REFLEXÕES SOBRE OS DESAFIOS DA GESTÃO MUNICIPAL DAS AÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DO PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA-PAIC: UM ESTUDO DE CASO COM UM MUNICÍPIO DO INTERIOR CEARENSE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Silva, Roberta
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)
Texto Completo: https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/390
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar os desafios da gestão municipal das ações de formação de professores do Programa Alfabetização na Idade Certa-PAIC, a partir do desenho proposto pelo Programa e da perspectiva de alinhamento entre as ações de formação continuada às demais ações previstas nos cinco eixos estruturantes do Programa: Educação Infantil, Gestão Municipal, Avaliação Externa, Alfabetização e Formação do Leitor. A metodologia adotada para a realização do trabalho foi a abordagem qualitativa, através do método estudo de caso, cuja coleta de dados utilizou-se da análise documental, registros em arquivos e da realização de entrevistas semiestruturadas junto à equipe municipal do PAIC. Os achados da pesquisa apontam para desafios que são analisados sob a perspectiva de princípios norteadores do Programa bem como perspectiva de formação continuada que compreenda o professor como protagonista de sua ação pedagógica. Palavras-chave: Gestão Municipal; Formação Continuada de professores; PAIC  
id UNIFESP-3_4ea2e582df984657d7d45157d4c6c683
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/390
network_acronym_str UNIFESP-3
network_name_str Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)
repository_id_str
spelling REFLEXÕES SOBRE OS DESAFIOS DA GESTÃO MUNICIPAL DAS AÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DO PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA-PAIC: UM ESTUDO DE CASO COM UM MUNICÍPIO DO INTERIOR CEARENSEO presente trabalho tem como objetivo analisar os desafios da gestão municipal das ações de formação de professores do Programa Alfabetização na Idade Certa-PAIC, a partir do desenho proposto pelo Programa e da perspectiva de alinhamento entre as ações de formação continuada às demais ações previstas nos cinco eixos estruturantes do Programa: Educação Infantil, Gestão Municipal, Avaliação Externa, Alfabetização e Formação do Leitor. A metodologia adotada para a realização do trabalho foi a abordagem qualitativa, através do método estudo de caso, cuja coleta de dados utilizou-se da análise documental, registros em arquivos e da realização de entrevistas semiestruturadas junto à equipe municipal do PAIC. Os achados da pesquisa apontam para desafios que são analisados sob a perspectiva de princípios norteadores do Programa bem como perspectiva de formação continuada que compreenda o professor como protagonista de sua ação pedagógica. Palavras-chave: Gestão Municipal; Formação Continuada de professores; PAIC  Universidade Federal de São Paulo2015-11-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/39010.34024/olhares.2015.v3.390Olhares: Revista do Departamento de Educação da Unifesp; v. 3 n. 2 (2015): Dossiê temático "Pesquisa e produção de conhecimento em políticas educacionais: contribuições para a formação de professores e gestores"; 102-1182317-7853reponame:Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPporhttps://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/390/159da Silva, Robertainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-09T19:18:22Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/390Revistahttp://www.olhares.unifesp.br/index.php/olhares/indexPUBhttp://www.olhares.unifesp.br/index.php/olhares/oai||revistaeducacaounifesp@gmail.com|| remarcilio@gmail.com2317-78532317-7853opendoar:2020-08-09T19:18:22Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.none.fl_str_mv REFLEXÕES SOBRE OS DESAFIOS DA GESTÃO MUNICIPAL DAS AÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DO PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA-PAIC: UM ESTUDO DE CASO COM UM MUNICÍPIO DO INTERIOR CEARENSE
title REFLEXÕES SOBRE OS DESAFIOS DA GESTÃO MUNICIPAL DAS AÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DO PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA-PAIC: UM ESTUDO DE CASO COM UM MUNICÍPIO DO INTERIOR CEARENSE
spellingShingle REFLEXÕES SOBRE OS DESAFIOS DA GESTÃO MUNICIPAL DAS AÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DO PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA-PAIC: UM ESTUDO DE CASO COM UM MUNICÍPIO DO INTERIOR CEARENSE
da Silva, Roberta
title_short REFLEXÕES SOBRE OS DESAFIOS DA GESTÃO MUNICIPAL DAS AÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DO PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA-PAIC: UM ESTUDO DE CASO COM UM MUNICÍPIO DO INTERIOR CEARENSE
title_full REFLEXÕES SOBRE OS DESAFIOS DA GESTÃO MUNICIPAL DAS AÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DO PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA-PAIC: UM ESTUDO DE CASO COM UM MUNICÍPIO DO INTERIOR CEARENSE
title_fullStr REFLEXÕES SOBRE OS DESAFIOS DA GESTÃO MUNICIPAL DAS AÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DO PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA-PAIC: UM ESTUDO DE CASO COM UM MUNICÍPIO DO INTERIOR CEARENSE
title_full_unstemmed REFLEXÕES SOBRE OS DESAFIOS DA GESTÃO MUNICIPAL DAS AÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DO PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA-PAIC: UM ESTUDO DE CASO COM UM MUNICÍPIO DO INTERIOR CEARENSE
title_sort REFLEXÕES SOBRE OS DESAFIOS DA GESTÃO MUNICIPAL DAS AÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DO PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA-PAIC: UM ESTUDO DE CASO COM UM MUNICÍPIO DO INTERIOR CEARENSE
author da Silva, Roberta
author_facet da Silva, Roberta
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv da Silva, Roberta
description O presente trabalho tem como objetivo analisar os desafios da gestão municipal das ações de formação de professores do Programa Alfabetização na Idade Certa-PAIC, a partir do desenho proposto pelo Programa e da perspectiva de alinhamento entre as ações de formação continuada às demais ações previstas nos cinco eixos estruturantes do Programa: Educação Infantil, Gestão Municipal, Avaliação Externa, Alfabetização e Formação do Leitor. A metodologia adotada para a realização do trabalho foi a abordagem qualitativa, através do método estudo de caso, cuja coleta de dados utilizou-se da análise documental, registros em arquivos e da realização de entrevistas semiestruturadas junto à equipe municipal do PAIC. Os achados da pesquisa apontam para desafios que são analisados sob a perspectiva de princípios norteadores do Programa bem como perspectiva de formação continuada que compreenda o professor como protagonista de sua ação pedagógica. Palavras-chave: Gestão Municipal; Formação Continuada de professores; PAIC  
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-11-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/390
10.34024/olhares.2015.v3.390
url https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/390
identifier_str_mv 10.34024/olhares.2015.v3.390
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/390/159
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Olhares: Revista do Departamento de Educação da Unifesp; v. 3 n. 2 (2015): Dossiê temático "Pesquisa e produção de conhecimento em políticas educacionais: contribuições para a formação de professores e gestores"; 102-118
2317-7853
reponame:Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)
collection Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)
repository.name.fl_str_mv Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaeducacaounifesp@gmail.com|| remarcilio@gmail.com
_version_ 1809463233977778177