NENHUM A MENOS: É POSSIVEL NÃO DEIXAR NINGUÉM PARA TRÁS?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schilke, Ana Lúca Tarouquella
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)
Texto Completo: https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/209
Resumo: O presente texto tem por objetivo pensar as questões que subjazem ao tema da avaliação, a partir da experiência pedagógica desenvolvida com um aluno da Rede pública de Educação. O trabalho justifica-se, pois, cotidianamente, diversos alunos escapam aos olhos dos docentes, e estes, em sua maioria, não problematizam a sua responsabilidade e real possibilidade de ação frente a este problema. Subjugados a políticas educacionais centradas em exames externos de larga escala, os professores acabam por alimentar a lógica neoliberal contribuindo para o apagamento das diferenças sociais e culturais. Mesmo com tal cenário identificado, as ambiguidades presentes nos discursos e nas práticas pedagógicas abrem portas às experiências vividas no cotidiano escolar que têm potencial de transformar relações, indicando caminhos, brechas, desvios que corroboram para a escola, verdadeiramente, para todos. Descritores: avaliação, experiência pedagógica, política educacional
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