O ensino da teoria geral da administração para estudantes de áreas não administrativas, em universidade pública
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online) |
Texto Completo: | https://ojs.unifor.br/rca/article/view/254 |
Resumo: | Este artigo analisa a importância do ensino da Teoria Geral da Administração (TGA), que busca repassar conhecimento e explicação sobre as organizações e os processos administrativos, bem como preparar os profissionais para lidar com as exigências gerenciais nas organizações. Assim, este artigo tem o objetivo de expor um processo de ensino aprendizagem, na disciplina de TGA, para graduandos de cursos de áreas não administrativas, fazendo uso de atividades avaliatórias interativas, sob a égide da “teoria versus prática” tais como construção e seminário do Relatório de Diagnóstico Organizacional e entrega de um texto técniccientífico. O espaço de pesquisa e aprendizagem teve como cenário organizações locais na região de Viçosa – (MG) - Brasil. Para tanto, fez-se uso de métodos como o estudo de caso e a pesquisa-ação. A contribuição principal deste artigo está na exposição da experiência vivenciada por alunos da disciplina, na elaboração das atividades avaliatiárias, bem como seu grau de percepção acerca da contribuição da TGA para a formação profissional, destacando a empresa júnior como um espaço de prendizagem e interação com o teórico ensino em sala de aula, mediante explanação discursiva. |
id |
UNIFOR-2_3e33656c23e2bb303a6fa50bb7178817 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.ojs.unifor.br:article/254 |
network_acronym_str |
UNIFOR-2 |
network_name_str |
Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O ensino da teoria geral da administração para estudantes de áreas não administrativas, em universidade públicaEste artigo analisa a importância do ensino da Teoria Geral da Administração (TGA), que busca repassar conhecimento e explicação sobre as organizações e os processos administrativos, bem como preparar os profissionais para lidar com as exigências gerenciais nas organizações. Assim, este artigo tem o objetivo de expor um processo de ensino aprendizagem, na disciplina de TGA, para graduandos de cursos de áreas não administrativas, fazendo uso de atividades avaliatórias interativas, sob a égide da “teoria versus prática” tais como construção e seminário do Relatório de Diagnóstico Organizacional e entrega de um texto técniccientífico. O espaço de pesquisa e aprendizagem teve como cenário organizações locais na região de Viçosa – (MG) - Brasil. Para tanto, fez-se uso de métodos como o estudo de caso e a pesquisa-ação. A contribuição principal deste artigo está na exposição da experiência vivenciada por alunos da disciplina, na elaboração das atividades avaliatiárias, bem como seu grau de percepção acerca da contribuição da TGA para a formação profissional, destacando a empresa júnior como um espaço de prendizagem e interação com o teórico ensino em sala de aula, mediante explanação discursiva.Universidade de Fortaleza2009-09-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.unifor.br/rca/article/view/25410.5020/2318-0722.14.1.%pRevista Ciências Administrativas; v. 14 n. 1 (2008)2318-0722reponame:Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online)instname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)instacron:UNIFORporhttps://ojs.unifor.br/rca/article/view/254/251Emmendoerfer, Magnus LuizPereira, Alessandro CamposNetto, Gabriel GamaSilva, Marcílio Gomes daPaula, Ramon Ramosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2009-09-03T20:01:28Zoai:ojs.ojs.unifor.br:article/254Revistahttps://periodicos.unifor.br/rcahttp://ojs.unifor.br/index.php/rca/oai||revcca@unifor.br|| sergioforte@unifor.br2318-07221414-0896opendoar:2009-09-03T20:01:28Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online) - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ensino da teoria geral da administração para estudantes de áreas não administrativas, em universidade pública |
title |
O ensino da teoria geral da administração para estudantes de áreas não administrativas, em universidade pública |
spellingShingle |
O ensino da teoria geral da administração para estudantes de áreas não administrativas, em universidade pública Emmendoerfer, Magnus Luiz |
title_short |
O ensino da teoria geral da administração para estudantes de áreas não administrativas, em universidade pública |
title_full |
O ensino da teoria geral da administração para estudantes de áreas não administrativas, em universidade pública |
title_fullStr |
O ensino da teoria geral da administração para estudantes de áreas não administrativas, em universidade pública |
title_full_unstemmed |
O ensino da teoria geral da administração para estudantes de áreas não administrativas, em universidade pública |
title_sort |
O ensino da teoria geral da administração para estudantes de áreas não administrativas, em universidade pública |
author |
Emmendoerfer, Magnus Luiz |
author_facet |
Emmendoerfer, Magnus Luiz Pereira, Alessandro Campos Netto, Gabriel Gama Silva, Marcílio Gomes da Paula, Ramon Ramos |
author_role |
author |
author2 |
Pereira, Alessandro Campos Netto, Gabriel Gama Silva, Marcílio Gomes da Paula, Ramon Ramos |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Emmendoerfer, Magnus Luiz Pereira, Alessandro Campos Netto, Gabriel Gama Silva, Marcílio Gomes da Paula, Ramon Ramos |
description |
Este artigo analisa a importância do ensino da Teoria Geral da Administração (TGA), que busca repassar conhecimento e explicação sobre as organizações e os processos administrativos, bem como preparar os profissionais para lidar com as exigências gerenciais nas organizações. Assim, este artigo tem o objetivo de expor um processo de ensino aprendizagem, na disciplina de TGA, para graduandos de cursos de áreas não administrativas, fazendo uso de atividades avaliatórias interativas, sob a égide da “teoria versus prática” tais como construção e seminário do Relatório de Diagnóstico Organizacional e entrega de um texto técniccientífico. O espaço de pesquisa e aprendizagem teve como cenário organizações locais na região de Viçosa – (MG) - Brasil. Para tanto, fez-se uso de métodos como o estudo de caso e a pesquisa-ação. A contribuição principal deste artigo está na exposição da experiência vivenciada por alunos da disciplina, na elaboração das atividades avaliatiárias, bem como seu grau de percepção acerca da contribuição da TGA para a formação profissional, destacando a empresa júnior como um espaço de prendizagem e interação com o teórico ensino em sala de aula, mediante explanação discursiva. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-09-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.unifor.br/rca/article/view/254 10.5020/2318-0722.14.1.%p |
url |
https://ojs.unifor.br/rca/article/view/254 |
identifier_str_mv |
10.5020/2318-0722.14.1.%p |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.unifor.br/rca/article/view/254/251 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Fortaleza |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Fortaleza |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Ciências Administrativas; v. 14 n. 1 (2008) 2318-0722 reponame:Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online) instname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR) instacron:UNIFOR |
instname_str |
Universidade de Fortaleza (UNIFOR) |
instacron_str |
UNIFOR |
institution |
UNIFOR |
reponame_str |
Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online) |
collection |
Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online) - Universidade de Fortaleza (UNIFOR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revcca@unifor.br|| sergioforte@unifor.br |
_version_ |
1788165806345945088 |