A FORMAÇÃO DO FORMADOR E A QUALIDADE DOS CURSOS DE LICENCIATURA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Corrêa, Carla Patrícia Quintanilha
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)
Texto Completo: https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/792
Resumo: Neste estudo, objetiva-se discutir sobre a formação dos professores que atuam nos cursos de licenciatura, sendo, portanto, formadores de novos professores. Para isso, aborda-se o contexto da formação inicial no país, com um levantamento sobre as dificuldades enfrentadas na área e algumas políti- cas educacionais voltadas ao enfrentamento dessa conjuntura. Aborda-se ainda a temática da formação do formador, que não pode ser considerada isoladamente e que, inegavelmente, exerce papel relevante na almejada ga- rantia da qualidade na formação de professores. A análise proposta está fun- damentada nas contribuições de Bernardete Gatti, Marli André, Miguel Za- balza, dentre outros autores, e desvela como principais pontos de reflexão as dificuldades encontradas nos cursos de licenciatura, no que se refere à for- mação dos formadores, bem como uma promissora iniciativa universitária de apoio aos docentes. PALAVRAS-CHAVE: Formação inicial, políticas educacionais, formação do formador.  
id UNIFESP-3_9431bfea0cba3d49a2f313e67c1ea119
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/792
network_acronym_str UNIFESP-3
network_name_str Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)
repository_id_str
spelling A FORMAÇÃO DO FORMADOR E A QUALIDADE DOS CURSOS DE LICENCIATURANeste estudo, objetiva-se discutir sobre a formação dos professores que atuam nos cursos de licenciatura, sendo, portanto, formadores de novos professores. Para isso, aborda-se o contexto da formação inicial no país, com um levantamento sobre as dificuldades enfrentadas na área e algumas políti- cas educacionais voltadas ao enfrentamento dessa conjuntura. Aborda-se ainda a temática da formação do formador, que não pode ser considerada isoladamente e que, inegavelmente, exerce papel relevante na almejada ga- rantia da qualidade na formação de professores. A análise proposta está fun- damentada nas contribuições de Bernardete Gatti, Marli André, Miguel Za- balza, dentre outros autores, e desvela como principais pontos de reflexão as dificuldades encontradas nos cursos de licenciatura, no que se refere à for- mação dos formadores, bem como uma promissora iniciativa universitária de apoio aos docentes. PALAVRAS-CHAVE: Formação inicial, políticas educacionais, formação do formador.  Universidade Federal de São Paulo2018-11-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/79210.34024/olhares.2018.v6.792Olhares: Revista do Departamento de Educação da Unifesp; v. 6 n. 2 (2018): Revista Olhares - REVISTA DO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO - UNIFESP; 57-792317-7853reponame:Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPporhttps://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/792/289Corrêa, Carla Patrícia Quintanilhainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-09T16:25:14Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/792Revistahttp://www.olhares.unifesp.br/index.php/olhares/indexPUBhttp://www.olhares.unifesp.br/index.php/olhares/oai||revistaeducacaounifesp@gmail.com|| remarcilio@gmail.com2317-78532317-7853opendoar:2020-08-09T16:25:14Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A FORMAÇÃO DO FORMADOR E A QUALIDADE DOS CURSOS DE LICENCIATURA
title A FORMAÇÃO DO FORMADOR E A QUALIDADE DOS CURSOS DE LICENCIATURA
spellingShingle A FORMAÇÃO DO FORMADOR E A QUALIDADE DOS CURSOS DE LICENCIATURA
Corrêa, Carla Patrícia Quintanilha
title_short A FORMAÇÃO DO FORMADOR E A QUALIDADE DOS CURSOS DE LICENCIATURA
title_full A FORMAÇÃO DO FORMADOR E A QUALIDADE DOS CURSOS DE LICENCIATURA
title_fullStr A FORMAÇÃO DO FORMADOR E A QUALIDADE DOS CURSOS DE LICENCIATURA
title_full_unstemmed A FORMAÇÃO DO FORMADOR E A QUALIDADE DOS CURSOS DE LICENCIATURA
title_sort A FORMAÇÃO DO FORMADOR E A QUALIDADE DOS CURSOS DE LICENCIATURA
author Corrêa, Carla Patrícia Quintanilha
author_facet Corrêa, Carla Patrícia Quintanilha
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Corrêa, Carla Patrícia Quintanilha
description Neste estudo, objetiva-se discutir sobre a formação dos professores que atuam nos cursos de licenciatura, sendo, portanto, formadores de novos professores. Para isso, aborda-se o contexto da formação inicial no país, com um levantamento sobre as dificuldades enfrentadas na área e algumas políti- cas educacionais voltadas ao enfrentamento dessa conjuntura. Aborda-se ainda a temática da formação do formador, que não pode ser considerada isoladamente e que, inegavelmente, exerce papel relevante na almejada ga- rantia da qualidade na formação de professores. A análise proposta está fun- damentada nas contribuições de Bernardete Gatti, Marli André, Miguel Za- balza, dentre outros autores, e desvela como principais pontos de reflexão as dificuldades encontradas nos cursos de licenciatura, no que se refere à for- mação dos formadores, bem como uma promissora iniciativa universitária de apoio aos docentes. PALAVRAS-CHAVE: Formação inicial, políticas educacionais, formação do formador.  
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-11-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/792
10.34024/olhares.2018.v6.792
url https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/792
identifier_str_mv 10.34024/olhares.2018.v6.792
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/792/289
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Olhares: Revista do Departamento de Educação da Unifesp; v. 6 n. 2 (2018): Revista Olhares - REVISTA DO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO - UNIFESP; 57-79
2317-7853
reponame:Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)
collection Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)
repository.name.fl_str_mv Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaeducacaounifesp@gmail.com|| remarcilio@gmail.com
_version_ 1788165828002185216