Olhar pelo buraco da agulha: Pinhole numa proposta de estágio e formação de professores/as em Ciências Sociais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) |
Texto Completo: | https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/58 |
Resumo: | Esse artigo discute o estágio de formação de alunos e alunas na licenciatura em Ciências Sociais, futuros professores/as de ensino médio, tendo como motivador a apresentação de prática pedagógica utilizando o processo fotográfico pinhole, afirmando que se trata de rica oportunidade de formação. O pinhole é apresentado como oportunidade de problematização de diferentes aspectos da sociedade, encontrando-se com o desejo de questionar o que está posto diante de todos nós: estranhar e desnaturalizar diferentes situações é um dos objetivos. A sociologia da imagem é aqui apresentada de modo breve, pelo “buraco da agulha” numa proposta de estágio considerando modos de ver de alunos/as a partir do pinhole buscando enriquecer a experiência de formação e uso de recurso didático. |
id |
UNIFESP-3_b4c9c0909b565182adef116cf1cf97d4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/58 |
network_acronym_str |
UNIFESP-3 |
network_name_str |
Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) |
repository_id_str |
|
spelling |
Olhar pelo buraco da agulha: Pinhole numa proposta de estágio e formação de professores/as em Ciências SociaisEsse artigo discute o estágio de formação de alunos e alunas na licenciatura em Ciências Sociais, futuros professores/as de ensino médio, tendo como motivador a apresentação de prática pedagógica utilizando o processo fotográfico pinhole, afirmando que se trata de rica oportunidade de formação. O pinhole é apresentado como oportunidade de problematização de diferentes aspectos da sociedade, encontrando-se com o desejo de questionar o que está posto diante de todos nós: estranhar e desnaturalizar diferentes situações é um dos objetivos. A sociologia da imagem é aqui apresentada de modo breve, pelo “buraco da agulha” numa proposta de estágio considerando modos de ver de alunos/as a partir do pinhole buscando enriquecer a experiência de formação e uso de recurso didático. Universidade Federal de São Paulo2013-05-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/5810.34024/olhares.2013.v1.58Olhares: Revista do Departamento de Educação da Unifesp; v. 1 n. 1 (2013): Dossiê Temático: Estágios Supervisionados Obrigatórios" ; 263-2832317-7853reponame:Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPporhttps://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/58/12Gobbi, Marcia AparecidaStelo Leite, Maria Cristinainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-09T19:12:48Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/58Revistahttp://www.olhares.unifesp.br/index.php/olhares/indexPUBhttp://www.olhares.unifesp.br/index.php/olhares/oai||revistaeducacaounifesp@gmail.com|| remarcilio@gmail.com2317-78532317-7853opendoar:2020-08-09T19:12:48Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Olhar pelo buraco da agulha: Pinhole numa proposta de estágio e formação de professores/as em Ciências Sociais |
title |
Olhar pelo buraco da agulha: Pinhole numa proposta de estágio e formação de professores/as em Ciências Sociais |
spellingShingle |
Olhar pelo buraco da agulha: Pinhole numa proposta de estágio e formação de professores/as em Ciências Sociais Gobbi, Marcia Aparecida |
title_short |
Olhar pelo buraco da agulha: Pinhole numa proposta de estágio e formação de professores/as em Ciências Sociais |
title_full |
Olhar pelo buraco da agulha: Pinhole numa proposta de estágio e formação de professores/as em Ciências Sociais |
title_fullStr |
Olhar pelo buraco da agulha: Pinhole numa proposta de estágio e formação de professores/as em Ciências Sociais |
title_full_unstemmed |
Olhar pelo buraco da agulha: Pinhole numa proposta de estágio e formação de professores/as em Ciências Sociais |
title_sort |
Olhar pelo buraco da agulha: Pinhole numa proposta de estágio e formação de professores/as em Ciências Sociais |
author |
Gobbi, Marcia Aparecida |
author_facet |
Gobbi, Marcia Aparecida Stelo Leite, Maria Cristina |
author_role |
author |
author2 |
Stelo Leite, Maria Cristina |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gobbi, Marcia Aparecida Stelo Leite, Maria Cristina |
description |
Esse artigo discute o estágio de formação de alunos e alunas na licenciatura em Ciências Sociais, futuros professores/as de ensino médio, tendo como motivador a apresentação de prática pedagógica utilizando o processo fotográfico pinhole, afirmando que se trata de rica oportunidade de formação. O pinhole é apresentado como oportunidade de problematização de diferentes aspectos da sociedade, encontrando-se com o desejo de questionar o que está posto diante de todos nós: estranhar e desnaturalizar diferentes situações é um dos objetivos. A sociologia da imagem é aqui apresentada de modo breve, pelo “buraco da agulha” numa proposta de estágio considerando modos de ver de alunos/as a partir do pinhole buscando enriquecer a experiência de formação e uso de recurso didático. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-05-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/58 10.34024/olhares.2013.v1.58 |
url |
https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/58 |
identifier_str_mv |
10.34024/olhares.2013.v1.58 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/58/12 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
Olhares: Revista do Departamento de Educação da Unifesp; v. 1 n. 1 (2013): Dossiê Temático: Estágios Supervisionados Obrigatórios" ; 263-283 2317-7853 reponame:Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) instacron:UNIFESP |
instname_str |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
instacron_str |
UNIFESP |
institution |
UNIFESP |
reponame_str |
Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) |
collection |
Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) |
repository.name.fl_str_mv |
Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaeducacaounifesp@gmail.com|| remarcilio@gmail.com |
_version_ |
1809463233597145088 |