o papel da universidade na formação de professores. Suas reflexões apontam para a importância, na formação inicial, de a universidade repensar suas atividades pedagógicas e, em lugar das aulas tradicionais, cada vez mais proporcionar atividades de orientação, tutoria e supervisão, além de intensificar a formação de grupos de trabalho e de pesquisa em que a crítica ao conhecimento, sua reconstrução e a produção de conhecimentos novos são o centro dos fazeres dos estudantes. Para isso, as tecnologias podem se constituir em instrumentos auxiliares na criação deespaços de diálogo e partilha de saberes. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-05-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/141 10.34024/olhares.2013.v1.141 |
url |
https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/141 |
identifier_str_mv |
10.34024/olhares.2013.v1.141 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/141/27 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
Olhares: Revista do Departamento de Educação da Unifesp; v. 1 n. 1 (2013): Dossiê Temático: Estágios Supervisionados Obrigatórios" ; 416-418 2317-7853 reponame:Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) instacron:UNIFESP |
instname_str |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
instacron_str |
UNIFESP |
institution |
UNIFESP |
reponame_str |
Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) |
collection |
Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) |
repository.name.fl_str_mv |
Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaeducacaounifesp@gmail.com|| remarcilio@gmail.com |
_version_ |
1809463233629650944 |