Capacidade absortiva como propulsora da inovação em empresas incubadas de Santa Catarina

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cassol, Alessandra
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Zapalai, Jaqueline, Cintra, Renato Fabiano
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online)
Texto Completo: https://ojs.unifor.br/rca/article/view/4074
Resumo: O capital intelectual vem sendo investigado como um recurso estratégico preparado para ser um propulsor da inovação. Desse modo, supõe-se que o capital intelectual e a capacidade absortiva possam ser recursos influenciadores da gestão da inovação nas empresas. Esta pesquisa, por sua vez, tem como finalidade compreender se a capacidade absortiva é capaz de moderar a relação entre o capital intelectual e a inovação em empresas incubadas. Como método, utilizou-se uma pesquisa descritiva com abordagem quantitativa e aplicação de questionário para uma amostra de 88 respondentes gestores de empresas incubadas de Santa Catarina. Na análise dos dados foi utilizada a técnica modelagem de equações estruturais através do PLS (Partial Least Squares). Os resultados confirmam que o capital intelectual tem influência positiva na inovação das empresas pesquisadas e que a capacidade absortiva apresenta um papel de moderação na relação entre o capital intelectual e a inovação, ou seja, por meio da capacidade absortiva o conhecimento é mais bem aproveitado, contribuindo de forma acentuada para o desenvolvimento de inovações em empresas incubadas. A presente pesquisa tem como contribuição ampliar a discussão e a compreensão sobre a utilização da capacidade absortiva para tornar-se uma propulsora da inovação moderando o uso do capital intelectual existente nas empresas.
id UNIFOR-2_1701056e2c18228bbec1c77ca3ed3a8e
oai_identifier_str oai:ojs.ojs.unifor.br:article/4074
network_acronym_str UNIFOR-2
network_name_str Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online)
repository_id_str
spelling Capacidade absortiva como propulsora da inovação em empresas incubadas de Santa CatarinaO capital intelectual vem sendo investigado como um recurso estratégico preparado para ser um propulsor da inovação. Desse modo, supõe-se que o capital intelectual e a capacidade absortiva possam ser recursos influenciadores da gestão da inovação nas empresas. Esta pesquisa, por sua vez, tem como finalidade compreender se a capacidade absortiva é capaz de moderar a relação entre o capital intelectual e a inovação em empresas incubadas. Como método, utilizou-se uma pesquisa descritiva com abordagem quantitativa e aplicação de questionário para uma amostra de 88 respondentes gestores de empresas incubadas de Santa Catarina. Na análise dos dados foi utilizada a técnica modelagem de equações estruturais através do PLS (Partial Least Squares). Os resultados confirmam que o capital intelectual tem influência positiva na inovação das empresas pesquisadas e que a capacidade absortiva apresenta um papel de moderação na relação entre o capital intelectual e a inovação, ou seja, por meio da capacidade absortiva o conhecimento é mais bem aproveitado, contribuindo de forma acentuada para o desenvolvimento de inovações em empresas incubadas. A presente pesquisa tem como contribuição ampliar a discussão e a compreensão sobre a utilização da capacidade absortiva para tornar-se uma propulsora da inovação moderando o uso do capital intelectual existente nas empresas.Universidade de Fortaleza2016-12-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/xmlhttps://ojs.unifor.br/rca/article/view/407410.5020/2318-0722.23.1.9-41Journal of Administrative Sciences; Vol. 23 No. 1 (2017); 9-41 Revista de Ciencias Administrativas; Vol. 23 Núm. 1 (2017); 9-41Revista Ciências Administrativas; v. 23 n. 1 (2017); 9-412318-0722reponame:Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online)instname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)instacron:UNIFORporhttps://ojs.unifor.br/rca/article/view/4074/pdf_1https://ojs.unifor.br/rca/article/view/4074/xmlCopyright (c) 2016 Revista Ciências Administrativas ou Journal of Administrative Sciencesinfo:eu-repo/semantics/openAccessCassol, AlessandraZapalai, JaquelineCintra, Renato Fabiano2020-04-02T17:51:52Zoai:ojs.ojs.unifor.br:article/4074Revistahttps://ojs.unifor.br/rca/PUBhttps://ojs.unifor.br/rca/oai||revcca@unifor.br|| sergioforte@unifor.br2318-07221414-0896opendoar:2020-04-02T17:51:52Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online) - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)false
