O TRATO ÉTICO COM A INCLUSÃO ESCOLAR EM SOCIEDADES ADMINISTRADAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Luciene Maria
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)
Texto Completo: https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/316
Resumo: Resumo Este trabalho analisa os aspectos éticos envolvidos nos processos educacionais formativos que possibilitam ou não a construção de espaços para o desenvolvimento da consciência reflexiva capaz de recusar práticas discriminatórias fundadas em representações estereotipadas da diferença. Inicialmente aborda sobre a diferença como elemento de base para reivindicação da escola inclusiva numa sociedade que, por princípio, a nega ou a valoriza ao sabor dos interesses dominantes.  Parte de uma compreensão sobre diversidade humana e as motivações que a negam numa perspectiva sócio-educacional, para em seguida mostrar a dinâmica do trato ético-pedagógico na escola inclusiva a partir de notas de pesquisa recente que destacam o preconceito aos incluídos da educação inclusiva. Confere particular atenção à discussão feita pelo filósofo frankfurtiano Theodor Adorno sobre a atual impossibilidade ética como doutrina da vida reta. Palavras-chave: Inclusão; ética; diferença 
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