A PESQUISA COMO ESTRATÉGIA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) |
Texto Completo: | https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/681 |
Resumo: | Este artigo articulou a formação continuada com a participação de professoras da educação básica em uma pesquisa acadêmica, tendo como objetivo evidenciar que os espaços e atividades de uma pesquisa podem se constituir em estratégias significativas de formação nas trajetórias de professoras da educação básica. Referencia-se metodologicamente na pesquisa-formação e na abordagem biográfica, articulando com a ideia da pesquisa enquanto formadora. A experiência realizada com professoras do ensino médio de escolas estaduais apresentou-se como espaço formador gerando aprendizagens significativas. PALAVRAS-CHAVE: formação continuada de professores, pesquisa, experiências formadoras. |
id |
UNIFESP-3_9b1e09f0568d9fb0b6f1ee3cebd0388e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/681 |
network_acronym_str |
UNIFESP-3 |
network_name_str |
Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) |
repository_id_str |
|
spelling |
A PESQUISA COMO ESTRATÉGIA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO BÁSICAEste artigo articulou a formação continuada com a participação de professoras da educação básica em uma pesquisa acadêmica, tendo como objetivo evidenciar que os espaços e atividades de uma pesquisa podem se constituir em estratégias significativas de formação nas trajetórias de professoras da educação básica. Referencia-se metodologicamente na pesquisa-formação e na abordagem biográfica, articulando com a ideia da pesquisa enquanto formadora. A experiência realizada com professoras do ensino médio de escolas estaduais apresentou-se como espaço formador gerando aprendizagens significativas. PALAVRAS-CHAVE: formação continuada de professores, pesquisa, experiências formadoras. Universidade Federal de São Paulo2017-11-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/mswordhttps://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/68110.34024/olhares.2017.v5.681Olhares: Revista do Departamento de Educação da Unifesp; v. 5 n. 2 (2017): Dossiê Temático "Ensino Médio: temas e dilemas"; 15-302317-7853reponame:Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPporhttps://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/681/255https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/681/4314Fritsch, Rosangelainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-09T19:21:52Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/681Revistahttp://www.olhares.unifesp.br/index.php/olhares/indexPUBhttp://www.olhares.unifesp.br/index.php/olhares/oai||revistaeducacaounifesp@gmail.com|| remarcilio@gmail.com2317-78532317-7853opendoar:2020-08-09T19:21:52Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A PESQUISA COMO ESTRATÉGIA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA |
title |
A PESQUISA COMO ESTRATÉGIA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA |
spellingShingle |
A PESQUISA COMO ESTRATÉGIA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA Fritsch, Rosangela |
title_short |
A PESQUISA COMO ESTRATÉGIA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA |
title_full |
A PESQUISA COMO ESTRATÉGIA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA |
title_fullStr |
A PESQUISA COMO ESTRATÉGIA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA |
title_full_unstemmed |
A PESQUISA COMO ESTRATÉGIA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA |
title_sort |
A PESQUISA COMO ESTRATÉGIA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA |
author |
Fritsch, Rosangela |
author_facet |
Fritsch, Rosangela |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fritsch, Rosangela |
description |
Este artigo articulou a formação continuada com a participação de professoras da educação básica em uma pesquisa acadêmica, tendo como objetivo evidenciar que os espaços e atividades de uma pesquisa podem se constituir em estratégias significativas de formação nas trajetórias de professoras da educação básica. Referencia-se metodologicamente na pesquisa-formação e na abordagem biográfica, articulando com a ideia da pesquisa enquanto formadora. A experiência realizada com professoras do ensino médio de escolas estaduais apresentou-se como espaço formador gerando aprendizagens significativas. PALAVRAS-CHAVE: formação continuada de professores, pesquisa, experiências formadoras. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-11-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/681 10.34024/olhares.2017.v5.681 |
url |
https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/681 |
identifier_str_mv |
10.34024/olhares.2017.v5.681 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/681/255 https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/681/4314 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/msword |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
Olhares: Revista do Departamento de Educação da Unifesp; v. 5 n. 2 (2017): Dossiê Temático "Ensino Médio: temas e dilemas"; 15-30 2317-7853 reponame:Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) instacron:UNIFESP |
instname_str |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
instacron_str |
UNIFESP |
institution |
UNIFESP |
reponame_str |
Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) |
collection |
Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) |
repository.name.fl_str_mv |
Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaeducacaounifesp@gmail.com|| remarcilio@gmail.com |
_version_ |
1809463234059567104 |