O ENSINO DE TEATRO JUNTO A ALUNOS INDÍGENAS: UM DESAFIO INTERCULTURAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fornaciari, Christina Gontijo
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)
Texto Completo: https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/354
Resumo: Resumo O presente artigo analisa o ensino de teatro em um contexto de interculturalidade - mais especificamente, no âmbito da educação com estudantes indígenas. O objetivo é problematizar o desafio de valorizar os saberes dos povos indígenas e, ao mesmo tempo, trabalhar com conhecimentos utilizados no ensino tradicional de teatro. Como metodologia será apresentado um estudo de caso, oriundo da experiência da autora junto a estudantes de quatro etnias indígenas, aliado ao pensamento de teóricos dos campos da educação, da arte-educação e do teatro. O resultado que se pretendeu alcançar configura-se não como resposta, mas antes, na formulação de questões que possam guiar futuras reflexões acerca do tema. Palavras-chave: interculturalidade; ensino de teatro; educação indígena 
id UNIFESP-3_481d59450f091aaa5f4540d12201e3b3
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/354
network_acronym_str UNIFESP-3
network_name_str Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)
repository_id_str
spelling O ENSINO DE TEATRO JUNTO A ALUNOS INDÍGENAS: UM DESAFIO INTERCULTURALResumo O presente artigo analisa o ensino de teatro em um contexto de interculturalidade - mais especificamente, no âmbito da educação com estudantes indígenas. O objetivo é problematizar o desafio de valorizar os saberes dos povos indígenas e, ao mesmo tempo, trabalhar com conhecimentos utilizados no ensino tradicional de teatro. Como metodologia será apresentado um estudo de caso, oriundo da experiência da autora junto a estudantes de quatro etnias indígenas, aliado ao pensamento de teóricos dos campos da educação, da arte-educação e do teatro. O resultado que se pretendeu alcançar configura-se não como resposta, mas antes, na formulação de questões que possam guiar futuras reflexões acerca do tema. Palavras-chave: interculturalidade; ensino de teatro; educação indígena Universidade Federal de São Paulo2015-05-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/35410.34024/olhares.2015.v3.354Olhares: Revista do Departamento de Educação da Unifesp; v. 3 n. 1 (2015): Dossiê Temático "Diversidade, diferenças e inclusão"; 104-1212317-7853reponame:Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPporhttps://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/354/125Fornaciari, Christina Gontijoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-09T19:16:33Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/354Revistahttp://www.olhares.unifesp.br/index.php/olhares/indexPUBhttp://www.olhares.unifesp.br/index.php/olhares/oai||revistaeducacaounifesp@gmail.com|| remarcilio@gmail.com2317-78532317-7853opendoar:2020-08-09T19:16:33Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O ENSINO DE TEATRO JUNTO A ALUNOS INDÍGENAS: UM DESAFIO INTERCULTURAL
title O ENSINO DE TEATRO JUNTO A ALUNOS INDÍGENAS: UM DESAFIO INTERCULTURAL
spellingShingle O ENSINO DE TEATRO JUNTO A ALUNOS INDÍGENAS: UM DESAFIO INTERCULTURAL
Fornaciari, Christina Gontijo
title_short O ENSINO DE TEATRO JUNTO A ALUNOS INDÍGENAS: UM DESAFIO INTERCULTURAL
title_full O ENSINO DE TEATRO JUNTO A ALUNOS INDÍGENAS: UM DESAFIO INTERCULTURAL
title_fullStr O ENSINO DE TEATRO JUNTO A ALUNOS INDÍGENAS: UM DESAFIO INTERCULTURAL
title_full_unstemmed O ENSINO DE TEATRO JUNTO A ALUNOS INDÍGENAS: UM DESAFIO INTERCULTURAL
title_sort O ENSINO DE TEATRO JUNTO A ALUNOS INDÍGENAS: UM DESAFIO INTERCULTURAL
author Fornaciari, Christina Gontijo
author_facet Fornaciari, Christina Gontijo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fornaciari, Christina Gontijo
description Resumo O presente artigo analisa o ensino de teatro em um contexto de interculturalidade - mais especificamente, no âmbito da educação com estudantes indígenas. O objetivo é problematizar o desafio de valorizar os saberes dos povos indígenas e, ao mesmo tempo, trabalhar com conhecimentos utilizados no ensino tradicional de teatro. Como metodologia será apresentado um estudo de caso, oriundo da experiência da autora junto a estudantes de quatro etnias indígenas, aliado ao pensamento de teóricos dos campos da educação, da arte-educação e do teatro. O resultado que se pretendeu alcançar configura-se não como resposta, mas antes, na formulação de questões que possam guiar futuras reflexões acerca do tema. Palavras-chave: interculturalidade; ensino de teatro; educação indígena 
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-05-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/354
10.34024/olhares.2015.v3.354
url https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/354
identifier_str_mv 10.34024/olhares.2015.v3.354
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/354/125
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Olhares: Revista do Departamento de Educação da Unifesp; v. 3 n. 1 (2015): Dossiê Temático "Diversidade, diferenças e inclusão"; 104-121
2317-7853
reponame:Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)
collection Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)
repository.name.fl_str_mv Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaeducacaounifesp@gmail.com|| remarcilio@gmail.com
_version_ 1809463233966243840