Interdisciplinaridade: Uma Experiência na Formação Docente na relação com artefatos culturais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosa, Maria Inês Petrucci
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Bortolato, Claudia Amoroso
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)
DOI: 10.34024/olhares.2013.v1.53
Texto Completo: https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/53
Resumo: O presente artigo relata uma experiência de estágio ocorrida em cursos de licenciaturas de uma universidade pública, que tem como referencia princípios formativos apoiados em perspectivas interdisciplinares. Do ponto de vista teórico-metodológico, a análise etnográfica das escolas envolvidas forneceu subsídios para que os estagiários pudessem propor, planejar e desenvolver projetos interdisciplinares. Outro princípio relevante para as ações formativas que norteou os projetos foi a articulação com elementos da cultura juvenil, destacando-se o cinema e a música. A experiência de estágio trouxe, como resultados, uma gama de conhecimentos produzidos apoiados na capacidade de negociação entre estagiários de diferentes cursos; trouxe também a valorização do trabalho coletivo como premissa formativa e a consideração da relevância de uma educação estética, tanto para os professores em formação inicial, como também para os estudantes da escola básica.
id UNIFESP-3_5d1313057cd9831c7d6bc71d0773db96
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/53
network_acronym_str UNIFESP-3
network_name_str Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)
spelling Interdisciplinaridade: Uma Experiência na Formação Docente na relação com artefatos culturaisO presente artigo relata uma experiência de estágio ocorrida em cursos de licenciaturas de uma universidade pública, que tem como referencia princípios formativos apoiados em perspectivas interdisciplinares. Do ponto de vista teórico-metodológico, a análise etnográfica das escolas envolvidas forneceu subsídios para que os estagiários pudessem propor, planejar e desenvolver projetos interdisciplinares. Outro princípio relevante para as ações formativas que norteou os projetos foi a articulação com elementos da cultura juvenil, destacando-se o cinema e a música. A experiência de estágio trouxe, como resultados, uma gama de conhecimentos produzidos apoiados na capacidade de negociação entre estagiários de diferentes cursos; trouxe também a valorização do trabalho coletivo como premissa formativa e a consideração da relevância de uma educação estética, tanto para os professores em formação inicial, como também para os estudantes da escola básica.Universidade Federal de São Paulo2013-05-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/mswordhttps://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/5310.34024/olhares.2013.v1.53Olhares: Revista do Departamento de Educação da Unifesp; v. 1 n. 1 (2013): Dossiê Temático: Estágios Supervisionados Obrigatórios" ; 401-4152317-7853reponame:Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPporhttps://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/53/10https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/53/4286Rosa, Maria Inês PetrucciBortolato, Claudia Amorosoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-09T19:12:48Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/53Revistahttp://www.olhares.unifesp.br/index.php/olhares/indexPUBhttp://www.olhares.unifesp.br/index.php/olhares/oai||revistaeducacaounifesp@gmail.com|| remarcilio@gmail.com2317-78532317-7853opendoar:2020-08-09T19:12:48Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Interdisciplinaridade: Uma Experiência na Formação Docente na relação com artefatos culturais
title Interdisciplinaridade: Uma Experiência na Formação Docente na relação com artefatos culturais
spellingShingle Interdisciplinaridade: Uma Experiência na Formação Docente na relação com artefatos culturais
Interdisciplinaridade: Uma Experiência na Formação Docente na relação com artefatos culturais
Rosa, Maria Inês Petrucci
Rosa, Maria Inês Petrucci
title_short Interdisciplinaridade: Uma Experiência na Formação Docente na relação com artefatos culturais
title_full Interdisciplinaridade: Uma Experiência na Formação Docente na relação com artefatos culturais
title_fullStr Interdisciplinaridade: Uma Experiência na Formação Docente na relação com artefatos culturais
Interdisciplinaridade: Uma Experiência na Formação Docente na relação com artefatos culturais
title_full_unstemmed Interdisciplinaridade: Uma Experiência na Formação Docente na relação com artefatos culturais
Interdisciplinaridade: Uma Experiência na Formação Docente na relação com artefatos culturais
title_sort Interdisciplinaridade: Uma Experiência na Formação Docente na relação com artefatos culturais
author Rosa, Maria Inês Petrucci
author_facet Rosa, Maria Inês Petrucci
Rosa, Maria Inês Petrucci
Bortolato, Claudia Amoroso
Bortolato, Claudia Amoroso
author_role author
author2 Bortolato, Claudia Amoroso
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rosa, Maria Inês Petrucci
Bortolato, Claudia Amoroso
description O presente artigo relata uma experiência de estágio ocorrida em cursos de licenciaturas de uma universidade pública, que tem como referencia princípios formativos apoiados em perspectivas interdisciplinares. Do ponto de vista teórico-metodológico, a análise etnográfica das escolas envolvidas forneceu subsídios para que os estagiários pudessem propor, planejar e desenvolver projetos interdisciplinares. Outro princípio relevante para as ações formativas que norteou os projetos foi a articulação com elementos da cultura juvenil, destacando-se o cinema e a música. A experiência de estágio trouxe, como resultados, uma gama de conhecimentos produzidos apoiados na capacidade de negociação entre estagiários de diferentes cursos; trouxe também a valorização do trabalho coletivo como premissa formativa e a consideração da relevância de uma educação estética, tanto para os professores em formação inicial, como também para os estudantes da escola básica.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-05-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/53
10.34024/olhares.2013.v1.53
url https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/53
identifier_str_mv 10.34024/olhares.2013.v1.53
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/53/10
https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/53/4286
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/msword
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Olhares: Revista do Departamento de Educação da Unifesp; v. 1 n. 1 (2013): Dossiê Temático: Estágios Supervisionados Obrigatórios" ; 401-415
2317-7853
reponame:Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)
collection Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)
repository.name.fl_str_mv Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaeducacaounifesp@gmail.com|| remarcilio@gmail.com
_version_ 1822183569134452736
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.34024/olhares.2013.v1.53