Os Antecedentes da Intenção de Compra em E-Commerce: Uma Análise da Qualidade Percebida, da Atitude de Compra e da Satisfação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online) |
DOI: | 10.5020/2318-0722.2022.28.e10735 |
Texto Completo: | https://ojs.unifor.br/rca/article/view/10735 |
Resumo: | Analisou-se a influência da qualidade percebida, da atitude de compra e da satisfação na intenção de compra, mediante uma survey, aplicada a 350 consumidores, por meio da técnica PLS-SEM. Tem-se que a satisfação influenciou positivamente na intenção de compra, não sendo possível corroborar a relação direta entre qualidade percebida e intenção de compra. Este último resultado aponta para novas possibilidades de estudo, envolvendo uma possível mediação do construto atitude de compra. A qualidade percebida influenciou na atitude de compra e na satisfação. Notou-se, também, que a atitude de compra influenciou na satisfação. Como contribuição, tem-se uma compreensão ampla do comportamento do consumidor em compras online, em pequenos municípios, uma vez que a quantidade reduzida de lojas leva os consumidores a buscarem melhores opções de compras no e-commerce. Metodologicamente esse estudo contribui pela utilização de uma abordagem pouca empregada na proposição de modelos que envolvam os antecedentes de e-commerce. |
id |
UNIFOR-2_53be80c144f0051c537c4d7cf81eb9d2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.ojs.unifor.br:article/10735 |
network_acronym_str |
UNIFOR-2 |
network_name_str |
Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online) |
spelling |
Os Antecedentes da Intenção de Compra em E-Commerce: Uma Análise da Qualidade Percebida, da Atitude de Compra e da SatisfaçãoE-commerce. Atitude de Compra. Satisfação. Intenção de Compra.MarketingAnalisou-se a influência da qualidade percebida, da atitude de compra e da satisfação na intenção de compra, mediante uma survey, aplicada a 350 consumidores, por meio da técnica PLS-SEM. Tem-se que a satisfação influenciou positivamente na intenção de compra, não sendo possível corroborar a relação direta entre qualidade percebida e intenção de compra. Este último resultado aponta para novas possibilidades de estudo, envolvendo uma possível mediação do construto atitude de compra. A qualidade percebida influenciou na atitude de compra e na satisfação. Notou-se, também, que a atitude de compra influenciou na satisfação. Como contribuição, tem-se uma compreensão ampla do comportamento do consumidor em compras online, em pequenos municípios, uma vez que a quantidade reduzida de lojas leva os consumidores a buscarem melhores opções de compras no e-commerce. Metodologicamente esse estudo contribui pela utilização de uma abordagem pouca empregada na proposição de modelos que envolvam os antecedentes de e-commerce.Universidade de Fortaleza2022-08-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.unifor.br/rca/article/view/1073510.5020/2318-0722.2022.28.e10735Journal of Administrative Sciences; Vol. 28 (2022); e10735 Revista de Ciencias Administrativas; Vol. 28 (2022); e10735Revista Ciências Administrativas; v. 28 (2022); e107352318-0722reponame:Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online)instname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)instacron:UNIFORporhttps://ojs.unifor.br/rca/article/view/10735/6929Copyright (c) 2022 Revista Ciências Administrativashttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLopes, Iraci da CostaNeto, Alexandre Rabêlodo Nascimento, João Carlos Hipólito BernardesCampelo Filho, Eulálio Gomes2024-04-09T16:20:05Zoai:ojs.ojs.unifor.br:article/10735Revistahttps://ojs.unifor.br/rca/PUBhttps://ojs.unifor.br/rca/oai||revcca@unifor.br|| sergioforte@unifor.br2318-07221414-0896opendoar:2024-04-09T16:20:05Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online) - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os Antecedentes da Intenção de Compra em E-Commerce: Uma Análise da Qualidade Percebida, da Atitude de Compra e da Satisfação |
title |
Os Antecedentes da Intenção de Compra em E-Commerce: Uma Análise da Qualidade Percebida, da Atitude de Compra e da Satisfação |
spellingShingle |
Os Antecedentes da Intenção de Compra em E-Commerce: Uma Análise da Qualidade Percebida, da Atitude de Compra e da Satisfação Os Antecedentes da Intenção de Compra em E-Commerce: Uma Análise da Qualidade Percebida, da Atitude de Compra e da Satisfação Lopes, Iraci da Costa E-commerce. Atitude de Compra. Satisfação. Intenção de Compra. Marketing Lopes, Iraci da Costa E-commerce. Atitude de Compra. Satisfação. Intenção de Compra. Marketing |