dc.title.none.fl_str_mv Capacidade absortiva como propulsora da inovação em empresas incubadas de Santa Catarina
title Capacidade absortiva como propulsora da inovação em empresas incubadas de Santa Catarina
spellingShingle Capacidade absortiva como propulsora da inovação em empresas incubadas de Santa Catarina
Cassol, Alessandra
title_short Capacidade absortiva como propulsora da inovação em empresas incubadas de Santa Catarina
title_full Capacidade absortiva como propulsora da inovação em empresas incubadas de Santa Catarina
title_fullStr Capacidade absortiva como propulsora da inovação em empresas incubadas de Santa Catarina
title_full_unstemmed Capacidade absortiva como propulsora da inovação em empresas incubadas de Santa Catarina
title_sort Capacidade absortiva como propulsora da inovação em empresas incubadas de Santa Catarina
author Cassol, Alessandra
author_facet Cassol, Alessandra
Zapalai, Jaqueline
Cintra, Renato Fabiano
author_role author
author2 Zapalai, Jaqueline
Cintra, Renato Fabiano
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cassol, Alessandra
Zapalai, Jaqueline
Cintra, Renato Fabiano
description O capital intelectual vem sendo investigado como um recurso estratégico preparado para ser um propulsor da inovação. Desse modo, supõe-se que o capital intelectual e a capacidade absortiva possam ser recursos influenciadores da gestão da inovação nas empresas. Esta pesquisa, por sua vez, tem como finalidade compreender se a capacidade absortiva é capaz de moderar a relação entre o capital intelectual e a inovação em empresas incubadas. Como método, utilizou-se uma pesquisa descritiva com abordagem quantitativa e aplicação de questionário para uma amostra de 88 respondentes gestores de empresas incubadas de Santa Catarina. Na análise dos dados foi utilizada a técnica modelagem de equações estruturais através do PLS (Partial Least Squares). Os resultados confirmam que o capital intelectual tem influência positiva na inovação das empresas pesquisadas e que a capacidade absortiva apresenta um papel de moderação na relação entre o capital intelectual e a inovação, ou seja, por meio da capacidade absortiva o conhecimento é mais bem aproveitado, contribuindo de forma acentuada para o desenvolvimento de inovações em empresas incubadas. A presente pesquisa tem como contribuição ampliar a discussão e a compreensão sobre a utilização da capacidade absortiva para tornar-se uma propulsora da inovação moderando o uso do capital intelectual existente nas empresas.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.unifor.br/rca/article/view/4074
10.5020/2318-0722.23.1.9-41
url https://ojs.unifor.br/rca/article/view/4074
identifier_str_mv 10.5020/2318-0722.23.1.9-41
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.unifor.br/rca/article/view/4074/pdf_1
https://ojs.unifor.br/rca/article/view/4074/xml
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Ciências Administrativas ou Journal of Administrative Sciences
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Ciências Administrativas ou Journal of Administrative Sciences
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Fortaleza
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Fortaleza
dc.source.none.fl_str_mv Journal of Administrative Sciences; Vol. 23 No. 1 (2017); 9-41
Revista de Ciencias Administrativas; Vol. 23 Núm. 1 (2017); 9-41
Revista Ciências Administrativas; v. 23 n. 1 (2017); 9-41
2318-0722
reponame:Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online)
instname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
instacron:UNIFOR
instname_str Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
instacron_str UNIFOR
institution UNIFOR
reponame_str Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online)
collection Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online) - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
repository.mail.fl_str_mv ||revcca@unifor.br|| sergioforte@unifor.br
_version_ 1817061204846182400