A PEDAGOGIA DOS DETALHES PARA O TRABALHO COM BEBÊS NA CRECHE A PARTIR DOS PRESSUPOSTOS DE LOCZY

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fochi, Paulo Sergio
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Drechsler, Claudia Fernanda Bergamo, Foesten, Patricia da Silva, De Oliveira, Carina Cavalheiro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)
Texto Completo: https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/640
Resumo: Este trabalho objetivou destacar importantes pressupostos para a organização de um cotidiano que acolhe e respeita bebês em contextos de vida coletiva. Foram destacados quatro aspectos fundamentais a partir dos estudos de Emmi Pikler e colaboradoras, a saber: (i) o valor da atividade autônoma e do movimento livre, (ii) as atividades de atenção pessoal (iii) a essência do acolhimento infantil e (iv) o brincar dos bebês. Saberes estes, necessários para refletirmos sobre algo que vem sendo criada recente no Brasil, a docência na creche. Pikler apresenta modos de cuidado, desde como segurar o bebê, de que maneira o alimento deve ser ofertado, até o modo de brincar dos bebês na creche. A atenção ao cotidiano e as atividades que daí decorrem são o ponto chave para problematizarmos a chegada tão precoce destes bebês na coletividade, garantindo-lhes um espaço honesto, mais cuidadoso, sensível e atento às suas necessidades.
id UNIFESP-3_4c296c1e373312c468917edee3808c0b
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/640
network_acronym_str UNIFESP-3
network_name_str Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)
repository_id_str
spelling A PEDAGOGIA DOS DETALHES PARA O TRABALHO COM BEBÊS NA CRECHE A PARTIR DOS PRESSUPOSTOS DE LOCZYEste trabalho objetivou destacar importantes pressupostos para a organização de um cotidiano que acolhe e respeita bebês em contextos de vida coletiva. Foram destacados quatro aspectos fundamentais a partir dos estudos de Emmi Pikler e colaboradoras, a saber: (i) o valor da atividade autônoma e do movimento livre, (ii) as atividades de atenção pessoal (iii) a essência do acolhimento infantil e (iv) o brincar dos bebês. Saberes estes, necessários para refletirmos sobre algo que vem sendo criada recente no Brasil, a docência na creche. Pikler apresenta modos de cuidado, desde como segurar o bebê, de que maneira o alimento deve ser ofertado, até o modo de brincar dos bebês na creche. A atenção ao cotidiano e as atividades que daí decorrem são o ponto chave para problematizarmos a chegada tão precoce destes bebês na coletividade, garantindo-lhes um espaço honesto, mais cuidadoso, sensível e atento às suas necessidades.Universidade Federal de São Paulo2017-05-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/ziphttps://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/64010.34024/olhares.2017.v5.640Olhares: Revista do Departamento de Educação da Unifesp; v. 5 n. 1 (2017): Revista Olhares - REVISTA DO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO - UNIFESP; 35-492317-7853reponame:Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPporhttps://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/640/236https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/640/4313Fochi, Paulo SergioDrechsler, Claudia Fernanda BergamoFoesten, Patricia da SilvaDe Oliveira, Carina Cavalheiroinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-09T16:22:54Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/640Revistahttp://www.olhares.unifesp.br/index.php/olhares/indexPUBhttp://www.olhares.unifesp.br/index.php/olhares/oai||revistaeducacaounifesp@gmail.com|| remarcilio@gmail.com2317-78532317-7853opendoar:2020-08-09T16:22:54Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A PEDAGOGIA DOS DETALHES PARA O TRABALHO COM BEBÊS NA CRECHE A PARTIR DOS PRESSUPOSTOS DE LOCZY
title A PEDAGOGIA DOS DETALHES PARA O TRABALHO COM BEBÊS NA CRECHE A PARTIR DOS PRESSUPOSTOS DE LOCZY
spellingShingle A PEDAGOGIA DOS DETALHES PARA O TRABALHO COM BEBÊS NA CRECHE A PARTIR DOS PRESSUPOSTOS DE LOCZY
Fochi, Paulo Sergio
title_short A PEDAGOGIA DOS DETALHES PARA O TRABALHO COM BEBÊS NA CRECHE A PARTIR DOS PRESSUPOSTOS DE LOCZY
title_full A PEDAGOGIA DOS DETALHES PARA O TRABALHO COM BEBÊS NA CRECHE A PARTIR DOS PRESSUPOSTOS DE LOCZY
title_fullStr A PEDAGOGIA DOS DETALHES PARA O TRABALHO COM BEBÊS NA CRECHE A PARTIR DOS PRESSUPOSTOS DE LOCZY
title_full_unstemmed A PEDAGOGIA DOS DETALHES PARA O TRABALHO COM BEBÊS NA CRECHE A PARTIR DOS PRESSUPOSTOS DE LOCZY
title_sort A PEDAGOGIA DOS DETALHES PARA O TRABALHO COM BEBÊS NA CRECHE A PARTIR DOS PRESSUPOSTOS DE LOCZY
author Fochi, Paulo Sergio
author_facet Fochi, Paulo Sergio
Drechsler, Claudia Fernanda Bergamo
Foesten, Patricia da Silva
De Oliveira, Carina Cavalheiro
author_role author
author2 Drechsler, Claudia Fernanda Bergamo
Foesten, Patricia da Silva
De Oliveira, Carina Cavalheiro
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fochi, Paulo Sergio
Drechsler, Claudia Fernanda Bergamo
Foesten, Patricia da Silva
De Oliveira, Carina Cavalheiro
description Este trabalho objetivou destacar importantes pressupostos para a organização de um cotidiano que acolhe e respeita bebês em contextos de vida coletiva. Foram destacados quatro aspectos fundamentais a partir dos estudos de Emmi Pikler e colaboradoras, a saber: (i) o valor da atividade autônoma e do movimento livre, (ii) as atividades de atenção pessoal (iii) a essência do acolhimento infantil e (iv) o brincar dos bebês. Saberes estes, necessários para refletirmos sobre algo que vem sendo criada recente no Brasil, a docência na creche. Pikler apresenta modos de cuidado, desde como segurar o bebê, de que maneira o alimento deve ser ofertado, até o modo de brincar dos bebês na creche. A atenção ao cotidiano e as atividades que daí decorrem são o ponto chave para problematizarmos a chegada tão precoce destes bebês na coletividade, garantindo-lhes um espaço honesto, mais cuidadoso, sensível e atento às suas necessidades.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-05-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/640
10.34024/olhares.2017.v5.640
url https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/640
identifier_str_mv 10.34024/olhares.2017.v5.640
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/640/236
https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/640/4313
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/zip
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Olhares: Revista do Departamento de Educação da Unifesp; v. 5 n. 1 (2017): Revista Olhares - REVISTA DO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO - UNIFESP; 35-49
2317-7853
reponame:Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)
collection Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)
repository.name.fl_str_mv Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaeducacaounifesp@gmail.com|| remarcilio@gmail.com
_version_ 1788165827902570496