title_short |
Os Antecedentes da Intenção de Compra em E-Commerce: Uma Análise da Qualidade Percebida, da Atitude de Compra e da Satisfação |
title_full |
Os Antecedentes da Intenção de Compra em E-Commerce: Uma Análise da Qualidade Percebida, da Atitude de Compra e da Satisfação |
title_fullStr |
Os Antecedentes da Intenção de Compra em E-Commerce: Uma Análise da Qualidade Percebida, da Atitude de Compra e da Satisfação Os Antecedentes da Intenção de Compra em E-Commerce: Uma Análise da Qualidade Percebida, da Atitude de Compra e da Satisfação |
title_full_unstemmed |
Os Antecedentes da Intenção de Compra em E-Commerce: Uma Análise da Qualidade Percebida, da Atitude de Compra e da Satisfação Os Antecedentes da Intenção de Compra em E-Commerce: Uma Análise da Qualidade Percebida, da Atitude de Compra e da Satisfação |
title_sort |
Os Antecedentes da Intenção de Compra em E-Commerce: Uma Análise da Qualidade Percebida, da Atitude de Compra e da Satisfação |
author |
Lopes, Iraci da Costa |
author_facet |
Lopes, Iraci da Costa Lopes, Iraci da Costa Neto, Alexandre Rabêlo do Nascimento, João Carlos Hipólito Bernardes Campelo Filho, Eulálio Gomes Neto, Alexandre Rabêlo do Nascimento, João Carlos Hipólito Bernardes Campelo Filho, Eulálio Gomes |
author_role |
author |
author2 |
Neto, Alexandre Rabêlo do Nascimento, João Carlos Hipólito Bernardes Campelo Filho, Eulálio Gomes |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lopes, Iraci da Costa Neto, Alexandre Rabêlo do Nascimento, João Carlos Hipólito Bernardes Campelo Filho, Eulálio Gomes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
E-commerce. Atitude de Compra. Satisfação. Intenção de Compra. Marketing |
topic |
E-commerce. Atitude de Compra. Satisfação. Intenção de Compra. Marketing |
description |
Analisou-se a influência da qualidade percebida, da atitude de compra e da satisfação na intenção de compra, mediante uma survey, aplicada a 350 consumidores, por meio da técnica PLS-SEM. Tem-se que a satisfação influenciou positivamente na intenção de compra, não sendo possível corroborar a relação direta entre qualidade percebida e intenção de compra. Este último resultado aponta para novas possibilidades de estudo, envolvendo uma possível mediação do construto atitude de compra. A qualidade percebida influenciou na atitude de compra e na satisfação. Notou-se, também, que a atitude de compra influenciou na satisfação. Como contribuição, tem-se uma compreensão ampla do comportamento do consumidor em compras online, em pequenos municípios, uma vez que a quantidade reduzida de lojas leva os consumidores a buscarem melhores opções de compras no e-commerce. Metodologicamente esse estudo contribui pela utilização de uma abordagem pouca empregada na proposição de modelos que envolvam os antecedentes de e-commerce. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-08-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.unifor.br/rca/article/view/10735 10.5020/2318-0722.2022.28.e10735 |
url |
https://ojs.unifor.br/rca/article/view/10735 |
identifier_str_mv |
10.5020/2318-0722.2022.28.e10735 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.unifor.br/rca/article/view/10735/6929 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Ciências Administrativas https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Ciências Administrativas https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Fortaleza |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Fortaleza |
dc.source.none.fl_str_mv |
Journal of Administrative Sciences; Vol. 28 (2022); e10735 Revista de Ciencias Administrativas; Vol. 28 (2022); e10735 Revista Ciências Administrativas; v. 28 (2022); e10735 2318-0722 reponame:Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online) instname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR) instacron:UNIFOR |
instname_str |
Universidade de Fortaleza (UNIFOR) |
instacron_str |
UNIFOR |
institution |
UNIFOR |
reponame_str |
Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online) |
collection |
Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online) - Universidade de Fortaleza (UNIFOR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revcca@unifor.br|| sergioforte@unifor.br |
_version_ |
1822183167358926848 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.5020/2318-0722.2022.28.e10735 |