RESSIGNIFICAÇÃO DA IDENTIDADE NEGRA EM UMA ESCOLA NO DISTRITO DE SOPA, DIAMANTINA–MG

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Andressa Carvalho da
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Silva de Oliveira, Paula Cristina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)
Texto Completo: https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/358
Resumo: Resumo Este artigo traz à tona uma reflexão acerca da ressignificação da identidade negra em uma escola no distrito de Sopa, Diamantina-MG. Constituem-se como objetivos, verificar se a lei 10.639/03, que trata do ensino da História e Cultura africana e afro-brasileira é efetivada nesta escola e proporcionar uma reflexão/valorização da beleza negra. Nilma Lino Gomes, Kabengele Munanga e Stuart Hall são citados para fundamentação do trabalho. Optando-se pela pesquisa-ação como metodologia, três etapas constituíram a intervenção. A primeira etapa consistiu em sondar dificuldades na assunção da negritude nos estudantes. A segunda, à luz da literatura, trouxe a importância do reconhecimento étnico-racial. Na terceira etapa, utilizou-se a animação “Kiriku e a Feiticeira”. Ao término, autorretratos foram produzidos pelos estudantes materializando as discussões. A pesquisa denuncia a necessidade de maior atenção à temática étnico-racial nos cursos de formação de professores, para os quais essas discussões não são apenas um desafio, mas um dever. Palavras-chave: Reconhecimento étnico-racial, identidade negra, lei 10.639/03 
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