The recording of teaching practices by the portuguese language teacher as a formative process: a case study in the Caí Calley region – RS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Böttcher, Cristiane
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Carpes Camargo, Edson
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)
Texto Completo: https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/10596
Resumo: Faz parte do cotidiano dos professores de Língua Portuguesa ocupar a posição de instigadores de produções textuais, estimulando a imaginação e a criticidade de seus/suas alunos/as. Neste cenário, este estudo tem por objetivo refletir se os registros estão sendo feitos e, caso estejam, por qual motivo são tão pouco divulgados. Diante disso, optou-se como percurso metodológico pela pesquisa qualitativa com aporte na produção de narrativas autobiográficas, conforme menciona Schütze (1983). Os participantes do estudo são professores de Língua Portuguesa que possuem formação na área e atuam em escolas de educação básica. Os resultados apontaram que os registros das práticas ocorrem mais por uma questão burocrática - com registro nos cadernos de presença - do que movidos por questões que possam aprimorar e qualificar a prática docente.
id UNIFESP-3_a6d8f292fd40ca185bcfbe6e83119152
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10596
network_acronym_str UNIFESP-3
network_name_str Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)
repository_id_str
spelling The recording of teaching practices by the portuguese language teacher as a formative process: a case study in the Caí Calley region – RS O registro das práticas docentes pelo professor de língua portuguesa como processo formativo: um estudo de caso na região do Vale do Caí – RSRegistroProfessor de Língua PortuguesaNarrativa autobiográficaRecordPortuguese Language TeacherAutobiographical narrativeFaz parte do cotidiano dos professores de Língua Portuguesa ocupar a posição de instigadores de produções textuais, estimulando a imaginação e a criticidade de seus/suas alunos/as. Neste cenário, este estudo tem por objetivo refletir se os registros estão sendo feitos e, caso estejam, por qual motivo são tão pouco divulgados. Diante disso, optou-se como percurso metodológico pela pesquisa qualitativa com aporte na produção de narrativas autobiográficas, conforme menciona Schütze (1983). Os participantes do estudo são professores de Língua Portuguesa que possuem formação na área e atuam em escolas de educação básica. Os resultados apontaram que os registros das práticas ocorrem mais por uma questão burocrática - com registro nos cadernos de presença - do que movidos por questões que possam aprimorar e qualificar a prática docente.It is part of the Portuguese Language teachers routine to occupy the position of textual productions instigators, stimulating the imagination and critical thought of their students. In this scenario, the study aims to reflect if these records are being made and, if so, why they are so little disclosed. Given this, the methodological route chosen was of the qualitative research, based on the production of autobiographical narratives, as mentioned by Schütze (1983). The participants of this study are Portuguese Language teachers graduated in the area and work in schools of basic education. The results pointed out that the records of the practices occur more in a bureaucratic manner – through recordings in attendance notebooks - than driven by questions that can enhance and qualify the teaching practice.Universidade Federal de São Paulo2020-11-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/1059610.34024/olhares.2020.v8.10596Olhares: Revista do Departamento de Educação da Unifesp; v. 8 n. 3 (2020): Revista Olhares - REVISTA DO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO - UNIFESP; 162-1742317-7853reponame:Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPporhttps://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/10596/8131Copyright (c) 2020 Cristiane Böttcher, Edson Carpes Camargoinfo:eu-repo/semantics/openAccessBöttcher, CristianeCarpes Camargo, Edson 2020-12-04T19:39:56Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10596Revistahttp://www.olhares.unifesp.br/index.php/olhares/indexPUBhttp://www.olhares.unifesp.br/index.php/olhares/oai||revistaeducacaounifesp@gmail.com|| remarcilio@gmail.com2317-78532317-7853opendoar:2020-12-04T19:39:56Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.none.fl_str_mv The recording of teaching practices by the portuguese language teacher as a formative process: a case study in the Caí Calley region – RS
O registro das práticas docentes pelo professor de língua portuguesa como processo formativo: um estudo de caso na região do Vale do Caí – RS
title The recording of teaching practices by the portuguese language teacher as a formative process: a case study in the Caí Calley region – RS
spellingShingle The recording of teaching practices by the portuguese language teacher as a formative process: a case study in the Caí Calley region – RS
Böttcher, Cristiane
Registro
Professor de Língua Portuguesa
Narrativa autobiográfica
Record
Portuguese Language Teacher
Autobiographical narrative
title_short The recording of teaching practices by the portuguese language teacher as a formative process: a case study in the Caí Calley region – RS
title_full The recording of teaching practices by the portuguese language teacher as a formative process: a case study in the Caí Calley region – RS
title_fullStr The recording of teaching practices by the portuguese language teacher as a formative process: a case study in the Caí Calley region – RS
title_full_unstemmed The recording of teaching practices by the portuguese language teacher as a formative process: a case study in the Caí Calley region – RS
title_sort The recording of teaching practices by the portuguese language teacher as a formative process: a case study in the Caí Calley region – RS
author Böttcher, Cristiane
author_facet Böttcher, Cristiane
Carpes Camargo, Edson
author_role author
author2 Carpes Camargo, Edson
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Böttcher, Cristiane
Carpes Camargo, Edson
dc.subject.por.fl_str_mv Registro
Professor de Língua Portuguesa
Narrativa autobiográfica
Record
Portuguese Language Teacher
Autobiographical narrative
topic Registro
Professor de Língua Portuguesa
Narrativa autobiográfica
Record
Portuguese Language Teacher
Autobiographical narrative
description Faz parte do cotidiano dos professores de Língua Portuguesa ocupar a posição de instigadores de produções textuais, estimulando a imaginação e a criticidade de seus/suas alunos/as. Neste cenário, este estudo tem por objetivo refletir se os registros estão sendo feitos e, caso estejam, por qual motivo são tão pouco divulgados. Diante disso, optou-se como percurso metodológico pela pesquisa qualitativa com aporte na produção de narrativas autobiográficas, conforme menciona Schütze (1983). Os participantes do estudo são professores de Língua Portuguesa que possuem formação na área e atuam em escolas de educação básica. Os resultados apontaram que os registros das práticas ocorrem mais por uma questão burocrática - com registro nos cadernos de presença - do que movidos por questões que possam aprimorar e qualificar a prática docente.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-11-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/10596
10.34024/olhares.2020.v8.10596
url https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/10596
identifier_str_mv 10.34024/olhares.2020.v8.10596
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/10596/8131
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Cristiane Böttcher, Edson Carpes Camargo
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Cristiane Böttcher, Edson Carpes Camargo
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Olhares: Revista do Departamento de Educação da Unifesp; v. 8 n. 3 (2020): Revista Olhares - REVISTA DO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO - UNIFESP; 162-174
2317-7853
reponame:Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)
collection Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)
repository.name.fl_str_mv Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaeducacaounifesp@gmail.com|| remarcilio@gmail.com
_version_ 1809463234497871872