Olhar pelo buraco da agulha: Pinhole numa proposta de estágio e formação de professores/as em Ciências Sociais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gobbi, Marcia Aparecida
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Stelo Leite, Maria Cristina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)
Texto Completo: https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/58
Resumo: Esse  artigo discute o estágio de formação de alunos e alunas na licenciatura em Ciências Sociais, futuros professores/as de ensino médio, tendo como motivador a apresentação de prática pedagógica utilizando o processo fotográfico pinhole, afirmando que se trata de rica oportunidade de formação. O pinhole é apresentado como oportunidade de problematização de diferentes aspectos da sociedade, encontrando-se com o desejo de questionar o que está posto diante de todos nós: estranhar e desnaturalizar diferentes situações é um dos objetivos. A sociologia da imagem é aqui apresentada de modo breve, pelo “buraco da agulha” numa proposta de estágio considerando modos de ver de alunos/as a partir do pinhole buscando enriquecer a experiência de formação e uso de recurso didático. 
id UNIFESP-3_b4c9c0909b565182adef116cf1cf97d4
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/58
network_acronym_str UNIFESP-3
network_name_str Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)
repository_id_str
spelling Olhar pelo buraco da agulha: Pinhole numa proposta de estágio e formação de professores/as em Ciências SociaisEsse  artigo discute o estágio de formação de alunos e alunas na licenciatura em Ciências Sociais, futuros professores/as de ensino médio, tendo como motivador a apresentação de prática pedagógica utilizando o processo fotográfico pinhole, afirmando que se trata de rica oportunidade de formação. O pinhole é apresentado como oportunidade de problematização de diferentes aspectos da sociedade, encontrando-se com o desejo de questionar o que está posto diante de todos nós: estranhar e desnaturalizar diferentes situações é um dos objetivos. A sociologia da imagem é aqui apresentada de modo breve, pelo “buraco da agulha” numa proposta de estágio considerando modos de ver de alunos/as a partir do pinhole buscando enriquecer a experiência de formação e uso de recurso didático. Universidade Federal de São Paulo2013-05-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/5810.34024/olhares.2013.v1.58Olhares: Revista do Departamento de Educação da Unifesp; v. 1 n. 1 (2013): Dossiê Temático: Estágios Supervisionados Obrigatórios" ; 263-2832317-7853reponame:Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPporhttps://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/58/12Gobbi, Marcia AparecidaStelo Leite, Maria Cristinainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-09T19:12:48Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/58Revistahttp://www.olhares.unifesp.br/index.php/olhares/indexPUBhttp://www.olhares.unifesp.br/index.php/olhares/oai||revistaeducacaounifesp@gmail.com|| remarcilio@gmail.com2317-78532317-7853opendoar:2020-08-09T19:12:48Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Olhar pelo buraco da agulha: Pinhole numa proposta de estágio e formação de professores/as em Ciências Sociais
title Olhar pelo buraco da agulha: Pinhole numa proposta de estágio e formação de professores/as em Ciências Sociais
spellingShingle Olhar pelo buraco da agulha: Pinhole numa proposta de estágio e formação de professores/as em Ciências Sociais
Gobbi, Marcia Aparecida
title_short Olhar pelo buraco da agulha: Pinhole numa proposta de estágio e formação de professores/as em Ciências Sociais
title_full Olhar pelo buraco da agulha: Pinhole numa proposta de estágio e formação de professores/as em Ciências Sociais
title_fullStr Olhar pelo buraco da agulha: Pinhole numa proposta de estágio e formação de professores/as em Ciências Sociais
title_full_unstemmed Olhar pelo buraco da agulha: Pinhole numa proposta de estágio e formação de professores/as em Ciências Sociais
title_sort Olhar pelo buraco da agulha: Pinhole numa proposta de estágio e formação de professores/as em Ciências Sociais
author Gobbi, Marcia Aparecida
author_facet Gobbi, Marcia Aparecida
Stelo Leite, Maria Cristina
author_role author
author2 Stelo Leite, Maria Cristina
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gobbi, Marcia Aparecida
Stelo Leite, Maria Cristina
description Esse  artigo discute o estágio de formação de alunos e alunas na licenciatura em Ciências Sociais, futuros professores/as de ensino médio, tendo como motivador a apresentação de prática pedagógica utilizando o processo fotográfico pinhole, afirmando que se trata de rica oportunidade de formação. O pinhole é apresentado como oportunidade de problematização de diferentes aspectos da sociedade, encontrando-se com o desejo de questionar o que está posto diante de todos nós: estranhar e desnaturalizar diferentes situações é um dos objetivos. A sociologia da imagem é aqui apresentada de modo breve, pelo “buraco da agulha” numa proposta de estágio considerando modos de ver de alunos/as a partir do pinhole buscando enriquecer a experiência de formação e uso de recurso didático. 
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-05-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/58
10.34024/olhares.2013.v1.58
url https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/58
identifier_str_mv 10.34024/olhares.2013.v1.58
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/58/12
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Olhares: Revista do Departamento de Educação da Unifesp; v. 1 n. 1 (2013): Dossiê Temático: Estágios Supervisionados Obrigatórios" ; 263-283
2317-7853
reponame:Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)
collection Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)
repository.name.fl_str_mv Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaeducacaounifesp@gmail.com|| remarcilio@gmail.com
_version_ 1809463233597145088