A PESQUISA COMO ESTRATÉGIA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fritsch, Rosangela
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)
Texto Completo: https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/681
Resumo: Este artigo articulou a formação continuada com a participação de professoras da educação básica em uma pesquisa acadêmica, tendo como objetivo evidenciar que os espaços e atividades de uma pesquisa podem se constituir em estratégias significativas de formação nas trajetórias de professoras da educação básica. Referencia-se metodologicamente na pesquisa-formação e na abordagem biográfica, articulando com a ideia da pesquisa enquanto formadora. A experiência realizada com professoras do ensino médio de escolas estaduais apresentou-se como espaço formador gerando aprendizagens significativas. PALAVRAS-CHAVE: formação continuada de professores, pesquisa, experiências formadoras.  
id UNIFESP-3_9b1e09f0568d9fb0b6f1ee3cebd0388e
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/681
network_acronym_str UNIFESP-3
network_name_str Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)
repository_id_str
spelling A PESQUISA COMO ESTRATÉGIA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO BÁSICAEste artigo articulou a formação continuada com a participação de professoras da educação básica em uma pesquisa acadêmica, tendo como objetivo evidenciar que os espaços e atividades de uma pesquisa podem se constituir em estratégias significativas de formação nas trajetórias de professoras da educação básica. Referencia-se metodologicamente na pesquisa-formação e na abordagem biográfica, articulando com a ideia da pesquisa enquanto formadora. A experiência realizada com professoras do ensino médio de escolas estaduais apresentou-se como espaço formador gerando aprendizagens significativas. PALAVRAS-CHAVE: formação continuada de professores, pesquisa, experiências formadoras.  Universidade Federal de São Paulo2017-11-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/mswordhttps://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/68110.34024/olhares.2017.v5.681Olhares: Revista do Departamento de Educação da Unifesp; v. 5 n. 2 (2017): Dossiê Temático "Ensino Médio: temas e dilemas"; 15-302317-7853reponame:Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPporhttps://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/681/255https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/681/4314Fritsch, Rosangelainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-09T19:21:52Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/681Revistahttp://www.olhares.unifesp.br/index.php/olhares/indexPUBhttp://www.olhares.unifesp.br/index.php/olhares/oai||revistaeducacaounifesp@gmail.com|| remarcilio@gmail.com2317-78532317-7853opendoar:2020-08-09T19:21:52Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A PESQUISA COMO ESTRATÉGIA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA
title A PESQUISA COMO ESTRATÉGIA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA
spellingShingle A PESQUISA COMO ESTRATÉGIA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Fritsch, Rosangela
title_short A PESQUISA COMO ESTRATÉGIA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA
title_full A PESQUISA COMO ESTRATÉGIA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA
title_fullStr A PESQUISA COMO ESTRATÉGIA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA
title_full_unstemmed A PESQUISA COMO ESTRATÉGIA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA
title_sort A PESQUISA COMO ESTRATÉGIA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA
author Fritsch, Rosangela
author_facet Fritsch, Rosangela
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fritsch, Rosangela
description Este artigo articulou a formação continuada com a participação de professoras da educação básica em uma pesquisa acadêmica, tendo como objetivo evidenciar que os espaços e atividades de uma pesquisa podem se constituir em estratégias significativas de formação nas trajetórias de professoras da educação básica. Referencia-se metodologicamente na pesquisa-formação e na abordagem biográfica, articulando com a ideia da pesquisa enquanto formadora. A experiência realizada com professoras do ensino médio de escolas estaduais apresentou-se como espaço formador gerando aprendizagens significativas. PALAVRAS-CHAVE: formação continuada de professores, pesquisa, experiências formadoras.  
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-11-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/681
10.34024/olhares.2017.v5.681
url https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/681
identifier_str_mv 10.34024/olhares.2017.v5.681
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/681/255
https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/681/4314
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/msword
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Olhares: Revista do Departamento de Educação da Unifesp; v. 5 n. 2 (2017): Dossiê Temático "Ensino Médio: temas e dilemas"; 15-30
2317-7853
reponame:Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)
collection Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)
repository.name.fl_str_mv Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaeducacaounifesp@gmail.com|| remarcilio@gmail.com
_version_ 1809463234059567104