O papel da aprendizagem no processo de internacionalização: um estudo de caso na Acumuladores Moura S/A

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Anderson Clayton Oliveira
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Salazar, Viviane Santos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online)
Texto Completo: https://ojs.unifor.br/rca/article/view/7454
Resumo: O objetivo desse estudo é entender o papel da aprendizagem no processo de internacionalização de uma grande empresa localizada num país emergente. Para atingir esse objetivo são utilizadas abordagens comportamentais: Teoria de Uppsala, Teoria das Networks e Teoria do Empreendedorismo Internacional. Além de abordar também a relação entre a aprendizagem e a internacionalização. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, com uma abordagem de estudo de caso. Além disso, a coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas, pesquisa documental e investigação bibliográfica. Já a análise dos dados foi realizada utilizando-se o método da comparação constante. Os resultados obtidos indicaram que a busca pela aprendizagem nas fases iniciais da empresa contribuiu para realização de parcerias e para o desenvolvimento da organização. Outro achado interessante foi o fato da empresa ir para países com uma maior distância psíquica por conta do desejo do fundador em aprender nos maiores mercados do mundo. E também é possível destacar a influência da aprendizagem experiencial na mudança estratégica internacional da empresa.
id UNIFOR-2_19b9e22bca341cd39f742ba67a1961a8
oai_identifier_str oai:ojs.ojs.unifor.br:article/7454
network_acronym_str UNIFOR-2
network_name_str Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online)
repository_id_str
spelling O papel da aprendizagem no processo de internacionalização: um estudo de caso na Acumuladores Moura S/AO objetivo desse estudo é entender o papel da aprendizagem no processo de internacionalização de uma grande empresa localizada num país emergente. Para atingir esse objetivo são utilizadas abordagens comportamentais: Teoria de Uppsala, Teoria das Networks e Teoria do Empreendedorismo Internacional. Além de abordar também a relação entre a aprendizagem e a internacionalização. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, com uma abordagem de estudo de caso. Além disso, a coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas, pesquisa documental e investigação bibliográfica. Já a análise dos dados foi realizada utilizando-se o método da comparação constante. Os resultados obtidos indicaram que a busca pela aprendizagem nas fases iniciais da empresa contribuiu para realização de parcerias e para o desenvolvimento da organização. Outro achado interessante foi o fato da empresa ir para países com uma maior distância psíquica por conta do desejo do fundador em aprender nos maiores mercados do mundo. E também é possível destacar a influência da aprendizagem experiencial na mudança estratégica internacional da empresa.Universidade de Fortaleza2019-08-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.unifor.br/rca/article/view/745410.5020/2318-0722.2019.7454Revista Ciências Administrativas; v. 25 n. 1 (2019)2318-0722reponame:Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online)instname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)instacron:UNIFORporhttps://ojs.unifor.br/rca/article/view/7454/pdfCopyright (c) 2019 Revista Ciências Administrativas ou Journal of Administrative Sciencesinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Anderson Clayton OliveiraSalazar, Viviane Santos2020-04-02T17:51:42Zoai:ojs.ojs.unifor.br:article/7454Revistahttps://periodicos.unifor.br/rcahttp://ojs.unifor.br/index.php/rca/oai||revcca@unifor.br|| sergioforte@unifor.br2318-07221414-0896opendoar:2020-04-02T17:51:42Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online) - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)false
dc.title.none.fl_str_mv O papel da aprendizagem no processo de internacionalização: um estudo de caso na Acumuladores Moura S/A
title O papel da aprendizagem no processo de internacionalização: um estudo de caso na Acumuladores Moura S/A
spellingShingle O papel da aprendizagem no processo de internacionalização: um estudo de caso na Acumuladores Moura S/A
Silva, Anderson Clayton Oliveira
title_short O papel da aprendizagem no processo de internacionalização: um estudo de caso na Acumuladores Moura S/A
title_full O papel da aprendizagem no processo de internacionalização: um estudo de caso na Acumuladores Moura S/A
title_fullStr O papel da aprendizagem no processo de internacionalização: um estudo de caso na Acumuladores Moura S/A
title_full_unstemmed O papel da aprendizagem no processo de internacionalização: um estudo de caso na Acumuladores Moura S/A
title_sort O papel da aprendizagem no processo de internacionalização: um estudo de caso na Acumuladores Moura S/A
author Silva, Anderson Clayton Oliveira
author_facet Silva, Anderson Clayton Oliveira
Salazar, Viviane Santos
author_role author
author2 Salazar, Viviane Santos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Anderson Clayton Oliveira
Salazar, Viviane Santos
description O objetivo desse estudo é entender o papel da aprendizagem no processo de internacionalização de uma grande empresa localizada num país emergente. Para atingir esse objetivo são utilizadas abordagens comportamentais: Teoria de Uppsala, Teoria das Networks e Teoria do Empreendedorismo Internacional. Além de abordar também a relação entre a aprendizagem e a internacionalização. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, com uma abordagem de estudo de caso. Além disso, a coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas, pesquisa documental e investigação bibliográfica. Já a análise dos dados foi realizada utilizando-se o método da comparação constante. Os resultados obtidos indicaram que a busca pela aprendizagem nas fases iniciais da empresa contribuiu para realização de parcerias e para o desenvolvimento da organização. Outro achado interessante foi o fato da empresa ir para países com uma maior distância psíquica por conta do desejo do fundador em aprender nos maiores mercados do mundo. E também é possível destacar a influência da aprendizagem experiencial na mudança estratégica internacional da empresa.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-08-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.unifor.br/rca/article/view/7454
10.5020/2318-0722.2019.7454
url https://ojs.unifor.br/rca/article/view/7454
identifier_str_mv 10.5020/2318-0722.2019.7454
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.unifor.br/rca/article/view/7454/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Ciências Administrativas ou Journal of Administrative Sciences
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Ciências Administrativas ou Journal of Administrative Sciences
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Fortaleza
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Fortaleza
dc.source.none.fl_str_mv Revista Ciências Administrativas; v. 25 n. 1 (2019)
2318-0722
reponame:Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online)
instname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
instacron:UNIFOR
instname_str Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
instacron_str UNIFOR
institution UNIFOR
reponame_str Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online)
collection Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online) - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
repository.mail.fl_str_mv ||revcca@unifor.br|| sergioforte@unifor.br
_version_ 1788165808083435520