Hacia una universidad con espíritu empresarial
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online) |
Texto Completo: | https://ojs.unifor.br/rca/article/view/206 |
Resumo: | O tema deste trabalho é o papel da Universidade como elemento formador do espírito empresarial na sociedade. Assumindo que o conhecimento é a base de sustentação do desenvolvimento, as Universidades e os centros de pesquisa governamentais, são as principais alternativas viáveis a curto prazo para fomentar o espírito empreendedor na América Latina. O trabalho visa examinar as razões dos acertos e desacertos do esforço das universidades para fomentar o empreendedorismo. Partindo de exemplos internacionais sobre o papel de diferentes universidades, tais como os ocorridos na California (Silicon Valley), em Boston (Estrada 128), nos três modelos ingleses de Oxford, Cambridge e Warwick, ou no modelo do Babson College dos Estados Unidos, o trabalho examina um caso específico da Universidade ICESI na Colômbia. Analisa detalhadamente o papel das universidades em todos estes casos para sugerir medidas específicas sobre a educação empresarial para o empreendedorismo das nstituições universitárias. Advoga ainda o fim da Universidade isolada em seu espírito acadêico a favor de uma universidade integrada no desenvolvimento regional, social e econômico, quer em termos de formação, quer ainda como líder deste processo. |
id |
UNIFOR-2_583fc5469fc46d81a56c951b8b13f734 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.ojs.unifor.br:article/206 |
network_acronym_str |
UNIFOR-2 |
network_name_str |
Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Hacia una universidad con espíritu empresarialO tema deste trabalho é o papel da Universidade como elemento formador do espírito empresarial na sociedade. Assumindo que o conhecimento é a base de sustentação do desenvolvimento, as Universidades e os centros de pesquisa governamentais, são as principais alternativas viáveis a curto prazo para fomentar o espírito empreendedor na América Latina. O trabalho visa examinar as razões dos acertos e desacertos do esforço das universidades para fomentar o empreendedorismo. Partindo de exemplos internacionais sobre o papel de diferentes universidades, tais como os ocorridos na California (Silicon Valley), em Boston (Estrada 128), nos três modelos ingleses de Oxford, Cambridge e Warwick, ou no modelo do Babson College dos Estados Unidos, o trabalho examina um caso específico da Universidade ICESI na Colômbia. Analisa detalhadamente o papel das universidades em todos estes casos para sugerir medidas específicas sobre a educação empresarial para o empreendedorismo das nstituições universitárias. Advoga ainda o fim da Universidade isolada em seu espírito acadêico a favor de uma universidade integrada no desenvolvimento regional, social e econômico, quer em termos de formação, quer ainda como líder deste processo.Universidade de Fortaleza2009-09-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.unifor.br/rca/article/view/20610.5020/2318-0722.14.2.%pRevista Ciências Administrativas; v. 14 n. 2 (2008)2318-0722reponame:Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online)instname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)instacron:UNIFORporhttps://ojs.unifor.br/rca/article/view/206/204Villegas, Rodrigo Varelainfo:eu-repo/semantics/openAccess2009-09-03T17:16:36Zoai:ojs.ojs.unifor.br:article/206Revistahttps://periodicos.unifor.br/rcahttp://ojs.unifor.br/index.php/rca/oai||revcca@unifor.br|| sergioforte@unifor.br2318-07221414-0896opendoar:2009-09-03T17:16:36Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online) - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Hacia una universidad con espíritu empresarial |
title |
Hacia una universidad con espíritu empresarial |
spellingShingle |
Hacia una universidad con espíritu empresarial Villegas, Rodrigo Varela |
title_short |
Hacia una universidad con espíritu empresarial |
title_full |
Hacia una universidad con espíritu empresarial |
title_fullStr |
Hacia una universidad con espíritu empresarial |
title_full_unstemmed |
Hacia una universidad con espíritu empresarial |
title_sort |
Hacia una universidad con espíritu empresarial |
author |
Villegas, Rodrigo Varela |
author_facet |
Villegas, Rodrigo Varela |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Villegas, Rodrigo Varela |
description |
O tema deste trabalho é o papel da Universidade como elemento formador do espírito empresarial na sociedade. Assumindo que o conhecimento é a base de sustentação do desenvolvimento, as Universidades e os centros de pesquisa governamentais, são as principais alternativas viáveis a curto prazo para fomentar o espírito empreendedor na América Latina. O trabalho visa examinar as razões dos acertos e desacertos do esforço das universidades para fomentar o empreendedorismo. Partindo de exemplos internacionais sobre o papel de diferentes universidades, tais como os ocorridos na California (Silicon Valley), em Boston (Estrada 128), nos três modelos ingleses de Oxford, Cambridge e Warwick, ou no modelo do Babson College dos Estados Unidos, o trabalho examina um caso específico da Universidade ICESI na Colômbia. Analisa detalhadamente o papel das universidades em todos estes casos para sugerir medidas específicas sobre a educação empresarial para o empreendedorismo das nstituições universitárias. Advoga ainda o fim da Universidade isolada em seu espírito acadêico a favor de uma universidade integrada no desenvolvimento regional, social e econômico, quer em termos de formação, quer ainda como líder deste processo. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-09-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.unifor.br/rca/article/view/206 10.5020/2318-0722.14.2.%p |
url |
https://ojs.unifor.br/rca/article/view/206 |
identifier_str_mv |
10.5020/2318-0722.14.2.%p |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.unifor.br/rca/article/view/206/204 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Fortaleza |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Fortaleza |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Ciências Administrativas; v. 14 n. 2 (2008) 2318-0722 reponame:Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online) instname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR) instacron:UNIFOR |
instname_str |
Universidade de Fortaleza (UNIFOR) |
instacron_str |
UNIFOR |
institution |
UNIFOR |
reponame_str |
Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online) |
collection |
Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online) - Universidade de Fortaleza (UNIFOR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revcca@unifor.br|| sergioforte@unifor.br |
_version_ |
1788165806009352192 |