The recording of teaching practices by the portuguese language teacher as a formative process: a case study in the Caí Calley region – RS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) |
Texto Completo: | https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/10596 |
Resumo: | Faz parte do cotidiano dos professores de Língua Portuguesa ocupar a posição de instigadores de produções textuais, estimulando a imaginação e a criticidade de seus/suas alunos/as. Neste cenário, este estudo tem por objetivo refletir se os registros estão sendo feitos e, caso estejam, por qual motivo são tão pouco divulgados. Diante disso, optou-se como percurso metodológico pela pesquisa qualitativa com aporte na produção de narrativas autobiográficas, conforme menciona Schütze (1983). Os participantes do estudo são professores de Língua Portuguesa que possuem formação na área e atuam em escolas de educação básica. Os resultados apontaram que os registros das práticas ocorrem mais por uma questão burocrática - com registro nos cadernos de presença - do que movidos por questões que possam aprimorar e qualificar a prática docente. |
id |
UNIFESP-3_a6d8f292fd40ca185bcfbe6e83119152 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10596 |
network_acronym_str |
UNIFESP-3 |
network_name_str |
Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) |
repository_id_str |
|
spelling |
The recording of teaching practices by the portuguese language teacher as a formative process: a case study in the Caí Calley region – RS O registro das práticas docentes pelo professor de língua portuguesa como processo formativo: um estudo de caso na região do Vale do Caí – RSRegistroProfessor de Língua PortuguesaNarrativa autobiográficaRecordPortuguese Language TeacherAutobiographical narrativeFaz parte do cotidiano dos professores de Língua Portuguesa ocupar a posição de instigadores de produções textuais, estimulando a imaginação e a criticidade de seus/suas alunos/as. Neste cenário, este estudo tem por objetivo refletir se os registros estão sendo feitos e, caso estejam, por qual motivo são tão pouco divulgados. Diante disso, optou-se como percurso metodológico pela pesquisa qualitativa com aporte na produção de narrativas autobiográficas, conforme menciona Schütze (1983). Os participantes do estudo são professores de Língua Portuguesa que possuem formação na área e atuam em escolas de educação básica. Os resultados apontaram que os registros das práticas ocorrem mais por uma questão burocrática - com registro nos cadernos de presença - do que movidos por questões que possam aprimorar e qualificar a prática docente.It is part of the Portuguese Language teachers routine to occupy the position of textual productions instigators, stimulating the imagination and critical thought of their students. In this scenario, the study aims to reflect if these records are being made and, if so, why they are so little disclosed. Given this, the methodological route chosen was of the qualitative research, based on the production of autobiographical narratives, as mentioned by Schütze (1983). The participants of this study are Portuguese Language teachers graduated in the area and work in schools of basic education. The results pointed out that the records of the practices occur more in a bureaucratic manner – through recordings in attendance notebooks - than driven by questions that can enhance and qualify the teaching practice.Universidade Federal de São Paulo2020-11-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/1059610.34024/olhares.2020.v8.10596Olhares: Revista do Departamento de Educação da Unifesp; v. 8 n. 3 (2020): Revista Olhares - REVISTA DO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO - UNIFESP; 162-1742317-7853reponame:Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPporhttps://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/10596/8131Copyright (c) 2020 Cristiane Böttcher, Edson Carpes Camargoinfo:eu-repo/semantics/openAccessBöttcher, CristianeCarpes Camargo, Edson 2020-12-04T19:39:56Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10596Revistahttp://www.olhares.unifesp.br/index.php/olhares/indexPUBhttp://www.olhares.unifesp.br/index.php/olhares/oai||revistaeducacaounifesp@gmail.com|| remarcilio@gmail.com2317-78532317-7853opendoar:2020-12-04T19:39:56Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
The recording of teaching practices by the portuguese language teacher as a formative process: a case study in the Caí Calley region – RS O registro das práticas docentes pelo professor de língua portuguesa como processo formativo: um estudo de caso na região do Vale do Caí – RS |
title |
The recording of teaching practices by the portuguese language teacher as a formative process: a case study in the Caí Calley region – RS |
spellingShingle |
The recording of teaching practices by the portuguese language teacher as a formative process: a case study in the Caí Calley region – RS Böttcher, Cristiane Registro Professor de Língua Portuguesa Narrativa autobiográfica Record Portuguese Language Teacher Autobiographical narrative |
title_short |
The recording of teaching practices by the portuguese language teacher as a formative process: a case study in the Caí Calley region – RS |
title_full |
The recording of teaching practices by the portuguese language teacher as a formative process: a case study in the Caí Calley region – RS |
title_fullStr |
The recording of teaching practices by the portuguese language teacher as a formative process: a case study in the Caí Calley region – RS |
title_full_unstemmed |
The recording of teaching practices by the portuguese language teacher as a formative process: a case study in the Caí Calley region – RS |
title_sort |
The recording of teaching practices by the portuguese language teacher as a formative process: a case study in the Caí Calley region – RS |
author |
Böttcher, Cristiane |
author_facet |
Böttcher, Cristiane Carpes Camargo, Edson |
author_role |
author |
author2 |
Carpes Camargo, Edson |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Böttcher, Cristiane Carpes Camargo, Edson |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Registro Professor de Língua Portuguesa Narrativa autobiográfica Record Portuguese Language Teacher Autobiographical narrative |
topic |
Registro Professor de Língua Portuguesa Narrativa autobiográfica Record Portuguese Language Teacher Autobiographical narrative |
description |
Faz parte do cotidiano dos professores de Língua Portuguesa ocupar a posição de instigadores de produções textuais, estimulando a imaginação e a criticidade de seus/suas alunos/as. Neste cenário, este estudo tem por objetivo refletir se os registros estão sendo feitos e, caso estejam, por qual motivo são tão pouco divulgados. Diante disso, optou-se como percurso metodológico pela pesquisa qualitativa com aporte na produção de narrativas autobiográficas, conforme menciona Schütze (1983). Os participantes do estudo são professores de Língua Portuguesa que possuem formação na área e atuam em escolas de educação básica. Os resultados apontaram que os registros das práticas ocorrem mais por uma questão burocrática - com registro nos cadernos de presença - do que movidos por questões que possam aprimorar e qualificar a prática docente. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-11-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/10596 10.34024/olhares.2020.v8.10596 |
url |
https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/10596 |
identifier_str_mv |
10.34024/olhares.2020.v8.10596 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/10596/8131 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Cristiane Böttcher, Edson Carpes Camargo info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Cristiane Böttcher, Edson Carpes Camargo |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
Olhares: Revista do Departamento de Educação da Unifesp; v. 8 n. 3 (2020): Revista Olhares - REVISTA DO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO - UNIFESP; 162-174 2317-7853 reponame:Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) instacron:UNIFESP |
instname_str |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
instacron_str |
UNIFESP |
institution |
UNIFESP |
reponame_str |
Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) |
collection |
Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) |
repository.name.fl_str_mv |
Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaeducacaounifesp@gmail.com|| remarcilio@gmail.com |
_version_ |
1809463234497871872 |