Indicadores na Assistência Estudantil: Análise nas Universidades Federais Brasileiras
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online) |
Texto Completo: | https://ojs.unifor.br/rca/article/view/12649 |
Resumo: | O Decreto nº 7.234, de 19 de julho de 2010, dispõe sobre o Programa Nacional de Assistência Estudantil, constituindo um artefato jurídico do Governo Federal do Brasil, regulamentando as principais ações acerca da assistência estudantil no país. Não obstante, este documento apresenta a necessidade que as instituições federais de ensino superior têm em fixar mecanismos de acompanhamento e avaliação da referida política pública. Neste sentido, objetiva-se com este artigo tenta identificar a existência de indicadores de avaliação no âmbito dessa política nas 69 universidades federais do país. Metodologicamente, a pesquisa apresenta-se como qualitativa, exploratória e descritiva, pois investiga a existência de instituições federais de ensino superior que apresentam algum tipo de indicador na avaliação e/ou monitoramento da assistência estudantil. Os resultados da pesquisa apontam poucos registros acerca dessa temática e não tão consolidadas quanto deveriam, apresentando possibilidades de melhoria. Assim, o estudo contribui para o aprimoramento na reflexão e da necessidade de construção de indicadores para medir e avaliar a política de assistência estudantil em âmbito federal. O processo de aprimoramento dos mecanismos de avaliação de políticas públicas configura-se como essencial para uma gestão pública cada vez mais eficiente e eficaz. |
id |
UNIFOR-2_543a765a7db970805a67ce8ad09bb38d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.ojs.unifor.br:article/12649 |
network_acronym_str |
UNIFOR-2 |
network_name_str |
Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Indicadores na Assistência Estudantil: Análise nas Universidades Federais BrasileirasEnsino Superior FederalPolítica PúblicaAssistência EstudantilPrograma Nacional de Assistência Estudantil. IndicadoresO Decreto nº 7.234, de 19 de julho de 2010, dispõe sobre o Programa Nacional de Assistência Estudantil, constituindo um artefato jurídico do Governo Federal do Brasil, regulamentando as principais ações acerca da assistência estudantil no país. Não obstante, este documento apresenta a necessidade que as instituições federais de ensino superior têm em fixar mecanismos de acompanhamento e avaliação da referida política pública. Neste sentido, objetiva-se com este artigo tenta identificar a existência de indicadores de avaliação no âmbito dessa política nas 69 universidades federais do país. Metodologicamente, a pesquisa apresenta-se como qualitativa, exploratória e descritiva, pois investiga a existência de instituições federais de ensino superior que apresentam algum tipo de indicador na avaliação e/ou monitoramento da assistência estudantil. Os resultados da pesquisa apontam poucos registros acerca dessa temática e não tão consolidadas quanto deveriam, apresentando possibilidades de melhoria. Assim, o estudo contribui para o aprimoramento na reflexão e da necessidade de construção de indicadores para medir e avaliar a política de assistência estudantil em âmbito federal. O processo de aprimoramento dos mecanismos de avaliação de políticas públicas configura-se como essencial para uma gestão pública cada vez mais eficiente e eficaz.Universidade de Fortaleza2022-10-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.unifor.br/rca/article/view/1264910.5020/2318-0722.2022.28.e12649Journal of Administrative Sciences; Vol. 28 (2022); e12649 Revista de Ciencias Administrativas; Vol. 28 (2022); e12649Revista Ciências Administrativas; v. 28 (2022); e126492318-0722reponame:Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online)instname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)instacron:UNIFORporhttps://ojs.unifor.br/rca/article/view/12649/6963Copyright (c) 2022 Revista Ciências Administrativashttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFava, Helder de LimaCintra, Renato Fabiano2024-04-09T16:20:05Zoai:ojs.ojs.unifor.br:article/12649Revistahttps://periodicos.unifor.br/rcahttp://ojs.unifor.br/index.php/rca/oai||revcca@unifor.br|| sergioforte@unifor.br2318-07221414-0896opendoar:2024-04-09T16:20:05Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online) - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Indicadores na Assistência Estudantil: Análise nas Universidades Federais Brasileiras |
