O estágio de observação e as apreciações valorativas dos estagiários
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) |
Texto Completo: | https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/33 |
Resumo: | O momento que antecede o estágio de observação é bastante significativo para a análise de apreciações valorativas dos estagiários, pois interferem nos diários de observação de aulas, comumente destituídos de reflexão crítica. Diante desse contexto, o objetivo deste artigo é estabelecer uma análise das apreciações valorativas que os estagiários possuem antes da realização do estágio de observação de aulas de língua portuguesa, no intuito de auxiliar no processo de reflexão crítica desses futuros professores, de modo que possam transformar as palavras dos outros, no sentido bakhtiniano, em palavras próprias. O trabalho pauta-se, sobretudo, na perspectiva da Análise Dialógica do Discurso e na concepção dialógica da linguagem (BAKHTIN/VOLOSHINOV, 1988; ACOSTA-PEREIRA; RODRIGUES, 2010) e está inserido em um projeto de pesquisa em andamento “Letramento para o local de trabalho: práticas de linguagem na formação inicial”, da Universidade Estadual de Maringá, que faz parte do grupo de pesquisa “Interação e escrita” (UEM-CNPq) (www.escrita.uem.br). Palavras-chave: estágio de observação; apreciações valorativas ; dialogismo. |
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O estágio de observação e as apreciações valorativas dos estagiáriosO momento que antecede o estágio de observação é bastante significativo para a análise de apreciações valorativas dos estagiários, pois interferem nos diários de observação de aulas, comumente destituídos de reflexão crítica. Diante desse contexto, o objetivo deste artigo é estabelecer uma análise das apreciações valorativas que os estagiários possuem antes da realização do estágio de observação de aulas de língua portuguesa, no intuito de auxiliar no processo de reflexão crítica desses futuros professores, de modo que possam transformar as palavras dos outros, no sentido bakhtiniano, em palavras próprias. O trabalho pauta-se, sobretudo, na perspectiva da Análise Dialógica do Discurso e na concepção dialógica da linguagem (BAKHTIN/VOLOSHINOV, 1988; ACOSTA-PEREIRA; RODRIGUES, 2010) e está inserido em um projeto de pesquisa em andamento “Letramento para o local de trabalho: práticas de linguagem na formação inicial”, da Universidade Estadual de Maringá, que faz parte do grupo de pesquisa “Interação e escrita” (UEM-CNPq) (www.escrita.uem.br). Palavras-chave: estágio de observação; apreciações valorativas ; dialogismo.Universidade Federal de São Paulo2013-05-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/3310.34024/olhares.2013.v1.33Olhares: Revista do Departamento de Educação da Unifesp; v. 1 n. 1 (2013): Dossiê Temático: Estágios Supervisionados Obrigatórios" ; 163-1822317-7853reponame:Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPporhttps://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/33/6Ritter, Lilian Cristina BuzatoHila, Cláudia Valéria Donáinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-09T19:12:48Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/33Revistahttp://www.olhares.unifesp.br/index.php/olhares/indexPUBhttp://www.olhares.unifesp.br/index.php/olhares/oai||revistaeducacaounifesp@gmail.com|| remarcilio@gmail.com2317-78532317-7853opendoar:2020-08-09T19:12:48Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
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