REFLEXÕES SOBRE OS DESAFIOS DA GESTÃO MUNICIPAL DAS AÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DO PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA-PAIC: UM ESTUDO DE CASO COM UM MUNICÍPIO DO INTERIOR CEARENSE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) |
Texto Completo: | https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/390 |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo analisar os desafios da gestão municipal das ações de formação de professores do Programa Alfabetização na Idade Certa-PAIC, a partir do desenho proposto pelo Programa e da perspectiva de alinhamento entre as ações de formação continuada às demais ações previstas nos cinco eixos estruturantes do Programa: Educação Infantil, Gestão Municipal, Avaliação Externa, Alfabetização e Formação do Leitor. A metodologia adotada para a realização do trabalho foi a abordagem qualitativa, através do método estudo de caso, cuja coleta de dados utilizou-se da análise documental, registros em arquivos e da realização de entrevistas semiestruturadas junto à equipe municipal do PAIC. Os achados da pesquisa apontam para desafios que são analisados sob a perspectiva de princípios norteadores do Programa bem como perspectiva de formação continuada que compreenda o professor como protagonista de sua ação pedagógica. Palavras-chave: Gestão Municipal; Formação Continuada de professores; PAIC |
id |
UNIFESP-3_4ea2e582df984657d7d45157d4c6c683 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/390 |
network_acronym_str |
UNIFESP-3 |
network_name_str |
Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) |
repository_id_str |
|
spelling |
REFLEXÕES SOBRE OS DESAFIOS DA GESTÃO MUNICIPAL DAS AÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DO PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA-PAIC: UM ESTUDO DE CASO COM UM MUNICÍPIO DO INTERIOR CEARENSEO presente trabalho tem como objetivo analisar os desafios da gestão municipal das ações de formação de professores do Programa Alfabetização na Idade Certa-PAIC, a partir do desenho proposto pelo Programa e da perspectiva de alinhamento entre as ações de formação continuada às demais ações previstas nos cinco eixos estruturantes do Programa: Educação Infantil, Gestão Municipal, Avaliação Externa, Alfabetização e Formação do Leitor. A metodologia adotada para a realização do trabalho foi a abordagem qualitativa, através do método estudo de caso, cuja coleta de dados utilizou-se da análise documental, registros em arquivos e da realização de entrevistas semiestruturadas junto à equipe municipal do PAIC. Os achados da pesquisa apontam para desafios que são analisados sob a perspectiva de princípios norteadores do Programa bem como perspectiva de formação continuada que compreenda o professor como protagonista de sua ação pedagógica. Palavras-chave: Gestão Municipal; Formação Continuada de professores; PAIC Universidade Federal de São Paulo2015-11-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/39010.34024/olhares.2015.v3.390Olhares: Revista do Departamento de Educação da Unifesp; v. 3 n. 2 (2015): Dossiê temático "Pesquisa e produção de conhecimento em políticas educacionais: contribuições para a formação de professores e gestores"; 102-1182317-7853reponame:Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPporhttps://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/390/159da Silva, Robertainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-09T19:18:22Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/390Revistahttp://www.olhares.unifesp.br/index.php/olhares/indexPUBhttp://www.olhares.unifesp.br/index.php/olhares/oai||revistaeducacaounifesp@gmail.com|| remarcilio@gmail.com2317-78532317-7853opendoar:2020-08-09T19:18:22Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
REFLEXÕES SOBRE OS DESAFIOS DA GESTÃO MUNICIPAL DAS AÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DO PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA-PAIC: UM ESTUDO DE CASO COM UM MUNICÍPIO DO INTERIOR CEARENSE |
title |
REFLEXÕES SOBRE OS DESAFIOS DA GESTÃO MUNICIPAL DAS AÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DO PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA-PAIC: UM ESTUDO DE CASO COM UM MUNICÍPIO DO INTERIOR CEARENSE |
spellingShingle |
REFLEXÕES SOBRE OS DESAFIOS DA GESTÃO MUNICIPAL DAS AÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DO PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA-PAIC: UM ESTUDO DE CASO COM UM MUNICÍPIO DO INTERIOR CEARENSE da Silva, Roberta |
title_short |
REFLEXÕES SOBRE OS DESAFIOS DA GESTÃO MUNICIPAL DAS AÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DO PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA-PAIC: UM ESTUDO DE CASO COM UM MUNICÍPIO DO INTERIOR CEARENSE |
title_full |
REFLEXÕES SOBRE OS DESAFIOS DA GESTÃO MUNICIPAL DAS AÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DO PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA-PAIC: UM ESTUDO DE CASO COM UM MUNICÍPIO DO INTERIOR CEARENSE |
title_fullStr |
REFLEXÕES SOBRE OS DESAFIOS DA GESTÃO MUNICIPAL DAS AÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DO PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA-PAIC: UM ESTUDO DE CASO COM UM MUNICÍPIO DO INTERIOR CEARENSE |
title_full_unstemmed |
REFLEXÕES SOBRE OS DESAFIOS DA GESTÃO MUNICIPAL DAS AÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DO PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA-PAIC: UM ESTUDO DE CASO COM UM MUNICÍPIO DO INTERIOR CEARENSE |
title_sort |
REFLEXÕES SOBRE OS DESAFIOS DA GESTÃO MUNICIPAL DAS AÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DO PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA-PAIC: UM ESTUDO DE CASO COM UM MUNICÍPIO DO INTERIOR CEARENSE |
author |
da Silva, Roberta |
author_facet |
da Silva, Roberta |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
da Silva, Roberta |
description |
O presente trabalho tem como objetivo analisar os desafios da gestão municipal das ações de formação de professores do Programa Alfabetização na Idade Certa-PAIC, a partir do desenho proposto pelo Programa e da perspectiva de alinhamento entre as ações de formação continuada às demais ações previstas nos cinco eixos estruturantes do Programa: Educação Infantil, Gestão Municipal, Avaliação Externa, Alfabetização e Formação do Leitor. A metodologia adotada para a realização do trabalho foi a abordagem qualitativa, através do método estudo de caso, cuja coleta de dados utilizou-se da análise documental, registros em arquivos e da realização de entrevistas semiestruturadas junto à equipe municipal do PAIC. Os achados da pesquisa apontam para desafios que são analisados sob a perspectiva de princípios norteadores do Programa bem como perspectiva de formação continuada que compreenda o professor como protagonista de sua ação pedagógica. Palavras-chave: Gestão Municipal; Formação Continuada de professores; PAIC |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-11-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/390 10.34024/olhares.2015.v3.390 |
url |
https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/390 |
identifier_str_mv |
10.34024/olhares.2015.v3.390 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/390/159 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
Olhares: Revista do Departamento de Educação da Unifesp; v. 3 n. 2 (2015): Dossiê temático "Pesquisa e produção de conhecimento em políticas educacionais: contribuições para a formação de professores e gestores"; 102-118 2317-7853 reponame:Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) instacron:UNIFESP |
instname_str |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
instacron_str |
UNIFESP |
institution |
UNIFESP |
reponame_str |
Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) |
collection |
Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) |
repository.name.fl_str_mv |
Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaeducacaounifesp@gmail.com|| remarcilio@gmail.com |
_version_ |
1809463233977778177 |