Aprendizagem organizacional e teoria neoinstitucional à luz da escola comportamental de negócios internacionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monticelli, Jefferson Marlon
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: de Vasconcellos, Silvio Luís, Garrido, Ivan Lapuente, Calixto, Cyntia Villasboas
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online)
Texto Completo: https://ojs.unifor.br/rca/article/view/4597
Resumo: Este estudo tem por objetivo apresentar as características da aprendizagem organizacional e da teoria neoinstitucional aplicadas à abordagem comportamental de negócios internacionais. Assim, este estudo visa contribuir ao integrar, de maneira singular, o papel das instituições na internacionalização das empresas sob a perspectiva comportamental. Para tanto, buscou-se desenvolver os principais conceitos que abordam os modelos de negócios internacionais sob tal perspectiva e que enfatizam o papel do aprendizado e do conhecimento para o êxito da internacionalização da firma. O estudo complementou essa visão ao acrescentar os trabalhos que utilizam o enfoque institucional no modelo de Uppsala, propiciando uma contribuição na revisão da perspectiva comportamental ao integrá-la aos conceitos de aprendizagem organizacional e de contexto institucional.
id UNIFOR-2_089b63bda9d7677ecec85d6b8f68b7dc
oai_identifier_str oai:ojs.ojs.unifor.br:article/4597
network_acronym_str UNIFOR-2
network_name_str Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online)
repository_id_str
spelling Aprendizagem organizacional e teoria neoinstitucional à luz da escola comportamental de negócios internacionaisEste estudo tem por objetivo apresentar as características da aprendizagem organizacional e da teoria neoinstitucional aplicadas à abordagem comportamental de negócios internacionais. Assim, este estudo visa contribuir ao integrar, de maneira singular, o papel das instituições na internacionalização das empresas sob a perspectiva comportamental. Para tanto, buscou-se desenvolver os principais conceitos que abordam os modelos de negócios internacionais sob tal perspectiva e que enfatizam o papel do aprendizado e do conhecimento para o êxito da internacionalização da firma. O estudo complementou essa visão ao acrescentar os trabalhos que utilizam o enfoque institucional no modelo de Uppsala, propiciando uma contribuição na revisão da perspectiva comportamental ao integrá-la aos conceitos de aprendizagem organizacional e de contexto institucional.Universidade de Fortaleza2017-06-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.unifor.br/rca/article/view/459710.5020/2318-0722.23.2.308-321Revista Ciências Administrativas; v. 23 n. 2 (2017); 308-3212318-0722reponame:Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online)instname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)instacron:UNIFORporhttps://ojs.unifor.br/rca/article/view/4597/pdfCopyright (c) 2017 Revista Ciências Administrativas ou Journal of Administrative Sciencesinfo:eu-repo/semantics/openAccessMonticelli, Jefferson Marlonde Vasconcellos, Silvio LuísGarrido, Ivan LapuenteCalixto, Cyntia Villasboas2020-04-02T17:51:50Zoai:ojs.ojs.unifor.br:article/4597Revistahttps://periodicos.unifor.br/rcahttp://ojs.unifor.br/index.php/rca/oai||revcca@unifor.br|| sergioforte@unifor.br2318-07221414-0896opendoar:2020-04-02T17:51:50Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online) - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)false
dc.title.none.fl_str_mv Aprendizagem organizacional e teoria neoinstitucional à luz da escola comportamental de negócios internacionais
title Aprendizagem organizacional e teoria neoinstitucional à luz da escola comportamental de negócios internacionais
spellingShingle Aprendizagem organizacional e teoria neoinstitucional à luz da escola comportamental de negócios internacionais
Monticelli, Jefferson Marlon
title_short Aprendizagem organizacional e teoria neoinstitucional à luz da escola comportamental de negócios internacionais
title_full Aprendizagem organizacional e teoria neoinstitucional à luz da escola comportamental de negócios internacionais
title_fullStr Aprendizagem organizacional e teoria neoinstitucional à luz da escola comportamental de negócios internacionais
title_full_unstemmed Aprendizagem organizacional e teoria neoinstitucional à luz da escola comportamental de negócios internacionais
title_sort Aprendizagem organizacional e teoria neoinstitucional à luz da escola comportamental de negócios internacionais
author Monticelli, Jefferson Marlon
author_facet Monticelli, Jefferson Marlon
de Vasconcellos, Silvio Luís
Garrido, Ivan Lapuente
Calixto, Cyntia Villasboas
author_role author
author2 de Vasconcellos, Silvio Luís
Garrido, Ivan Lapuente
Calixto, Cyntia Villasboas
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Monticelli, Jefferson Marlon
de Vasconcellos, Silvio Luís
Garrido, Ivan Lapuente
Calixto, Cyntia Villasboas
description Este estudo tem por objetivo apresentar as características da aprendizagem organizacional e da teoria neoinstitucional aplicadas à abordagem comportamental de negócios internacionais. Assim, este estudo visa contribuir ao integrar, de maneira singular, o papel das instituições na internacionalização das empresas sob a perspectiva comportamental. Para tanto, buscou-se desenvolver os principais conceitos que abordam os modelos de negócios internacionais sob tal perspectiva e que enfatizam o papel do aprendizado e do conhecimento para o êxito da internacionalização da firma. O estudo complementou essa visão ao acrescentar os trabalhos que utilizam o enfoque institucional no modelo de Uppsala, propiciando uma contribuição na revisão da perspectiva comportamental ao integrá-la aos conceitos de aprendizagem organizacional e de contexto institucional.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-06-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.unifor.br/rca/article/view/4597
10.5020/2318-0722.23.2.308-321
url https://ojs.unifor.br/rca/article/view/4597
identifier_str_mv 10.5020/2318-0722.23.2.308-321
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.unifor.br/rca/article/view/4597/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Ciências Administrativas ou Journal of Administrative Sciences
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Ciências Administrativas ou Journal of Administrative Sciences
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Fortaleza
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Fortaleza
dc.source.none.fl_str_mv Revista Ciências Administrativas; v. 23 n. 2 (2017); 308-321
2318-0722
reponame:Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online)
instname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
instacron:UNIFOR
instname_str Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
instacron_str UNIFOR
institution UNIFOR
reponame_str Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online)
collection Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online) - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
repository.mail.fl_str_mv ||revcca@unifor.br|| sergioforte@unifor.br
_version_ 1788165807995355136