Os Antecedentes da Intenção de Compra em E-Commerce: Uma Análise da Qualidade Percebida, da Atitude de Compra e da Satisfação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Iraci da Costa
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Neto, Alexandre Rabêlo, do Nascimento, João Carlos Hipólito Bernardes, Campelo Filho, Eulálio Gomes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online)
DOI: 10.5020/2318-0722.2022.28.e10735
Texto Completo: https://ojs.unifor.br/rca/article/view/10735
Resumo: Analisou-se a influência da qualidade percebida, da atitude de compra e da satisfação na intenção de compra, mediante uma survey, aplicada a 350 consumidores, por meio da técnica PLS-SEM. Tem-se que a satisfação influenciou positivamente na intenção de compra, não sendo possível corroborar a relação direta entre qualidade percebida e intenção de compra. Este último resultado aponta para novas possibilidades de estudo, envolvendo uma possível mediação do construto atitude de compra. A qualidade percebida influenciou na atitude de compra e na satisfação. Notou-se, também, que a atitude de compra influenciou na satisfação. Como contribuição, tem-se uma compreensão ampla do comportamento do consumidor em compras online, em pequenos municípios, uma vez que a quantidade reduzida de lojas leva os consumidores a buscarem melhores opções de compras no e-commerce. Metodologicamente esse estudo contribui pela utilização de uma abordagem pouca empregada na proposição de modelos que envolvam os antecedentes de e-commerce.
id UNIFOR-2_53be80c144f0051c537c4d7cf81eb9d2
oai_identifier_str oai:ojs.ojs.unifor.br:article/10735
network_acronym_str UNIFOR-2
network_name_str Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online)
spelling Os Antecedentes da Intenção de Compra em E-Commerce: Uma Análise da Qualidade Percebida, da Atitude de Compra e da SatisfaçãoE-commerce. Atitude de Compra. Satisfação. Intenção de Compra.MarketingAnalisou-se a influência da qualidade percebida, da atitude de compra e da satisfação na intenção de compra, mediante uma survey, aplicada a 350 consumidores, por meio da técnica PLS-SEM. Tem-se que a satisfação influenciou positivamente na intenção de compra, não sendo possível corroborar a relação direta entre qualidade percebida e intenção de compra. Este último resultado aponta para novas possibilidades de estudo, envolvendo uma possível mediação do construto atitude de compra. A qualidade percebida influenciou na atitude de compra e na satisfação. Notou-se, também, que a atitude de compra influenciou na satisfação. Como contribuição, tem-se uma compreensão ampla do comportamento do consumidor em compras online, em pequenos municípios, uma vez que a quantidade reduzida de lojas leva os consumidores a buscarem melhores opções de compras no e-commerce. Metodologicamente esse estudo contribui pela utilização de uma abordagem pouca empregada na proposição de modelos que envolvam os antecedentes de e-commerce.Universidade de Fortaleza2022-08-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.unifor.br/rca/article/view/1073510.5020/2318-0722.2022.28.e10735Journal of Administrative Sciences; Vol. 28 (2022); e10735 Revista de Ciencias Administrativas; Vol. 28 (2022); e10735Revista Ciências Administrativas; v. 28 (2022); e107352318-0722reponame:Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online)instname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)instacron:UNIFORporhttps://ojs.unifor.br/rca/article/view/10735/6929Copyright (c) 2022 Revista Ciências Administrativashttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLopes, Iraci da CostaNeto, Alexandre Rabêlodo Nascimento, João Carlos Hipólito BernardesCampelo Filho, Eulálio Gomes2024-04-09T16:20:05Zoai:ojs.ojs.unifor.br:article/10735Revistahttps://ojs.unifor.br/rca/PUBhttps://ojs.unifor.br/rca/oai||revcca@unifor.br|| sergioforte@unifor.br2318-07221414-0896opendoar:2024-04-09T16:20:05Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online) - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)false
dc.title.none.fl_str_mv Os Antecedentes da Intenção de Compra em E-Commerce: Uma Análise da Qualidade Percebida, da Atitude de Compra e da Satisfação
title Os Antecedentes da Intenção de Compra em E-Commerce: Uma Análise da Qualidade Percebida, da Atitude de Compra e da Satisfação
spellingShingle Os Antecedentes da Intenção de Compra em E-Commerce: Uma Análise da Qualidade Percebida, da Atitude de Compra e da Satisfação
Os Antecedentes da Intenção de Compra em E-Commerce: Uma Análise da Qualidade Percebida, da Atitude de Compra e da Satisfação
Lopes, Iraci da Costa
E-commerce. Atitude de Compra. Satisfação. Intenção de Compra.