title |
Indicadores na Assistência Estudantil: Análise nas Universidades Federais Brasileiras |
spellingShingle |
Indicadores na Assistência Estudantil: Análise nas Universidades Federais Brasileiras Fava, Helder de Lima Ensino Superior Federal Política Pública Assistência Estudantil Programa Nacional de Assistência Estudantil. Indicadores |
title_short |
Indicadores na Assistência Estudantil: Análise nas Universidades Federais Brasileiras |
title_full |
Indicadores na Assistência Estudantil: Análise nas Universidades Federais Brasileiras |
title_fullStr |
Indicadores na Assistência Estudantil: Análise nas Universidades Federais Brasileiras |
title_full_unstemmed |
Indicadores na Assistência Estudantil: Análise nas Universidades Federais Brasileiras |
title_sort |
Indicadores na Assistência Estudantil: Análise nas Universidades Federais Brasileiras |
author |
Fava, Helder de Lima |
author_facet |
Fava, Helder de Lima Cintra, Renato Fabiano |
author_role |
author |
author2 |
Cintra, Renato Fabiano |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fava, Helder de Lima Cintra, Renato Fabiano |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Superior Federal Política Pública Assistência Estudantil Programa Nacional de Assistência Estudantil. Indicadores |
topic |
Ensino Superior Federal Política Pública Assistência Estudantil Programa Nacional de Assistência Estudantil. Indicadores |
description |
O Decreto nº 7.234, de 19 de julho de 2010, dispõe sobre o Programa Nacional de Assistência Estudantil, constituindo um artefato jurídico do Governo Federal do Brasil, regulamentando as principais ações acerca da assistência estudantil no país. Não obstante, este documento apresenta a necessidade que as instituições federais de ensino superior têm em fixar mecanismos de acompanhamento e avaliação da referida política pública. Neste sentido, objetiva-se com este artigo tenta identificar a existência de indicadores de avaliação no âmbito dessa política nas 69 universidades federais do país. Metodologicamente, a pesquisa apresenta-se como qualitativa, exploratória e descritiva, pois investiga a existência de instituições federais de ensino superior que apresentam algum tipo de indicador na avaliação e/ou monitoramento da assistência estudantil. Os resultados da pesquisa apontam poucos registros acerca dessa temática e não tão consolidadas quanto deveriam, apresentando possibilidades de melhoria. Assim, o estudo contribui para o aprimoramento na reflexão e da necessidade de construção de indicadores para medir e avaliar a política de assistência estudantil em âmbito federal. O processo de aprimoramento dos mecanismos de avaliação de políticas públicas configura-se como essencial para uma gestão pública cada vez mais eficiente e eficaz. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-10-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.unifor.br/rca/article/view/12649 10.5020/2318-0722.2022.28.e12649 |
url |
https://ojs.unifor.br/rca/article/view/12649 |
identifier_str_mv |
10.5020/2318-0722.2022.28.e12649 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.unifor.br/rca/article/view/12649/6963 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Ciências Administrativas https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Ciências Administrativas https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Fortaleza |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Fortaleza |
dc.source.none.fl_str_mv |
Journal of Administrative Sciences; Vol. 28 (2022); e12649 Revista de Ciencias Administrativas; Vol. 28 (2022); e12649 Revista Ciências Administrativas; v. 28 (2022); e12649 2318-0722 reponame:Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online) instname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR) instacron:UNIFOR |
instname_str |
Universidade de Fortaleza (UNIFOR) |
instacron_str |
UNIFOR |
institution |
UNIFOR |
reponame_str |
Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online) |
collection |
Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online) - Universidade de Fortaleza (UNIFOR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revcca@unifor.br|| sergioforte@unifor.br |
_version_ |
1800217278197792768 |