A Percepção de Valor no Consumo de Calçados de Luxo: Um Estudo com Modelagem de Equações Estruturais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online) |
Texto Completo: | https://ojs.unifor.br/rca/article/view/10916 |
Resumo: | O objetivo deste trabalho é analisar o valor de consumo de luxo, visando identificar quais valores influenciam e norteiam o consumo de calçados de luxo. Os dados para o estudo foram coletados de 675 consumidores e analisados utilizando a técnica de modelagem de equações estruturais. Os resultados indicaram que os fatores hedônicos, emocionais e pessoais influenciam positivamente o valor percebido pelo cliente de calçado de luxo. Além disso, os Valores Interação e Financeiro também mostraram-se significativos, visto que resultados apontam que o consumidores levam em consideração aspectos como preço e a possibilidade de acolhimento e reconhecimento em determinados grupos ao adquirirem calçados de luxo. Em suma, este estudo providencia insights para potencializar/aprimorar as estratégias das marcas de luxo do setor de calçados, favorecendo assim, a criação de novas oportunidades e demandas para o mercado de luxo com vistas à vantagem competitiva. |
id |
UNIFOR-2_66dda3518f3c060544bae5e2e78c4cfc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.ojs.unifor.br:article/10916 |
network_acronym_str |
UNIFOR-2 |
network_name_str |
Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A Percepção de Valor no Consumo de Calçados de Luxo: Um Estudo com Modelagem de Equações Estruturaisconsumo de calçadosluxopercepção de valorestratégias de marketingO objetivo deste trabalho é analisar o valor de consumo de luxo, visando identificar quais valores influenciam e norteiam o consumo de calçados de luxo. Os dados para o estudo foram coletados de 675 consumidores e analisados utilizando a técnica de modelagem de equações estruturais. Os resultados indicaram que os fatores hedônicos, emocionais e pessoais influenciam positivamente o valor percebido pelo cliente de calçado de luxo. Além disso, os Valores Interação e Financeiro também mostraram-se significativos, visto que resultados apontam que o consumidores levam em consideração aspectos como preço e a possibilidade de acolhimento e reconhecimento em determinados grupos ao adquirirem calçados de luxo. Em suma, este estudo providencia insights para potencializar/aprimorar as estratégias das marcas de luxo do setor de calçados, favorecendo assim, a criação de novas oportunidades e demandas para o mercado de luxo com vistas à vantagem competitiva.Universidade de Fortaleza2022-05-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.unifor.br/rca/article/view/1091610.5020/2318-0722.2022.28.e10916Revista Ciências Administrativas; v. 28 (2022); e109162318-0722reponame:Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online)instname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)instacron:UNIFORporhttps://ojs.unifor.br/rca/article/view/10916/6845Copyright (c) 2022 Revista Ciências Administrativashttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLopes, Daiane Pereira da FonsecaThomé, Karim MariniMonteiro, Rosângela Vieira2022-05-09T14:45:18Zoai:ojs.ojs.unifor.br:article/10916Revistahttps://periodicos.unifor.br/rcahttp://ojs.unifor.br/index.php/rca/oai||revcca@unifor.br|| sergioforte@unifor.br2318-07221414-0896opendoar:2022-05-09T14:45:18Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online) - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Percepção de Valor no Consumo de Calçados de Luxo: Um Estudo com Modelagem de Equações Estruturais |
title |
A Percepção de Valor no Consumo de Calçados de Luxo: Um Estudo com Modelagem de Equações Estruturais |
spellingShingle |
A Percepção de Valor no Consumo de Calçados de Luxo: Um Estudo com Modelagem de Equações Estruturais Lopes, Daiane Pereira da Fonseca consumo de calçados luxo percepção de valor estratégias de marketing |
title_short |
A Percepção de Valor no Consumo de Calçados de Luxo: Um Estudo com Modelagem de Equações Estruturais |
title_full |
A Percepção de Valor no Consumo de Calçados de Luxo: Um Estudo com Modelagem de Equações Estruturais |
title_fullStr |
A Percepção de Valor no Consumo de Calçados de Luxo: Um Estudo com Modelagem de Equações Estruturais |
title_full_unstemmed |
A Percepção de Valor no Consumo de Calçados de Luxo: Um Estudo com Modelagem de Equações Estruturais |
title_sort |
A Percepção de Valor no Consumo de Calçados de Luxo: Um Estudo com Modelagem de Equações Estruturais |
author |
Lopes, Daiane Pereira da Fonseca |
author_facet |
Lopes, Daiane Pereira da Fonseca Thomé, Karim Marini Monteiro, Rosângela Vieira |
author_role |
author |
author2 |
Thomé, Karim Marini Monteiro, Rosângela Vieira |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lopes, Daiane Pereira da Fonseca Thomé, Karim Marini Monteiro, Rosângela Vieira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
consumo de calçados luxo percepção de valor estratégias de marketing |
topic |
consumo de calçados luxo percepção de valor estratégias de marketing |
description |
O objetivo deste trabalho é analisar o valor de consumo de luxo, visando identificar quais valores influenciam e norteiam o consumo de calçados de luxo. Os dados para o estudo foram coletados de 675 consumidores e analisados utilizando a técnica de modelagem de equações estruturais. Os resultados indicaram que os fatores hedônicos, emocionais e pessoais influenciam positivamente o valor percebido pelo cliente de calçado de luxo. Além disso, os Valores Interação e Financeiro também mostraram-se significativos, visto que resultados apontam que o consumidores levam em consideração aspectos como preço e a possibilidade de acolhimento e reconhecimento em determinados grupos ao adquirirem calçados de luxo. Em suma, este estudo providencia insights para potencializar/aprimorar as estratégias das marcas de luxo do setor de calçados, favorecendo assim, a criação de novas oportunidades e demandas para o mercado de luxo com vistas à vantagem competitiva. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-05-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.unifor.br/rca/article/view/10916 10.5020/2318-0722.2022.28.e10916 |
url |
https://ojs.unifor.br/rca/article/view/10916 |
identifier_str_mv |
10.5020/2318-0722.2022.28.e10916 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.unifor.br/rca/article/view/10916/6845 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Ciências Administrativas https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Ciências Administrativas https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Fortaleza |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Fortaleza |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Ciências Administrativas; v. 28 (2022); e10916 2318-0722 reponame:Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online) instname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR) instacron:UNIFOR |
instname_str |
Universidade de Fortaleza (UNIFOR) |
instacron_str |
UNIFOR |
institution |
UNIFOR |
reponame_str |
Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online) |
collection |
Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online) - Universidade de Fortaleza (UNIFOR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revcca@unifor.br|| sergioforte@unifor.br |
_version_ |
1788165805969506304 |