Marketing
Lopes, Iraci da Costa
E-commerce. Atitude de Compra. Satisfação. Intenção de Compra.
Marketing
title_short Os Antecedentes da Intenção de Compra em E-Commerce: Uma Análise da Qualidade Percebida, da Atitude de Compra e da Satisfação
title_full Os Antecedentes da Intenção de Compra em E-Commerce: Uma Análise da Qualidade Percebida, da Atitude de Compra e da Satisfação
title_fullStr Os Antecedentes da Intenção de Compra em E-Commerce: Uma Análise da Qualidade Percebida, da Atitude de Compra e da Satisfação
Os Antecedentes da Intenção de Compra em E-Commerce: Uma Análise da Qualidade Percebida, da Atitude de Compra e da Satisfação
title_full_unstemmed Os Antecedentes da Intenção de Compra em E-Commerce: Uma Análise da Qualidade Percebida, da Atitude de Compra e da Satisfação
Os Antecedentes da Intenção de Compra em E-Commerce: Uma Análise da Qualidade Percebida, da Atitude de Compra e da Satisfação
title_sort Os Antecedentes da Intenção de Compra em E-Commerce: Uma Análise da Qualidade Percebida, da Atitude de Compra e da Satisfação
author Lopes, Iraci da Costa
author_facet Lopes, Iraci da Costa
Lopes, Iraci da Costa
Neto, Alexandre Rabêlo
do Nascimento, João Carlos Hipólito Bernardes
Campelo Filho, Eulálio Gomes
Neto, Alexandre Rabêlo
do Nascimento, João Carlos Hipólito Bernardes
Campelo Filho, Eulálio Gomes
author_role author
author2 Neto, Alexandre Rabêlo
do Nascimento, João Carlos Hipólito Bernardes
Campelo Filho, Eulálio Gomes
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Iraci da Costa
Neto, Alexandre Rabêlo
do Nascimento, João Carlos Hipólito Bernardes
Campelo Filho, Eulálio Gomes
dc.subject.por.fl_str_mv E-commerce. Atitude de Compra. Satisfação. Intenção de Compra.
Marketing
topic E-commerce. Atitude de Compra. Satisfação. Intenção de Compra.
Marketing
description Analisou-se a influência da qualidade percebida, da atitude de compra e da satisfação na intenção de compra, mediante uma survey, aplicada a 350 consumidores, por meio da técnica PLS-SEM. Tem-se que a satisfação influenciou positivamente na intenção de compra, não sendo possível corroborar a relação direta entre qualidade percebida e intenção de compra. Este último resultado aponta para novas possibilidades de estudo, envolvendo uma possível mediação do construto atitude de compra. A qualidade percebida influenciou na atitude de compra e na satisfação. Notou-se, também, que a atitude de compra influenciou na satisfação. Como contribuição, tem-se uma compreensão ampla do comportamento do consumidor em compras online, em pequenos municípios, uma vez que a quantidade reduzida de lojas leva os consumidores a buscarem melhores opções de compras no e-commerce. Metodologicamente esse estudo contribui pela utilização de uma abordagem pouca empregada na proposição de modelos que envolvam os antecedentes de e-commerce.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-08-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.unifor.br/rca/article/view/10735
10.5020/2318-0722.2022.28.e10735
url https://ojs.unifor.br/rca/article/view/10735
identifier_str_mv 10.5020/2318-0722.2022.28.e10735
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.unifor.br/rca/article/view/10735/6929
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Ciências Administrativas
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Ciências Administrativas
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Fortaleza
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Fortaleza
dc.source.none.fl_str_mv Journal of Administrative Sciences; Vol. 28 (2022); e10735
Revista de Ciencias Administrativas; Vol. 28 (2022); e10735
Revista Ciências Administrativas; v. 28 (2022); e10735
2318-0722
reponame:Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online)
instname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
instacron:UNIFOR
instname_str Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
instacron_str UNIFOR
institution UNIFOR
reponame_str Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online)
collection Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online) - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
repository.mail.fl_str_mv ||revcca@unifor.br|| sergioforte@unifor.br
_version_ 1822183167358926848
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.5020/2318-0722.2022.28.e10735