Produtos, mercados e resultados organizacionais: reflexões acerca dos impactos do

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castro, Marcos
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Silva, Antônio João Hocayen da, Favoreto, José Ricardo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online)
Texto Completo: https://ojs.unifor.br/rca/article/view/275
Resumo: A abertura do mercado brasileiro, ocorrida a partir da década de 1990, impôs novos desafios às organizações brasileiras em função do aumento da competitividade e do surgimento de novos padrões de concorrência advindos de tal processo. Diante desse novo contexto, a internacionalização das atividades tornou-se constante entre organizações brasileiras, fato que gerou reflexos no conteúdo estratégico dessas organizações, ou seja, no seu posicionamento com relação a produtos e ercados. Dessa forma, o presente ensaio busca, por meio de revisão da literatura pertinente ao tema, caracterizar os efeitos do processo de internacionalização sobre o conteúdo estratégico das organizações, identificando-se perfil, objetivos e motivações dessas organizações, bem como impactos de tal processo de internacionalização nos produtos, nos mercados e nos resultados dessas organizações. O ensaio conclui considerando que, entre outras implicações, a atuação no mercado exterior exige das organizações mudanças, superficiais ou profundas, no posicionamento em relação a produtos e mercados que, terá efeitos significativos nos resultados organizacionais.
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