O Plus Size sob a Perspectiva Teórica da Construção de Mercados
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online) |
Texto Completo: | https://ojs.unifor.br/rca/article/view/e9524 |
Resumo: | Este estudo tem como objetivo descrever o processo de construção do mercado de moda plus size com base na perspectiva teórica de construção de mercados. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa e descritiva, e teve a coleta de dados por meio de entrevistas, observação não participante e pesquisa documental. Como principais resultados, têm-se dois fatores que marcam o início da construção desse mercado, que são: (a) aumento da obesidade da população e (b) aceite do corpo por parte da população obesa. Foram identificados diversos atores que participaram do processo de construção do mercado plus size, destacando-se as redes sociais (blogs). Como práticas de mercado, notou-se a baixa influência de práticas normativas, especialmente em relação à padronização das grades de tamanhos dos produtos. Em relação às práticas representacionais, tem-se um aumento no discurso favorável ao mercado plus size, colocando esse nicho como oportunidade para empresários e favorecendo o aceite do corpo pela população. Por fim, em relação às práticas de troca, verificou-se semelhanças àquelas encontradas nos mercados de moda em geral. |
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O Plus Size sob a Perspectiva Teórica da Construção de Mercadosplus size. construção de mercados. atores. marketing. práticas de mercado.Construção de MercadosEste estudo tem como objetivo descrever o processo de construção do mercado de moda plus size com base na perspectiva teórica de construção de mercados. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa e descritiva, e teve a coleta de dados por meio de entrevistas, observação não participante e pesquisa documental. Como principais resultados, têm-se dois fatores que marcam o início da construção desse mercado, que são: (a) aumento da obesidade da população e (b) aceite do corpo por parte da população obesa. Foram identificados diversos atores que participaram do processo de construção do mercado plus size, destacando-se as redes sociais (blogs). Como práticas de mercado, notou-se a baixa influência de práticas normativas, especialmente em relação à padronização das grades de tamanhos dos produtos. Em relação às práticas representacionais, tem-se um aumento no discurso favorável ao mercado plus size, colocando esse nicho como oportunidade para empresários e favorecendo o aceite do corpo pela população. Por fim, em relação às práticas de troca, verificou-se semelhanças àquelas encontradas nos mercados de moda em geral.Universidade de Fortaleza2020-11-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.unifor.br/rca/article/view/e952410.5020/2318-0722.2020.26.2.9524Journal of Administrative Sciences; Vol. 26 No. 2 (2020) Revista de Ciencias Administrativas; Vol. 26 Núm. 2 (2020)Revista Ciências Administrativas; v. 26 n. 2 (2020)2318-0722reponame:Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online)instname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)instacron:UNIFORporhttps://ojs.unifor.br/rca/article/view/e9524/pdfCopyright (c) 2020 Revista Ciências Administrativas ou Journal of Administrative Sciencesinfo:eu-repo/semantics/openAccessFavero, Marcela BortottiVieira, Francisco Giovanni David2024-04-26T12:06:58Zoai:ojs.ojs.unifor.br:article/9524Revistahttps://ojs.unifor.br/rca/PUBhttps://ojs.unifor.br/rca/oai||revcca@unifor.br|| sergioforte@unifor.br2318-07221414-0896opendoar:2024-04-26T12:06:58Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online) - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)false |
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