A PEDAGOGIA DOS DETALHES PARA O TRABALHO COM BEBÊS NA CRECHE A PARTIR DOS PRESSUPOSTOS DE LOCZY
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) |
Texto Completo: | https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/640 |
Resumo: | Este trabalho objetivou destacar importantes pressupostos para a organização de um cotidiano que acolhe e respeita bebês em contextos de vida coletiva. Foram destacados quatro aspectos fundamentais a partir dos estudos de Emmi Pikler e colaboradoras, a saber: (i) o valor da atividade autônoma e do movimento livre, (ii) as atividades de atenção pessoal (iii) a essência do acolhimento infantil e (iv) o brincar dos bebês. Saberes estes, necessários para refletirmos sobre algo que vem sendo criada recente no Brasil, a docência na creche. Pikler apresenta modos de cuidado, desde como segurar o bebê, de que maneira o alimento deve ser ofertado, até o modo de brincar dos bebês na creche. A atenção ao cotidiano e as atividades que daí decorrem são o ponto chave para problematizarmos a chegada tão precoce destes bebês na coletividade, garantindo-lhes um espaço honesto, mais cuidadoso, sensível e atento às suas necessidades. |
id |
UNIFESP-3_4c296c1e373312c468917edee3808c0b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/640 |
network_acronym_str |
UNIFESP-3 |
network_name_str |
Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) |
repository_id_str |
|
spelling |
A PEDAGOGIA DOS DETALHES PARA O TRABALHO COM BEBÊS NA CRECHE A PARTIR DOS PRESSUPOSTOS DE LOCZYEste trabalho objetivou destacar importantes pressupostos para a organização de um cotidiano que acolhe e respeita bebês em contextos de vida coletiva. Foram destacados quatro aspectos fundamentais a partir dos estudos de Emmi Pikler e colaboradoras, a saber: (i) o valor da atividade autônoma e do movimento livre, (ii) as atividades de atenção pessoal (iii) a essência do acolhimento infantil e (iv) o brincar dos bebês. Saberes estes, necessários para refletirmos sobre algo que vem sendo criada recente no Brasil, a docência na creche. Pikler apresenta modos de cuidado, desde como segurar o bebê, de que maneira o alimento deve ser ofertado, até o modo de brincar dos bebês na creche. A atenção ao cotidiano e as atividades que daí decorrem são o ponto chave para problematizarmos a chegada tão precoce destes bebês na coletividade, garantindo-lhes um espaço honesto, mais cuidadoso, sensível e atento às suas necessidades.Universidade Federal de São Paulo2017-05-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/ziphttps://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/64010.34024/olhares.2017.v5.640Olhares: Revista do Departamento de Educação da Unifesp; v. 5 n. 1 (2017): Revista Olhares - REVISTA DO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO - UNIFESP; 35-492317-7853reponame:Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPporhttps://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/640/236https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/640/4313Fochi, Paulo SergioDrechsler, Claudia Fernanda BergamoFoesten, Patricia da SilvaDe Oliveira, Carina Cavalheiroinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-09T16:22:54Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/640Revistahttp://www.olhares.unifesp.br/index.php/olhares/indexPUBhttp://www.olhares.unifesp.br/index.php/olhares/oai||revistaeducacaounifesp@gmail.com|| remarcilio@gmail.com2317-78532317-7853opendoar:2020-08-09T16:22:54Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A PEDAGOGIA DOS DETALHES PARA O TRABALHO COM BEBÊS NA CRECHE A PARTIR DOS PRESSUPOSTOS DE LOCZY |
title |
A PEDAGOGIA DOS DETALHES PARA O TRABALHO COM BEBÊS NA CRECHE A PARTIR DOS PRESSUPOSTOS DE LOCZY |
spellingShingle |
A PEDAGOGIA DOS DETALHES PARA O TRABALHO COM BEBÊS NA CRECHE A PARTIR DOS PRESSUPOSTOS DE LOCZY Fochi, Paulo Sergio |
title_short |
A PEDAGOGIA DOS DETALHES PARA O TRABALHO COM BEBÊS NA CRECHE A PARTIR DOS PRESSUPOSTOS DE LOCZY |
title_full |
A PEDAGOGIA DOS DETALHES PARA O TRABALHO COM BEBÊS NA CRECHE A PARTIR DOS PRESSUPOSTOS DE LOCZY |
title_fullStr |
A PEDAGOGIA DOS DETALHES PARA O TRABALHO COM BEBÊS NA CRECHE A PARTIR DOS PRESSUPOSTOS DE LOCZY |
title_full_unstemmed |
A PEDAGOGIA DOS DETALHES PARA O TRABALHO COM BEBÊS NA CRECHE A PARTIR DOS PRESSUPOSTOS DE LOCZY |
title_sort |
A PEDAGOGIA DOS DETALHES PARA O TRABALHO COM BEBÊS NA CRECHE A PARTIR DOS PRESSUPOSTOS DE LOCZY |
author |
Fochi, Paulo Sergio |
author_facet |
Fochi, Paulo Sergio Drechsler, Claudia Fernanda Bergamo Foesten, Patricia da Silva De Oliveira, Carina Cavalheiro |
author_role |
author |
author2 |
Drechsler, Claudia Fernanda Bergamo Foesten, Patricia da Silva De Oliveira, Carina Cavalheiro |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fochi, Paulo Sergio Drechsler, Claudia Fernanda Bergamo Foesten, Patricia da Silva De Oliveira, Carina Cavalheiro |
description |
Este trabalho objetivou destacar importantes pressupostos para a organização de um cotidiano que acolhe e respeita bebês em contextos de vida coletiva. Foram destacados quatro aspectos fundamentais a partir dos estudos de Emmi Pikler e colaboradoras, a saber: (i) o valor da atividade autônoma e do movimento livre, (ii) as atividades de atenção pessoal (iii) a essência do acolhimento infantil e (iv) o brincar dos bebês. Saberes estes, necessários para refletirmos sobre algo que vem sendo criada recente no Brasil, a docência na creche. Pikler apresenta modos de cuidado, desde como segurar o bebê, de que maneira o alimento deve ser ofertado, até o modo de brincar dos bebês na creche. A atenção ao cotidiano e as atividades que daí decorrem são o ponto chave para problematizarmos a chegada tão precoce destes bebês na coletividade, garantindo-lhes um espaço honesto, mais cuidadoso, sensível e atento às suas necessidades. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-05-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/640 10.34024/olhares.2017.v5.640 |
url |
https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/640 |
identifier_str_mv |
10.34024/olhares.2017.v5.640 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/640/236 https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/640/4313 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/zip |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
Olhares: Revista do Departamento de Educação da Unifesp; v. 5 n. 1 (2017): Revista Olhares - REVISTA DO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO - UNIFESP; 35-49 2317-7853 reponame:Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) instacron:UNIFESP |
instname_str |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
instacron_str |
UNIFESP |
institution |
UNIFESP |
reponame_str |
Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) |
collection |
Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) |
repository.name.fl_str_mv |
Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaeducacaounifesp@gmail.com|| remarcilio@gmail.com |
_version_ |
1788165827902570496 |