Interdisciplinaridade: Uma Experiência na Formação Docente na relação com artefatos culturais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) |
DOI: | 10.34024/olhares.2013.v1.53 |
Texto Completo: | https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/53 |
Resumo: | O presente artigo relata uma experiência de estágio ocorrida em cursos de licenciaturas de uma universidade pública, que tem como referencia princípios formativos apoiados em perspectivas interdisciplinares. Do ponto de vista teórico-metodológico, a análise etnográfica das escolas envolvidas forneceu subsídios para que os estagiários pudessem propor, planejar e desenvolver projetos interdisciplinares. Outro princípio relevante para as ações formativas que norteou os projetos foi a articulação com elementos da cultura juvenil, destacando-se o cinema e a música. A experiência de estágio trouxe, como resultados, uma gama de conhecimentos produzidos apoiados na capacidade de negociação entre estagiários de diferentes cursos; trouxe também a valorização do trabalho coletivo como premissa formativa e a consideração da relevância de uma educação estética, tanto para os professores em formação inicial, como também para os estudantes da escola básica. |
id |
UNIFESP-3_5d1313057cd9831c7d6bc71d0773db96 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/53 |
network_acronym_str |
UNIFESP-3 |
network_name_str |
Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) |
spelling |
Interdisciplinaridade: Uma Experiência na Formação Docente na relação com artefatos culturaisO presente artigo relata uma experiência de estágio ocorrida em cursos de licenciaturas de uma universidade pública, que tem como referencia princípios formativos apoiados em perspectivas interdisciplinares. Do ponto de vista teórico-metodológico, a análise etnográfica das escolas envolvidas forneceu subsídios para que os estagiários pudessem propor, planejar e desenvolver projetos interdisciplinares. Outro princípio relevante para as ações formativas que norteou os projetos foi a articulação com elementos da cultura juvenil, destacando-se o cinema e a música. A experiência de estágio trouxe, como resultados, uma gama de conhecimentos produzidos apoiados na capacidade de negociação entre estagiários de diferentes cursos; trouxe também a valorização do trabalho coletivo como premissa formativa e a consideração da relevância de uma educação estética, tanto para os professores em formação inicial, como também para os estudantes da escola básica.Universidade Federal de São Paulo2013-05-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/mswordhttps://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/5310.34024/olhares.2013.v1.53Olhares: Revista do Departamento de Educação da Unifesp; v. 1 n. 1 (2013): Dossiê Temático: Estágios Supervisionados Obrigatórios" ; 401-4152317-7853reponame:Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPporhttps://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/53/10https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/53/4286Rosa, Maria Inês PetrucciBortolato, Claudia Amorosoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-09T19:12:48Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/53Revistahttp://www.olhares.unifesp.br/index.php/olhares/indexPUBhttp://www.olhares.unifesp.br/index.php/olhares/oai||revistaeducacaounifesp@gmail.com|| remarcilio@gmail.com2317-78532317-7853opendoar:2020-08-09T19:12:48Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Interdisciplinaridade: Uma Experiência na Formação Docente na relação com artefatos culturais |
title |
Interdisciplinaridade: Uma Experiência na Formação Docente na relação com artefatos culturais |
spellingShingle |
Interdisciplinaridade: Uma Experiência na Formação Docente na relação com artefatos culturais Interdisciplinaridade: Uma Experiência na Formação Docente na relação com artefatos culturais Rosa, Maria Inês Petrucci Rosa, Maria Inês Petrucci |
title_short |
Interdisciplinaridade: Uma Experiência na Formação Docente na relação com artefatos culturais |
title_full |
Interdisciplinaridade: Uma Experiência na Formação Docente na relação com artefatos culturais |
title_fullStr |
Interdisciplinaridade: Uma Experiência na Formação Docente na relação com artefatos culturais Interdisciplinaridade: Uma Experiência na Formação Docente na relação com artefatos culturais |
title_full_unstemmed |
Interdisciplinaridade: Uma Experiência na Formação Docente na relação com artefatos culturais Interdisciplinaridade: Uma Experiência na Formação Docente na relação com artefatos culturais |
title_sort |
Interdisciplinaridade: Uma Experiência na Formação Docente na relação com artefatos culturais |
author |
Rosa, Maria Inês Petrucci |
author_facet |
Rosa, Maria Inês Petrucci Rosa, Maria Inês Petrucci Bortolato, Claudia Amoroso Bortolato, Claudia Amoroso |
author_role |
author |
author2 |
Bortolato, Claudia Amoroso |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rosa, Maria Inês Petrucci Bortolato, Claudia Amoroso |
description |
O presente artigo relata uma experiência de estágio ocorrida em cursos de licenciaturas de uma universidade pública, que tem como referencia princípios formativos apoiados em perspectivas interdisciplinares. Do ponto de vista teórico-metodológico, a análise etnográfica das escolas envolvidas forneceu subsídios para que os estagiários pudessem propor, planejar e desenvolver projetos interdisciplinares. Outro princípio relevante para as ações formativas que norteou os projetos foi a articulação com elementos da cultura juvenil, destacando-se o cinema e a música. A experiência de estágio trouxe, como resultados, uma gama de conhecimentos produzidos apoiados na capacidade de negociação entre estagiários de diferentes cursos; trouxe também a valorização do trabalho coletivo como premissa formativa e a consideração da relevância de uma educação estética, tanto para os professores em formação inicial, como também para os estudantes da escola básica. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-05-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/53 10.34024/olhares.2013.v1.53 |
url |
https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/53 |
identifier_str_mv |
10.34024/olhares.2013.v1.53 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/53/10 https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/53/4286 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/msword |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
Olhares: Revista do Departamento de Educação da Unifesp; v. 1 n. 1 (2013): Dossiê Temático: Estágios Supervisionados Obrigatórios" ; 401-415 2317-7853 reponame:Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) instacron:UNIFESP |
instname_str |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
instacron_str |
UNIFESP |
institution |
UNIFESP |
reponame_str |
Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) |
collection |
Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) |
repository.name.fl_str_mv |
Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaeducacaounifesp@gmail.com|| remarcilio@gmail.com |
_version_ |
1822183569134452736 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.34024/olhares.2013.v1.53 |