Aprendizagem organizacional e teoria neoinstitucional à luz da escola comportamental de negócios internacionais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online) |
Texto Completo: | https://ojs.unifor.br/rca/article/view/4597 |
Resumo: | Este estudo tem por objetivo apresentar as características da aprendizagem organizacional e da teoria neoinstitucional aplicadas à abordagem comportamental de negócios internacionais. Assim, este estudo visa contribuir ao integrar, de maneira singular, o papel das instituições na internacionalização das empresas sob a perspectiva comportamental. Para tanto, buscou-se desenvolver os principais conceitos que abordam os modelos de negócios internacionais sob tal perspectiva e que enfatizam o papel do aprendizado e do conhecimento para o êxito da internacionalização da firma. O estudo complementou essa visão ao acrescentar os trabalhos que utilizam o enfoque institucional no modelo de Uppsala, propiciando uma contribuição na revisão da perspectiva comportamental ao integrá-la aos conceitos de aprendizagem organizacional e de contexto institucional. |
id |
UNIFOR-2_089b63bda9d7677ecec85d6b8f68b7dc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.ojs.unifor.br:article/4597 |
network_acronym_str |
UNIFOR-2 |
network_name_str |
Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Aprendizagem organizacional e teoria neoinstitucional à luz da escola comportamental de negócios internacionaisEste estudo tem por objetivo apresentar as características da aprendizagem organizacional e da teoria neoinstitucional aplicadas à abordagem comportamental de negócios internacionais. Assim, este estudo visa contribuir ao integrar, de maneira singular, o papel das instituições na internacionalização das empresas sob a perspectiva comportamental. Para tanto, buscou-se desenvolver os principais conceitos que abordam os modelos de negócios internacionais sob tal perspectiva e que enfatizam o papel do aprendizado e do conhecimento para o êxito da internacionalização da firma. O estudo complementou essa visão ao acrescentar os trabalhos que utilizam o enfoque institucional no modelo de Uppsala, propiciando uma contribuição na revisão da perspectiva comportamental ao integrá-la aos conceitos de aprendizagem organizacional e de contexto institucional.Universidade de Fortaleza2017-06-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.unifor.br/rca/article/view/459710.5020/2318-0722.23.2.308-321Revista Ciências Administrativas; v. 23 n. 2 (2017); 308-3212318-0722reponame:Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online)instname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)instacron:UNIFORporhttps://ojs.unifor.br/rca/article/view/4597/pdfCopyright (c) 2017 Revista Ciências Administrativas ou Journal of Administrative Sciencesinfo:eu-repo/semantics/openAccessMonticelli, Jefferson Marlonde Vasconcellos, Silvio LuísGarrido, Ivan LapuenteCalixto, Cyntia Villasboas2020-04-02T17:51:50Zoai:ojs.ojs.unifor.br:article/4597Revistahttps://periodicos.unifor.br/rcahttp://ojs.unifor.br/index.php/rca/oai||revcca@unifor.br|| sergioforte@unifor.br2318-07221414-0896opendoar:2020-04-02T17:51:50Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online) - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aprendizagem organizacional e teoria neoinstitucional à luz da escola comportamental de negócios internacionais |
title |
Aprendizagem organizacional e teoria neoinstitucional à luz da escola comportamental de negócios internacionais |
spellingShingle |
Aprendizagem organizacional e teoria neoinstitucional à luz da escola comportamental de negócios internacionais Monticelli, Jefferson Marlon |
title_short |
Aprendizagem organizacional e teoria neoinstitucional à luz da escola comportamental de negócios internacionais |
title_full |
Aprendizagem organizacional e teoria neoinstitucional à luz da escola comportamental de negócios internacionais |
title_fullStr |
Aprendizagem organizacional e teoria neoinstitucional à luz da escola comportamental de negócios internacionais |
title_full_unstemmed |
Aprendizagem organizacional e teoria neoinstitucional à luz da escola comportamental de negócios internacionais |
title_sort |
Aprendizagem organizacional e teoria neoinstitucional à luz da escola comportamental de negócios internacionais |
author |
Monticelli, Jefferson Marlon |
author_facet |
Monticelli, Jefferson Marlon de Vasconcellos, Silvio Luís Garrido, Ivan Lapuente Calixto, Cyntia Villasboas |
author_role |
author |
author2 |
de Vasconcellos, Silvio Luís Garrido, Ivan Lapuente Calixto, Cyntia Villasboas |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Monticelli, Jefferson Marlon de Vasconcellos, Silvio Luís Garrido, Ivan Lapuente Calixto, Cyntia Villasboas |
description |
Este estudo tem por objetivo apresentar as características da aprendizagem organizacional e da teoria neoinstitucional aplicadas à abordagem comportamental de negócios internacionais. Assim, este estudo visa contribuir ao integrar, de maneira singular, o papel das instituições na internacionalização das empresas sob a perspectiva comportamental. Para tanto, buscou-se desenvolver os principais conceitos que abordam os modelos de negócios internacionais sob tal perspectiva e que enfatizam o papel do aprendizado e do conhecimento para o êxito da internacionalização da firma. O estudo complementou essa visão ao acrescentar os trabalhos que utilizam o enfoque institucional no modelo de Uppsala, propiciando uma contribuição na revisão da perspectiva comportamental ao integrá-la aos conceitos de aprendizagem organizacional e de contexto institucional. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-06-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.unifor.br/rca/article/view/4597 10.5020/2318-0722.23.2.308-321 |
url |
https://ojs.unifor.br/rca/article/view/4597 |
identifier_str_mv |
10.5020/2318-0722.23.2.308-321 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.unifor.br/rca/article/view/4597/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Ciências Administrativas ou Journal of Administrative Sciences info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Ciências Administrativas ou Journal of Administrative Sciences |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Fortaleza |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Fortaleza |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Ciências Administrativas; v. 23 n. 2 (2017); 308-321 2318-0722 reponame:Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online) instname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR) instacron:UNIFOR |
instname_str |
Universidade de Fortaleza (UNIFOR) |
instacron_str |
UNIFOR |
institution |
UNIFOR |
reponame_str |
Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online) |
collection |
Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online) - Universidade de Fortaleza (UNIFOR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revcca@unifor.br|| sergioforte@unifor.br |
_version_ |
1788165807995355136 |