FORMAÇÃO EM EJA E DIVERSIDADE(S): A EXPERIÊNCIA DE EDUCAÇÃO POPULAR DO CIVEJA / UNILAB

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Elisangela André da Silva
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Freire, Jacqueline Cunha da Serra, Caiado, Ana Paula Sthel, Almeida, Sinara Mota Neves de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)
Texto Completo: https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/481
Resumo: O presente estudo tem como objetivo refletir sobre os limites e possibilidades encontrados no desenvolvimento do Circuito Intercultural de Vivências em Educação de Jovens e Adultos (CIVEJA) - projeto vinculado ao Centro de Referência em Educação de Jovens e Adultos e Cooperação Sul-Sul (ECOSS), da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). Metodologicamente optou-se pelo relato de experiência, analisando de forma específica o Diagnóstico Rápido Participativo (DRP) e o Curso de Atualização em Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Diversidade(s). Os resultados desta reflexão apontam que o foco EJA e diversidades, definido como eixo central das ações do CIVEJA, traduziu o compromisso da UNILAB com a integração e a interculturalidade e que as experiências desenvolvidas durante o citado projeto contribuíram para a discussão dos aspectos que caracterizam a EJA nos municípios abrangidos e se traduziram em um amplo processo educativo na perspectiva da extensão universitária referenciado na educação popular. PALAVRAS-CHAVE: EJA. Formação Continuada. Diversidades. 
id UNIFESP-3_1697c485fe5257654e8afa33376bb368
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/481
network_acronym_str UNIFESP-3
network_name_str Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)
repository_id_str
spelling FORMAÇÃO EM EJA E DIVERSIDADE(S): A EXPERIÊNCIA DE EDUCAÇÃO POPULAR DO CIVEJA / UNILABO presente estudo tem como objetivo refletir sobre os limites e possibilidades encontrados no desenvolvimento do Circuito Intercultural de Vivências em Educação de Jovens e Adultos (CIVEJA) - projeto vinculado ao Centro de Referência em Educação de Jovens e Adultos e Cooperação Sul-Sul (ECOSS), da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). Metodologicamente optou-se pelo relato de experiência, analisando de forma específica o Diagnóstico Rápido Participativo (DRP) e o Curso de Atualização em Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Diversidade(s). Os resultados desta reflexão apontam que o foco EJA e diversidades, definido como eixo central das ações do CIVEJA, traduziu o compromisso da UNILAB com a integração e a interculturalidade e que as experiências desenvolvidas durante o citado projeto contribuíram para a discussão dos aspectos que caracterizam a EJA nos municípios abrangidos e se traduziram em um amplo processo educativo na perspectiva da extensão universitária referenciado na educação popular. PALAVRAS-CHAVE: EJA. Formação Continuada. Diversidades. Universidade Federal de São Paulo2016-05-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/48110.34024/olhares.2016.v4.481Olhares: Revista do Departamento de Educação da Unifesp; v. 4 n. 1 (2016): Dossiê Temático "Jovens e Adultos na Educação: Contextos, Práticas e Políticas"; 335-3502317-7853reponame:Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPporhttps://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/481/186Costa, Elisangela André da SilvaFreire, Jacqueline Cunha da SerraCaiado, Ana Paula SthelAlmeida, Sinara Mota Neves deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-09T19:19:24Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/481Revistahttp://www.olhares.unifesp.br/index.php/olhares/indexPUBhttp://www.olhares.unifesp.br/index.php/olhares/oai||revistaeducacaounifesp@gmail.com|| remarcilio@gmail.com2317-78532317-7853opendoar:2020-08-09T19:19:24Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.none.fl_str_mv FORMAÇÃO EM EJA E DIVERSIDADE(S): A EXPERIÊNCIA DE EDUCAÇÃO POPULAR DO CIVEJA / UNILAB
title FORMAÇÃO EM EJA E DIVERSIDADE(S): A EXPERIÊNCIA DE EDUCAÇÃO POPULAR DO CIVEJA / UNILAB
spellingShingle FORMAÇÃO EM EJA E DIVERSIDADE(S): A EXPERIÊNCIA DE EDUCAÇÃO POPULAR DO CIVEJA / UNILAB
Costa, Elisangela André da Silva
title_short FORMAÇÃO EM EJA E DIVERSIDADE(S): A EXPERIÊNCIA DE EDUCAÇÃO POPULAR DO CIVEJA / UNILAB
title_full FORMAÇÃO EM EJA E DIVERSIDADE(S): A EXPERIÊNCIA DE EDUCAÇÃO POPULAR DO CIVEJA / UNILAB
title_fullStr FORMAÇÃO EM EJA E DIVERSIDADE(S): A EXPERIÊNCIA DE EDUCAÇÃO POPULAR DO CIVEJA / UNILAB
title_full_unstemmed FORMAÇÃO EM EJA E DIVERSIDADE(S): A EXPERIÊNCIA DE EDUCAÇÃO POPULAR DO CIVEJA / UNILAB
title_sort FORMAÇÃO EM EJA E DIVERSIDADE(S): A EXPERIÊNCIA DE EDUCAÇÃO POPULAR DO CIVEJA / UNILAB
author Costa, Elisangela André da Silva
author_facet Costa, Elisangela André da Silva
Freire, Jacqueline Cunha da Serra
Caiado, Ana Paula Sthel
Almeida, Sinara Mota Neves de
author_role author
author2 Freire, Jacqueline Cunha da Serra
Caiado, Ana Paula Sthel
Almeida, Sinara Mota Neves de
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Elisangela André da Silva
Freire, Jacqueline Cunha da Serra
Caiado, Ana Paula Sthel
Almeida, Sinara Mota Neves de
description O presente estudo tem como objetivo refletir sobre os limites e possibilidades encontrados no desenvolvimento do Circuito Intercultural de Vivências em Educação de Jovens e Adultos (CIVEJA) - projeto vinculado ao Centro de Referência em Educação de Jovens e Adultos e Cooperação Sul-Sul (ECOSS), da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). Metodologicamente optou-se pelo relato de experiência, analisando de forma específica o Diagnóstico Rápido Participativo (DRP) e o Curso de Atualização em Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Diversidade(s). Os resultados desta reflexão apontam que o foco EJA e diversidades, definido como eixo central das ações do CIVEJA, traduziu o compromisso da UNILAB com a integração e a interculturalidade e que as experiências desenvolvidas durante o citado projeto contribuíram para a discussão dos aspectos que caracterizam a EJA nos municípios abrangidos e se traduziram em um amplo processo educativo na perspectiva da extensão universitária referenciado na educação popular. PALAVRAS-CHAVE: EJA. Formação Continuada. Diversidades. 
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-05-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/481
10.34024/olhares.2016.v4.481
url https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/481
identifier_str_mv 10.34024/olhares.2016.v4.481
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/481/186
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Olhares: Revista do Departamento de Educação da Unifesp; v. 4 n. 1 (2016): Dossiê Temático "Jovens e Adultos na Educação: Contextos, Práticas e Políticas"; 335-350
2317-7853
reponame:Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)
collection Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)
repository.name.fl_str_mv Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaeducacaounifesp@gmail.com|| remarcilio@gmail.com
_version_ 1824495728885497856