O ensino da teoria geral da administração para estudantes de áreas não administrativas, em universidade pública

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Emmendoerfer, Magnus Luiz
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Pereira, Alessandro Campos, Netto, Gabriel Gama, Silva, Marcílio Gomes da, Paula, Ramon Ramos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online)
Texto Completo: https://ojs.unifor.br/rca/article/view/254
Resumo: Este artigo analisa a importância do ensino da Teoria Geral da Administração (TGA), que busca repassar conhecimento e explicação sobre as organizações e os processos administrativos, bem como preparar os profissionais para lidar com as exigências gerenciais nas organizações. Assim, este artigo tem o objetivo de expor um processo de ensino aprendizagem, na disciplina de TGA, para graduandos de cursos de áreas não administrativas, fazendo uso de atividades avaliatórias interativas, sob a égide da “teoria versus prática” tais como construção e seminário do Relatório de Diagnóstico Organizacional e entrega de um texto técniccientífico. O espaço de pesquisa e aprendizagem teve como cenário organizações locais na região de Viçosa – (MG) - Brasil. Para tanto, fez-se uso de métodos como o estudo de caso e a pesquisa-ação. A contribuição principal deste artigo está na exposição da experiência vivenciada por alunos da disciplina, na elaboração das atividades avaliatiárias, bem como seu grau de percepção acerca da contribuição da TGA para a formação profissional, destacando a empresa júnior como um espaço de prendizagem e interação com o teórico ensino em sala de aula, mediante explanação discursiva.
id UNIFOR-2_3e33656c23e2bb303a6fa50bb7178817
oai_identifier_str oai:ojs.ojs.unifor.br:article/254
network_acronym_str UNIFOR-2
network_name_str Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online)
repository_id_str
spelling O ensino da teoria geral da administração para estudantes de áreas não administrativas, em universidade públicaEste artigo analisa a importância do ensino da Teoria Geral da Administração (TGA), que busca repassar conhecimento e explicação sobre as organizações e os processos administrativos, bem como preparar os profissionais para lidar com as exigências gerenciais nas organizações. Assim, este artigo tem o objetivo de expor um processo de ensino aprendizagem, na disciplina de TGA, para graduandos de cursos de áreas não administrativas, fazendo uso de atividades avaliatórias interativas, sob a égide da “teoria versus prática” tais como construção e seminário do Relatório de Diagnóstico Organizacional e entrega de um texto técniccientífico. O espaço de pesquisa e aprendizagem teve como cenário organizações locais na região de Viçosa – (MG) - Brasil. Para tanto, fez-se uso de métodos como o estudo de caso e a pesquisa-ação. A contribuição principal deste artigo está na exposição da experiência vivenciada por alunos da disciplina, na elaboração das atividades avaliatiárias, bem como seu grau de percepção acerca da contribuição da TGA para a formação profissional, destacando a empresa júnior como um espaço de prendizagem e interação com o teórico ensino em sala de aula, mediante explanação discursiva.Universidade de Fortaleza2009-09-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.unifor.br/rca/article/view/25410.5020/2318-0722.14.1.%pRevista Ciências Administrativas; v. 14 n. 1 (2008)2318-0722reponame:Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online)instname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)instacron:UNIFORporhttps://ojs.unifor.br/rca/article/view/254/251Emmendoerfer, Magnus LuizPereira, Alessandro CamposNetto, Gabriel GamaSilva, Marcílio Gomes daPaula, Ramon Ramosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2009-09-03T20:01:28Zoai:ojs.ojs.unifor.br:article/254Revistahttps://periodicos.unifor.br/rcahttp://ojs.unifor.br/index.php/rca/oai||revcca@unifor.br|| sergioforte@unifor.br2318-07221414-0896opendoar:2009-09-03T20:01:28Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online) - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino da teoria geral da administração para estudantes de áreas não administrativas, em universidade pública
title O ensino da teoria geral da administração para estudantes de áreas não administrativas, em universidade pública
spellingShingle O ensino da teoria geral da administração para estudantes de áreas não administrativas, em universidade pública
Emmendoerfer, Magnus Luiz
title_short O ensino da teoria geral da administração para estudantes de áreas não administrativas, em universidade pública
title_full O ensino da teoria geral da administração para estudantes de áreas não administrativas, em universidade pública
title_fullStr O ensino da teoria geral da administração para estudantes de áreas não administrativas, em universidade pública
title_full_unstemmed O ensino da teoria geral da administração para estudantes de áreas não administrativas, em universidade pública
title_sort O ensino da teoria geral da administração para estudantes de áreas não administrativas, em universidade pública
author Emmendoerfer, Magnus Luiz
author_facet Emmendoerfer, Magnus Luiz
Pereira, Alessandro Campos
Netto, Gabriel Gama
Silva, Marcílio Gomes da
Paula, Ramon Ramos
author_role author
author2 Pereira, Alessandro Campos
Netto, Gabriel Gama
Silva, Marcílio Gomes da
Paula, Ramon Ramos
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Emmendoerfer, Magnus Luiz
Pereira, Alessandro Campos
Netto, Gabriel Gama
Silva, Marcílio Gomes da
Paula, Ramon Ramos
description Este artigo analisa a importância do ensino da Teoria Geral da Administração (TGA), que busca repassar conhecimento e explicação sobre as organizações e os processos administrativos, bem como preparar os profissionais para lidar com as exigências gerenciais nas organizações. Assim, este artigo tem o objetivo de expor um processo de ensino aprendizagem, na disciplina de TGA, para graduandos de cursos de áreas não administrativas, fazendo uso de atividades avaliatórias interativas, sob a égide da “teoria versus prática” tais como construção e seminário do Relatório de Diagnóstico Organizacional e entrega de um texto técniccientífico. O espaço de pesquisa e aprendizagem teve como cenário organizações locais na região de Viçosa – (MG) - Brasil. Para tanto, fez-se uso de métodos como o estudo de caso e a pesquisa-ação. A contribuição principal deste artigo está na exposição da experiência vivenciada por alunos da disciplina, na elaboração das atividades avaliatiárias, bem como seu grau de percepção acerca da contribuição da TGA para a formação profissional, destacando a empresa júnior como um espaço de prendizagem e interação com o teórico ensino em sala de aula, mediante explanação discursiva.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-09-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.unifor.br/rca/article/view/254
10.5020/2318-0722.14.1.%p
url https://ojs.unifor.br/rca/article/view/254
identifier_str_mv 10.5020/2318-0722.14.1.%p
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.unifor.br/rca/article/view/254/251
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Fortaleza
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Fortaleza
dc.source.none.fl_str_mv Revista Ciências Administrativas; v. 14 n. 1 (2008)
2318-0722
reponame:Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online)
instname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
instacron:UNIFOR
instname_str Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
instacron_str UNIFOR
institution UNIFOR
reponame_str Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online)
collection Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online) - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
repository.mail.fl_str_mv ||revcca@unifor.br|| sergioforte@unifor.br
_version_ 1788165806345945088