FORMAÇÃO EM EJA E DIVERSIDADE(S): A EXPERIÊNCIA DE EDUCAÇÃO POPULAR DO CIVEJA / UNILAB
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) |
Texto Completo: | https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/481 |
Resumo: | O presente estudo tem como objetivo refletir sobre os limites e possibilidades encontrados no desenvolvimento do Circuito Intercultural de Vivências em Educação de Jovens e Adultos (CIVEJA) - projeto vinculado ao Centro de Referência em Educação de Jovens e Adultos e Cooperação Sul-Sul (ECOSS), da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). Metodologicamente optou-se pelo relato de experiência, analisando de forma específica o Diagnóstico Rápido Participativo (DRP) e o Curso de Atualização em Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Diversidade(s). Os resultados desta reflexão apontam que o foco EJA e diversidades, definido como eixo central das ações do CIVEJA, traduziu o compromisso da UNILAB com a integração e a interculturalidade e que as experiências desenvolvidas durante o citado projeto contribuíram para a discussão dos aspectos que caracterizam a EJA nos municípios abrangidos e se traduziram em um amplo processo educativo na perspectiva da extensão universitária referenciado na educação popular. PALAVRAS-CHAVE: EJA. Formação Continuada. Diversidades. |
id |
UNIFESP-3_1697c485fe5257654e8afa33376bb368 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/481 |
network_acronym_str |
UNIFESP-3 |
network_name_str |
Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) |
repository_id_str |
|
spelling |
FORMAÇÃO EM EJA E DIVERSIDADE(S): A EXPERIÊNCIA DE EDUCAÇÃO POPULAR DO CIVEJA / UNILABO presente estudo tem como objetivo refletir sobre os limites e possibilidades encontrados no desenvolvimento do Circuito Intercultural de Vivências em Educação de Jovens e Adultos (CIVEJA) - projeto vinculado ao Centro de Referência em Educação de Jovens e Adultos e Cooperação Sul-Sul (ECOSS), da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). Metodologicamente optou-se pelo relato de experiência, analisando de forma específica o Diagnóstico Rápido Participativo (DRP) e o Curso de Atualização em Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Diversidade(s). Os resultados desta reflexão apontam que o foco EJA e diversidades, definido como eixo central das ações do CIVEJA, traduziu o compromisso da UNILAB com a integração e a interculturalidade e que as experiências desenvolvidas durante o citado projeto contribuíram para a discussão dos aspectos que caracterizam a EJA nos municípios abrangidos e se traduziram em um amplo processo educativo na perspectiva da extensão universitária referenciado na educação popular. PALAVRAS-CHAVE: EJA. Formação Continuada. Diversidades. Universidade Federal de São Paulo2016-05-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/48110.34024/olhares.2016.v4.481Olhares: Revista do Departamento de Educação da Unifesp; v. 4 n. 1 (2016): Dossiê Temático "Jovens e Adultos na Educação: Contextos, Práticas e Políticas"; 335-3502317-7853reponame:Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPporhttps://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/481/186Costa, Elisangela André da SilvaFreire, Jacqueline Cunha da SerraCaiado, Ana Paula SthelAlmeida, Sinara Mota Neves deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-09T19:19:24Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/481Revistahttp://www.olhares.unifesp.br/index.php/olhares/indexPUBhttp://www.olhares.unifesp.br/index.php/olhares/oai||revistaeducacaounifesp@gmail.com|| remarcilio@gmail.com2317-78532317-7853opendoar:2020-08-09T19:19:24Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
FORMAÇÃO EM EJA E DIVERSIDADE(S): A EXPERIÊNCIA DE EDUCAÇÃO POPULAR DO CIVEJA / UNILAB |
title |
FORMAÇÃO EM EJA E DIVERSIDADE(S): A EXPERIÊNCIA DE EDUCAÇÃO POPULAR DO CIVEJA / UNILAB |
spellingShingle |
FORMAÇÃO EM EJA E DIVERSIDADE(S): A EXPERIÊNCIA DE EDUCAÇÃO POPULAR DO CIVEJA / UNILAB Costa, Elisangela André da Silva |
title_short |
FORMAÇÃO EM EJA E DIVERSIDADE(S): A EXPERIÊNCIA DE EDUCAÇÃO POPULAR DO CIVEJA / UNILAB |
title_full |
FORMAÇÃO EM EJA E DIVERSIDADE(S): A EXPERIÊNCIA DE EDUCAÇÃO POPULAR DO CIVEJA / UNILAB |
title_fullStr |
FORMAÇÃO EM EJA E DIVERSIDADE(S): A EXPERIÊNCIA DE EDUCAÇÃO POPULAR DO CIVEJA / UNILAB |
title_full_unstemmed |
FORMAÇÃO EM EJA E DIVERSIDADE(S): A EXPERIÊNCIA DE EDUCAÇÃO POPULAR DO CIVEJA / UNILAB |
title_sort |
FORMAÇÃO EM EJA E DIVERSIDADE(S): A EXPERIÊNCIA DE EDUCAÇÃO POPULAR DO CIVEJA / UNILAB |
author |
Costa, Elisangela André da Silva |
author_facet |
Costa, Elisangela André da Silva Freire, Jacqueline Cunha da Serra Caiado, Ana Paula Sthel Almeida, Sinara Mota Neves de |
author_role |
author |
author2 |
Freire, Jacqueline Cunha da Serra Caiado, Ana Paula Sthel Almeida, Sinara Mota Neves de |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Elisangela André da Silva Freire, Jacqueline Cunha da Serra Caiado, Ana Paula Sthel Almeida, Sinara Mota Neves de |
description |
O presente estudo tem como objetivo refletir sobre os limites e possibilidades encontrados no desenvolvimento do Circuito Intercultural de Vivências em Educação de Jovens e Adultos (CIVEJA) - projeto vinculado ao Centro de Referência em Educação de Jovens e Adultos e Cooperação Sul-Sul (ECOSS), da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). Metodologicamente optou-se pelo relato de experiência, analisando de forma específica o Diagnóstico Rápido Participativo (DRP) e o Curso de Atualização em Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Diversidade(s). Os resultados desta reflexão apontam que o foco EJA e diversidades, definido como eixo central das ações do CIVEJA, traduziu o compromisso da UNILAB com a integração e a interculturalidade e que as experiências desenvolvidas durante o citado projeto contribuíram para a discussão dos aspectos que caracterizam a EJA nos municípios abrangidos e se traduziram em um amplo processo educativo na perspectiva da extensão universitária referenciado na educação popular. PALAVRAS-CHAVE: EJA. Formação Continuada. Diversidades. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-05-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/481 10.34024/olhares.2016.v4.481 |
url |
https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/481 |
identifier_str_mv |
10.34024/olhares.2016.v4.481 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/481/186 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
Olhares: Revista do Departamento de Educação da Unifesp; v. 4 n. 1 (2016): Dossiê Temático "Jovens e Adultos na Educação: Contextos, Práticas e Políticas"; 335-350 2317-7853 reponame:Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) instacron:UNIFESP |
instname_str |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
instacron_str |
UNIFESP |
institution |
UNIFESP |
reponame_str |
Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) |
collection |
Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) |
repository.name.fl_str_mv |
Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaeducacaounifesp@gmail.com|| remarcilio@gmail.com |
_version_ |
1824495728885497856 |