CONCEPÇÕES DE LINGUAGEM E AVALIAÇÃO DO ALUNO COM DIAGNÓSTICO DE DEFICIÊNCIA INTELECTUAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fronza, Catia de Azevedo
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Haag, Cassiano Ricardo, Didó, Andréia Gulielmin
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)
Texto Completo: https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/198
Resumo: Neste artigo, trazemos discussões sobre a avaliação na escola, voltando-nos ao que temos chamado de contexto de diferenças. Inicialmente, compartilhamos reflexões acerca da avaliação no processo de ensino-aprendizagem, apontamentos sobre concepções de avaliação e algumas de suas consequências. Dando continuidade ao texto, propomos uma discussão sobre a avaliação do indivíduo com suspeita e/ou diagnóstico de deficiência intelectual. Essa discussão traz a avaliação da deficiência intelectual a partir da definição postulada pela American Association on Intellectual and Developmental Disabilities (AAIDD), problematizando-a no sentido de compreender de que maneira a concepção de linguagem interfere na reflexão sobre a definição de deficiência intelectual. Por meio dessas ponderações, colocamos algumas de nossas inquietações e perspectivas, cientes de que há muito mais a discutir sobre o contexto de diferenças e a avaliação nesse cotidiano escolar.
id UNIFESP-3_4e87f99b03ae559f2b8fee8a9b0b3887
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/198
network_acronym_str UNIFESP-3
network_name_str Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)
repository_id_str
spelling CONCEPÇÕES DE LINGUAGEM E AVALIAÇÃO DO ALUNO COM DIAGNÓSTICO DE DEFICIÊNCIA INTELECTUALNeste artigo, trazemos discussões sobre a avaliação na escola, voltando-nos ao que temos chamado de contexto de diferenças. Inicialmente, compartilhamos reflexões acerca da avaliação no processo de ensino-aprendizagem, apontamentos sobre concepções de avaliação e algumas de suas consequências. Dando continuidade ao texto, propomos uma discussão sobre a avaliação do indivíduo com suspeita e/ou diagnóstico de deficiência intelectual. Essa discussão traz a avaliação da deficiência intelectual a partir da definição postulada pela American Association on Intellectual and Developmental Disabilities (AAIDD), problematizando-a no sentido de compreender de que maneira a concepção de linguagem interfere na reflexão sobre a definição de deficiência intelectual. Por meio dessas ponderações, colocamos algumas de nossas inquietações e perspectivas, cientes de que há muito mais a discutir sobre o contexto de diferenças e a avaliação nesse cotidiano escolar.Universidade Federal de São Paulo2014-05-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/19810.34024/olhares.2014.v2.198Olhares: Revista do Departamento de Educação da Unifesp; v. 2 n. 1 (2014): Dossiê Temático "Avaliação Educacional e Formação de Professores e Gestores da Escola Pública"; 194-2212317-7853reponame:Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPporhttps://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/198/75Fronza, Catia de AzevedoHaag, Cassiano RicardoDidó, Andréia Gulielmininfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-09T16:14:33Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/198Revistahttp://www.olhares.unifesp.br/index.php/olhares/indexPUBhttp://www.olhares.unifesp.br/index.php/olhares/oai||revistaeducacaounifesp@gmail.com|| remarcilio@gmail.com2317-78532317-7853opendoar:2020-08-09T16:14:33Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.none.fl_str_mv CONCEPÇÕES DE LINGUAGEM E AVALIAÇÃO DO ALUNO COM DIAGNÓSTICO DE DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
title CONCEPÇÕES DE LINGUAGEM E AVALIAÇÃO DO ALUNO COM DIAGNÓSTICO DE DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
spellingShingle CONCEPÇÕES DE LINGUAGEM E AVALIAÇÃO DO ALUNO COM DIAGNÓSTICO DE DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
Fronza, Catia de Azevedo
title_short CONCEPÇÕES DE LINGUAGEM E AVALIAÇÃO DO ALUNO COM DIAGNÓSTICO DE DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
title_full CONCEPÇÕES DE LINGUAGEM E AVALIAÇÃO DO ALUNO COM DIAGNÓSTICO DE DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
title_fullStr CONCEPÇÕES DE LINGUAGEM E AVALIAÇÃO DO ALUNO COM DIAGNÓSTICO DE DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
title_full_unstemmed CONCEPÇÕES DE LINGUAGEM E AVALIAÇÃO DO ALUNO COM DIAGNÓSTICO DE DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
title_sort CONCEPÇÕES DE LINGUAGEM E AVALIAÇÃO DO ALUNO COM DIAGNÓSTICO DE DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
author Fronza, Catia de Azevedo
author_facet Fronza, Catia de Azevedo
Haag, Cassiano Ricardo
Didó, Andréia Gulielmin
author_role author
author2 Haag, Cassiano Ricardo
Didó, Andréia Gulielmin
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fronza, Catia de Azevedo
Haag, Cassiano Ricardo
Didó, Andréia Gulielmin
description Neste artigo, trazemos discussões sobre a avaliação na escola, voltando-nos ao que temos chamado de contexto de diferenças. Inicialmente, compartilhamos reflexões acerca da avaliação no processo de ensino-aprendizagem, apontamentos sobre concepções de avaliação e algumas de suas consequências. Dando continuidade ao texto, propomos uma discussão sobre a avaliação do indivíduo com suspeita e/ou diagnóstico de deficiência intelectual. Essa discussão traz a avaliação da deficiência intelectual a partir da definição postulada pela American Association on Intellectual and Developmental Disabilities (AAIDD), problematizando-a no sentido de compreender de que maneira a concepção de linguagem interfere na reflexão sobre a definição de deficiência intelectual. Por meio dessas ponderações, colocamos algumas de nossas inquietações e perspectivas, cientes de que há muito mais a discutir sobre o contexto de diferenças e a avaliação nesse cotidiano escolar.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-05-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/198
10.34024/olhares.2014.v2.198
url https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/198
identifier_str_mv 10.34024/olhares.2014.v2.198
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/198/75
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Olhares: Revista do Departamento de Educação da Unifesp; v. 2 n. 1 (2014): Dossiê Temático "Avaliação Educacional e Formação de Professores e Gestores da Escola Pública"; 194-221
2317-7853
reponame:Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)
collection Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)
repository.name.fl_str_mv Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaeducacaounifesp@gmail.com|| remarcilio@gmail.com
_version_ 1788165827423371264