Conversas com pós-graduandos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Mariana Silva
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)
Texto Completo: https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/55
Resumo: Conversas com pós-graduandos, de autoria de Rosaly Hermengarda Lima Brandão, conhecida como Zaia Brandão, é composto por cinco capítulos, que correspondem a cinco ensaios, em que a autora aborda temáticas relativas ao ofício do pesquisador, baseada em sua experiência como pesquisadora e orientadora de discentes. No primeiro capítulo fala de questões referentes ao início do trabalho de pesquisa e a familiarização com a bibliografia da área a ser seguida pelo pesquisador. No segundo capítulo a autora se concentra em questões metodológicas, dando especial ênfase aos questionários e entrevistas, e criticando os monismos metodológicos para a análise e interpretação de fenômenos sociais. No terceiro, Brandão engendra uma discussão sobre a prática interdisciplinar na pesquisa em educação, utilizando em determinado momento uma experiência própria para referendar a necessidade de uma interdisciplinaridade pautada no rigor científico. No capítulo quatro são abordadas a flexibilização das fronteiras entre as áreas do conhecimento e a noção de verdade como um processo, bem como a instituição da pesquisa em educação como um campo científico especializado. O último capítulo trata da necessidade de superação do antagonismo entre as perspectivas micro e macrossociológicas na pesquisa em sociologia da educação.
id UNIFESP-3_678456345442ad2c4f015bafe788b3b6
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/55
network_acronym_str UNIFESP-3
network_name_str Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)
repository_id_str
spelling Conversas com pós-graduandosConversas com pós-graduandos, de autoria de Rosaly Hermengarda Lima Brandão, conhecida como Zaia Brandão, é composto por cinco capítulos, que correspondem a cinco ensaios, em que a autora aborda temáticas relativas ao ofício do pesquisador, baseada em sua experiência como pesquisadora e orientadora de discentes. No primeiro capítulo fala de questões referentes ao início do trabalho de pesquisa e a familiarização com a bibliografia da área a ser seguida pelo pesquisador. No segundo capítulo a autora se concentra em questões metodológicas, dando especial ênfase aos questionários e entrevistas, e criticando os monismos metodológicos para a análise e interpretação de fenômenos sociais. No terceiro, Brandão engendra uma discussão sobre a prática interdisciplinar na pesquisa em educação, utilizando em determinado momento uma experiência própria para referendar a necessidade de uma interdisciplinaridade pautada no rigor científico. No capítulo quatro são abordadas a flexibilização das fronteiras entre as áreas do conhecimento e a noção de verdade como um processo, bem como a instituição da pesquisa em educação como um campo científico especializado. O último capítulo trata da necessidade de superação do antagonismo entre as perspectivas micro e macrossociológicas na pesquisa em sociologia da educação.Universidade Federal de São Paulo2013-05-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/5510.34024/olhares.2013.v1.55Olhares: Revista do Departamento de Educação da Unifesp; v. 1 n. 1 (2013): Dossiê Temático: Estágios Supervisionados Obrigatórios" ; 505-5102317-7853reponame:Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPporhttps://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/55/29Santos, Mariana Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-09T19:12:48Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/55Revistahttp://www.olhares.unifesp.br/index.php/olhares/indexPUBhttp://www.olhares.unifesp.br/index.php/olhares/oai||revistaeducacaounifesp@gmail.com|| remarcilio@gmail.com2317-78532317-7853opendoar:2020-08-09T19:12:48Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Conversas com pós-graduandos
title Conversas com pós-graduandos
spellingShingle Conversas com pós-graduandos
Santos, Mariana Silva
title_short Conversas com pós-graduandos
title_full Conversas com pós-graduandos
title_fullStr Conversas com pós-graduandos
title_full_unstemmed Conversas com pós-graduandos
title_sort Conversas com pós-graduandos
author Santos, Mariana Silva
author_facet Santos, Mariana Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Mariana Silva
description Conversas com pós-graduandos, de autoria de Rosaly Hermengarda Lima Brandão, conhecida como Zaia Brandão, é composto por cinco capítulos, que correspondem a cinco ensaios, em que a autora aborda temáticas relativas ao ofício do pesquisador, baseada em sua experiência como pesquisadora e orientadora de discentes. No primeiro capítulo fala de questões referentes ao início do trabalho de pesquisa e a familiarização com a bibliografia da área a ser seguida pelo pesquisador. No segundo capítulo a autora se concentra em questões metodológicas, dando especial ênfase aos questionários e entrevistas, e criticando os monismos metodológicos para a análise e interpretação de fenômenos sociais. No terceiro, Brandão engendra uma discussão sobre a prática interdisciplinar na pesquisa em educação, utilizando em determinado momento uma experiência própria para referendar a necessidade de uma interdisciplinaridade pautada no rigor científico. No capítulo quatro são abordadas a flexibilização das fronteiras entre as áreas do conhecimento e a noção de verdade como um processo, bem como a instituição da pesquisa em educação como um campo científico especializado. O último capítulo trata da necessidade de superação do antagonismo entre as perspectivas micro e macrossociológicas na pesquisa em sociologia da educação.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-05-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/55
10.34024/olhares.2013.v1.55
url https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/55
identifier_str_mv 10.34024/olhares.2013.v1.55
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/55/29
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Olhares: Revista do Departamento de Educação da Unifesp; v. 1 n. 1 (2013): Dossiê Temático: Estágios Supervisionados Obrigatórios" ; 505-510
2317-7853
reponame:Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)
collection Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)
repository.name.fl_str_mv Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaeducacaounifesp@gmail.com|| remarcilio@gmail.com
_version_ 1809463233596096512