Alianças em rede de empresas no laboratório de gestão empresarial
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online) |
Texto Completo: | https://ojs.unifor.br/rca/article/view/281 |
Resumo: | O objetivo do estudo foi investigar possíveis alianças ou ações em redes de empresas que operaram em um Laboratório de Gestão Empresarial e os benefícios decorrentes nos elos da cadeia produtiva. Na revisão da literatura, destacam-se a Administração Estratégica, as Redes de Empresas e os Laboratórios de Gestão Empresarial. A amostra foi composta 7 de empresas que funcionaram em um ambiente de simulação empresarial em Sistema Produtivo Local (indústria). As empresas simuladas foram gerenciadas por mestrandos e doutorandos, que se encontraram durante 12 semanas, totalizando 48 horas em laboratório. Na metodologia, adotou-se “amostragem determinística” em uma pesquisa “exploratória”, “descritiva” e “ex-post-facto”. Constataram-se ações de alianças entre empresas mais voltadas a interesses intermediários (processo) que a interesses finais (resultados), evidenciando que os jogos de empresas podem contribuir no aprendizado prático das redes empresariais. O principal resultado do estudo foi contribuir para o campo da pesquisa do tema, com a aplicação de metodologia para a identificação de estratégias de alianças em rede em ambiente de aprendizagem vivencial |
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Alianças em rede de empresas no laboratório de gestão empresarialO objetivo do estudo foi investigar possíveis alianças ou ações em redes de empresas que operaram em um Laboratório de Gestão Empresarial e os benefícios decorrentes nos elos da cadeia produtiva. Na revisão da literatura, destacam-se a Administração Estratégica, as Redes de Empresas e os Laboratórios de Gestão Empresarial. A amostra foi composta 7 de empresas que funcionaram em um ambiente de simulação empresarial em Sistema Produtivo Local (indústria). As empresas simuladas foram gerenciadas por mestrandos e doutorandos, que se encontraram durante 12 semanas, totalizando 48 horas em laboratório. Na metodologia, adotou-se “amostragem determinística” em uma pesquisa “exploratória”, “descritiva” e “ex-post-facto”. Constataram-se ações de alianças entre empresas mais voltadas a interesses intermediários (processo) que a interesses finais (resultados), evidenciando que os jogos de empresas podem contribuir no aprendizado prático das redes empresariais. O principal resultado do estudo foi contribuir para o campo da pesquisa do tema, com a aplicação de metodologia para a identificação de estratégias de alianças em rede em ambiente de aprendizagem vivencialUniversidade de Fortaleza2009-09-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.unifor.br/rca/article/view/28110.5020/2318-0722.13.2.%pRevista Ciências Administrativas; v. 13 n. 2 (2007)2318-0722reponame:Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online)instname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)instacron:UNIFORporhttps://ojs.unifor.br/rca/article/view/281/pdfDutra, Ivan SouzaAidar, Antônio Sauaia Carlosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-10-11T23:42:23Zoai:ojs.ojs.unifor.br:article/281Revistahttps://periodicos.unifor.br/rcahttp://ojs.unifor.br/index.php/rca/oai||revcca@unifor.br|| sergioforte@unifor.br2318-07221414-0896opendoar:2016-10-11T23:42:23Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online) - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)false |
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