O Plus Size sob a Perspectiva Teórica da Construção de Mercados

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Favero, Marcela Bortotti
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Vieira, Francisco Giovanni David
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online)
Texto Completo: https://ojs.unifor.br/rca/article/view/e9524
Resumo: Este estudo tem como objetivo descrever o processo de construção do mercado de moda plus size com base na perspectiva teórica de construção de mercados. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa e descritiva, e teve a coleta de dados por meio de entrevistas, observação não participante e pesquisa documental. Como principais resultados, têm-se dois fatores que marcam o início da construção desse mercado, que são: (a) aumento da obesidade da população e (b) aceite do corpo por parte da população obesa. Foram identificados diversos atores que participaram do processo de construção do mercado plus size, destacando-se as redes sociais (blogs). Como práticas de mercado, notou-se a baixa influência de práticas normativas, especialmente em relação à padronização das grades de tamanhos dos produtos. Em relação às práticas representacionais, tem-se um aumento no discurso favorável ao mercado plus size, colocando esse nicho como oportunidade para empresários e favorecendo o aceite do corpo pela população. Por fim, em relação às práticas de troca, verificou-se semelhanças àquelas encontradas nos mercados de moda em geral.
id UNIFOR-2_13b1cc2581b937af5b86e9bc84c3425b
oai_identifier_str oai:ojs.ojs.unifor.br:article/9524
network_acronym_str UNIFOR-2
network_name_str Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online)
repository_id_str
spelling O Plus Size sob a Perspectiva Teórica da Construção de Mercadosplus size. construção de mercados. atores. marketing. práticas de mercado.Construção de MercadosEste estudo tem como objetivo descrever o processo de construção do mercado de moda plus size com base na perspectiva teórica de construção de mercados. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa e descritiva, e teve a coleta de dados por meio de entrevistas, observação não participante e pesquisa documental. Como principais resultados, têm-se dois fatores que marcam o início da construção desse mercado, que são: (a) aumento da obesidade da população e (b) aceite do corpo por parte da população obesa. Foram identificados diversos atores que participaram do processo de construção do mercado plus size, destacando-se as redes sociais (blogs). Como práticas de mercado, notou-se a baixa influência de práticas normativas, especialmente em relação à padronização das grades de tamanhos dos produtos. Em relação às práticas representacionais, tem-se um aumento no discurso favorável ao mercado plus size, colocando esse nicho como oportunidade para empresários e favorecendo o aceite do corpo pela população. Por fim, em relação às práticas de troca, verificou-se semelhanças àquelas encontradas nos mercados de moda em geral.Universidade de Fortaleza2020-11-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.unifor.br/rca/article/view/e952410.5020/2318-0722.2020.26.2.9524Journal of Administrative Sciences; Vol. 26 No. 2 (2020) Revista de Ciencias Administrativas; Vol. 26 Núm. 2 (2020)Revista Ciências Administrativas; v. 26 n. 2 (2020)2318-0722reponame:Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online)instname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)instacron:UNIFORporhttps://ojs.unifor.br/rca/article/view/e9524/pdfCopyright (c) 2020 Revista Ciências Administrativas ou Journal of Administrative Sciencesinfo:eu-repo/semantics/openAccessFavero, Marcela BortottiVieira, Francisco Giovanni David2024-04-26T12:06:58Zoai:ojs.ojs.unifor.br:article/9524Revistahttps://periodicos.unifor.br/rcahttp://ojs.unifor.br/index.php/rca/oai||revcca@unifor.br|| sergioforte@unifor.br2318-07221414-0896opendoar:2024-04-26T12:06:58Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online) - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)false
dc.title.none.fl_str_mv O Plus Size sob a Perspectiva Teórica da Construção de Mercados
title O Plus Size sob a Perspectiva Teórica da Construção de Mercados
spellingShingle O Plus Size sob a Perspectiva Teórica da Construção de Mercados
Favero, Marcela Bortotti
plus size. construção de mercados. atores. marketing. práticas de mercado.
Construção de Mercados
title_short O Plus Size sob a Perspectiva Teórica da Construção de Mercados
title_full O Plus Size sob a Perspectiva Teórica da Construção de Mercados
title_fullStr O Plus Size sob a Perspectiva Teórica da Construção de Mercados
title_full_unstemmed O Plus Size sob a Perspectiva Teórica da Construção de Mercados
title_sort O Plus Size sob a Perspectiva Teórica da Construção de Mercados
author Favero, Marcela Bortotti
author_facet Favero, Marcela Bortotti
Vieira, Francisco Giovanni David
author_role author
author2 Vieira, Francisco Giovanni David
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Favero, Marcela Bortotti
Vieira, Francisco Giovanni David
dc.subject.por.fl_str_mv plus size. construção de mercados. atores. marketing. práticas de mercado.
Construção de Mercados
topic plus size. construção de mercados. atores. marketing. práticas de mercado.
Construção de Mercados
description Este estudo tem como objetivo descrever o processo de construção do mercado de moda plus size com base na perspectiva teórica de construção de mercados. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa e descritiva, e teve a coleta de dados por meio de entrevistas, observação não participante e pesquisa documental. Como principais resultados, têm-se dois fatores que marcam o início da construção desse mercado, que são: (a) aumento da obesidade da população e (b) aceite do corpo por parte da população obesa. Foram identificados diversos atores que participaram do processo de construção do mercado plus size, destacando-se as redes sociais (blogs). Como práticas de mercado, notou-se a baixa influência de práticas normativas, especialmente em relação à padronização das grades de tamanhos dos produtos. Em relação às práticas representacionais, tem-se um aumento no discurso favorável ao mercado plus size, colocando esse nicho como oportunidade para empresários e favorecendo o aceite do corpo pela população. Por fim, em relação às práticas de troca, verificou-se semelhanças àquelas encontradas nos mercados de moda em geral.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-11-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.unifor.br/rca/article/view/e9524
10.5020/2318-0722.2020.26.2.9524
url https://ojs.unifor.br/rca/article/view/e9524
identifier_str_mv 10.5020/2318-0722.2020.26.2.9524
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.unifor.br/rca/article/view/e9524/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Ciências Administrativas ou Journal of Administrative Sciences
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Ciências Administrativas ou Journal of Administrative Sciences
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Fortaleza
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Fortaleza
dc.source.none.fl_str_mv Journal of Administrative Sciences; Vol. 26 No. 2 (2020)
Revista de Ciencias Administrativas; Vol. 26 Núm. 2 (2020)
Revista Ciências Administrativas; v. 26 n. 2 (2020)
2318-0722
reponame:Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online)
instname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
instacron:UNIFOR
instname_str Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
instacron_str UNIFOR
institution UNIFOR
reponame_str Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online)
collection Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online) - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
repository.mail.fl_str_mv ||revcca@unifor.br|| sergioforte@unifor.br
_version_ 1800217278123343872