O estágio de observação e as apreciações valorativas dos estagiários

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ritter, Lilian Cristina Buzato
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Hila, Cláudia Valéria Doná
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)
Texto Completo: https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/33
Resumo: O momento que antecede o estágio de observação é bastante significativo para a análise de apreciações valorativas dos estagiários, pois interferem nos diários de observação de aulas, comumente destituídos de reflexão crítica. Diante desse contexto, o objetivo deste artigo é estabelecer uma análise das apreciações valorativas que os estagiários possuem antes da realização do estágio de observação de aulas de língua portuguesa, no intuito de auxiliar no processo de reflexão crítica desses futuros professores, de modo que  possam transformar as palavras dos outros, no sentido  bakhtiniano, em palavras próprias. O trabalho pauta-se, sobretudo, na perspectiva da Análise Dialógica do Discurso e na concepção dialógica da linguagem (BAKHTIN/VOLOSHINOV, 1988; ACOSTA-PEREIRA; RODRIGUES, 2010) e está inserido em um projeto de pesquisa em andamento “Letramento  para o local de trabalho: práticas de linguagem na formação inicial”, da Universidade Estadual de Maringá, que faz parte do grupo de pesquisa “Interação e escrita” (UEM-CNPq) (www.escrita.uem.br). Palavras-chave: estágio de observação; apreciações  valorativas ; dialogismo.
id UNIFESP-3_870ccfd10fc20db648ebf5e8ff4ba0de
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/33
network_acronym_str UNIFESP-3
network_name_str Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)
repository_id_str
spelling O estágio de observação e as apreciações valorativas dos estagiáriosO momento que antecede o estágio de observação é bastante significativo para a análise de apreciações valorativas dos estagiários, pois interferem nos diários de observação de aulas, comumente destituídos de reflexão crítica. Diante desse contexto, o objetivo deste artigo é estabelecer uma análise das apreciações valorativas que os estagiários possuem antes da realização do estágio de observação de aulas de língua portuguesa, no intuito de auxiliar no processo de reflexão crítica desses futuros professores, de modo que  possam transformar as palavras dos outros, no sentido  bakhtiniano, em palavras próprias. O trabalho pauta-se, sobretudo, na perspectiva da Análise Dialógica do Discurso e na concepção dialógica da linguagem (BAKHTIN/VOLOSHINOV, 1988; ACOSTA-PEREIRA; RODRIGUES, 2010) e está inserido em um projeto de pesquisa em andamento “Letramento  para o local de trabalho: práticas de linguagem na formação inicial”, da Universidade Estadual de Maringá, que faz parte do grupo de pesquisa “Interação e escrita” (UEM-CNPq) (www.escrita.uem.br). Palavras-chave: estágio de observação; apreciações  valorativas ; dialogismo.Universidade Federal de São Paulo2013-05-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/3310.34024/olhares.2013.v1.33Olhares: Revista do Departamento de Educação da Unifesp; v. 1 n. 1 (2013): Dossiê Temático: Estágios Supervisionados Obrigatórios" ; 163-1822317-7853reponame:Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPporhttps://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/33/6Ritter, Lilian Cristina BuzatoHila, Cláudia Valéria Donáinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-09T19:12:48Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/33Revistahttp://www.olhares.unifesp.br/index.php/olhares/indexPUBhttp://www.olhares.unifesp.br/index.php/olhares/oai||revistaeducacaounifesp@gmail.com|| remarcilio@gmail.com2317-78532317-7853opendoar:2020-08-09T19:12:48Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O estágio de observação e as apreciações valorativas dos estagiários
title O estágio de observação e as apreciações valorativas dos estagiários
spellingShingle O estágio de observação e as apreciações valorativas dos estagiários
Ritter, Lilian Cristina Buzato
title_short O estágio de observação e as apreciações valorativas dos estagiários
title_full O estágio de observação e as apreciações valorativas dos estagiários
title_fullStr O estágio de observação e as apreciações valorativas dos estagiários
title_full_unstemmed O estágio de observação e as apreciações valorativas dos estagiários
title_sort O estágio de observação e as apreciações valorativas dos estagiários
author Ritter, Lilian Cristina Buzato
author_facet Ritter, Lilian Cristina Buzato
Hila, Cláudia Valéria Doná
author_role author
author2 Hila, Cláudia Valéria Doná
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ritter, Lilian Cristina Buzato
Hila, Cláudia Valéria Doná
description O momento que antecede o estágio de observação é bastante significativo para a análise de apreciações valorativas dos estagiários, pois interferem nos diários de observação de aulas, comumente destituídos de reflexão crítica. Diante desse contexto, o objetivo deste artigo é estabelecer uma análise das apreciações valorativas que os estagiários possuem antes da realização do estágio de observação de aulas de língua portuguesa, no intuito de auxiliar no processo de reflexão crítica desses futuros professores, de modo que  possam transformar as palavras dos outros, no sentido  bakhtiniano, em palavras próprias. O trabalho pauta-se, sobretudo, na perspectiva da Análise Dialógica do Discurso e na concepção dialógica da linguagem (BAKHTIN/VOLOSHINOV, 1988; ACOSTA-PEREIRA; RODRIGUES, 2010) e está inserido em um projeto de pesquisa em andamento “Letramento  para o local de trabalho: práticas de linguagem na formação inicial”, da Universidade Estadual de Maringá, que faz parte do grupo de pesquisa “Interação e escrita” (UEM-CNPq) (www.escrita.uem.br). Palavras-chave: estágio de observação; apreciações  valorativas ; dialogismo.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-05-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/33
10.34024/olhares.2013.v1.33
url https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/33
identifier_str_mv 10.34024/olhares.2013.v1.33
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/33/6
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Olhares: Revista do Departamento de Educação da Unifesp; v. 1 n. 1 (2013): Dossiê Temático: Estágios Supervisionados Obrigatórios" ; 163-182
2317-7853
reponame:Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)
collection Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)
repository.name.fl_str_mv Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaeducacaounifesp@gmail.com|| remarcilio@gmail.com
_version_ 1809463233583513600