A FORMAÇÃO DO FORMADOR E A QUALIDADE DOS CURSOS DE LICENCIATURA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) |
Texto Completo: | https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/792 |
Resumo: | Neste estudo, objetiva-se discutir sobre a formação dos professores que atuam nos cursos de licenciatura, sendo, portanto, formadores de novos professores. Para isso, aborda-se o contexto da formação inicial no país, com um levantamento sobre as dificuldades enfrentadas na área e algumas políti- cas educacionais voltadas ao enfrentamento dessa conjuntura. Aborda-se ainda a temática da formação do formador, que não pode ser considerada isoladamente e que, inegavelmente, exerce papel relevante na almejada ga- rantia da qualidade na formação de professores. A análise proposta está fun- damentada nas contribuições de Bernardete Gatti, Marli André, Miguel Za- balza, dentre outros autores, e desvela como principais pontos de reflexão as dificuldades encontradas nos cursos de licenciatura, no que se refere à for- mação dos formadores, bem como uma promissora iniciativa universitária de apoio aos docentes. PALAVRAS-CHAVE: Formação inicial, políticas educacionais, formação do formador. |
id |
UNIFESP-3_9431bfea0cba3d49a2f313e67c1ea119 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/792 |
network_acronym_str |
UNIFESP-3 |
network_name_str |
Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) |
repository_id_str |
|
spelling |
A FORMAÇÃO DO FORMADOR E A QUALIDADE DOS CURSOS DE LICENCIATURANeste estudo, objetiva-se discutir sobre a formação dos professores que atuam nos cursos de licenciatura, sendo, portanto, formadores de novos professores. Para isso, aborda-se o contexto da formação inicial no país, com um levantamento sobre as dificuldades enfrentadas na área e algumas políti- cas educacionais voltadas ao enfrentamento dessa conjuntura. Aborda-se ainda a temática da formação do formador, que não pode ser considerada isoladamente e que, inegavelmente, exerce papel relevante na almejada ga- rantia da qualidade na formação de professores. A análise proposta está fun- damentada nas contribuições de Bernardete Gatti, Marli André, Miguel Za- balza, dentre outros autores, e desvela como principais pontos de reflexão as dificuldades encontradas nos cursos de licenciatura, no que se refere à for- mação dos formadores, bem como uma promissora iniciativa universitária de apoio aos docentes. PALAVRAS-CHAVE: Formação inicial, políticas educacionais, formação do formador. Universidade Federal de São Paulo2018-11-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/79210.34024/olhares.2018.v6.792Olhares: Revista do Departamento de Educação da Unifesp; v. 6 n. 2 (2018): Revista Olhares - REVISTA DO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO - UNIFESP; 57-792317-7853reponame:Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPporhttps://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/792/289Corrêa, Carla Patrícia Quintanilhainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-09T16:25:14Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/792Revistahttp://www.olhares.unifesp.br/index.php/olhares/indexPUBhttp://www.olhares.unifesp.br/index.php/olhares/oai||revistaeducacaounifesp@gmail.com|| remarcilio@gmail.com2317-78532317-7853opendoar:2020-08-09T16:25:14Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A FORMAÇÃO DO FORMADOR E A QUALIDADE DOS CURSOS DE LICENCIATURA |
title |
A FORMAÇÃO DO FORMADOR E A QUALIDADE DOS CURSOS DE LICENCIATURA |
spellingShingle |
A FORMAÇÃO DO FORMADOR E A QUALIDADE DOS CURSOS DE LICENCIATURA Corrêa, Carla Patrícia Quintanilha |
title_short |
A FORMAÇÃO DO FORMADOR E A QUALIDADE DOS CURSOS DE LICENCIATURA |
title_full |
A FORMAÇÃO DO FORMADOR E A QUALIDADE DOS CURSOS DE LICENCIATURA |
title_fullStr |
A FORMAÇÃO DO FORMADOR E A QUALIDADE DOS CURSOS DE LICENCIATURA |
title_full_unstemmed |
A FORMAÇÃO DO FORMADOR E A QUALIDADE DOS CURSOS DE LICENCIATURA |
title_sort |
A FORMAÇÃO DO FORMADOR E A QUALIDADE DOS CURSOS DE LICENCIATURA |
author |
Corrêa, Carla Patrícia Quintanilha |
author_facet |
Corrêa, Carla Patrícia Quintanilha |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Corrêa, Carla Patrícia Quintanilha |
description |
Neste estudo, objetiva-se discutir sobre a formação dos professores que atuam nos cursos de licenciatura, sendo, portanto, formadores de novos professores. Para isso, aborda-se o contexto da formação inicial no país, com um levantamento sobre as dificuldades enfrentadas na área e algumas políti- cas educacionais voltadas ao enfrentamento dessa conjuntura. Aborda-se ainda a temática da formação do formador, que não pode ser considerada isoladamente e que, inegavelmente, exerce papel relevante na almejada ga- rantia da qualidade na formação de professores. A análise proposta está fun- damentada nas contribuições de Bernardete Gatti, Marli André, Miguel Za- balza, dentre outros autores, e desvela como principais pontos de reflexão as dificuldades encontradas nos cursos de licenciatura, no que se refere à for- mação dos formadores, bem como uma promissora iniciativa universitária de apoio aos docentes. PALAVRAS-CHAVE: Formação inicial, políticas educacionais, formação do formador. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-11-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/792 10.34024/olhares.2018.v6.792 |
url |
https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/792 |
identifier_str_mv |
10.34024/olhares.2018.v6.792 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/792/289 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
Olhares: Revista do Departamento de Educação da Unifesp; v. 6 n. 2 (2018): Revista Olhares - REVISTA DO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO - UNIFESP; 57-79 2317-7853 reponame:Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) instacron:UNIFESP |
instname_str |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
instacron_str |
UNIFESP |
institution |
UNIFESP |
reponame_str |
Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) |
collection |
Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) |
repository.name.fl_str_mv |
Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaeducacaounifesp@gmail.com|| remarcilio@gmail.com |
_version_ |
1788165828002185216 |