Considerações sobre a formação da cultura empreendedora dentro da universidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cunha, Roberto Araújo Nascimento
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Neto, Pedro José Steiner
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online)
Texto Completo: https://ojs.unifor.br/rca/article/view/302
Resumo: A lógica do raciocínio educacional permite adotar prerrogativa do potencial formador da postura empreendedora por parte da universidade, uma vez que a disposição para empreender pode ser substancialmente alterada pelo meio ambiente (Cohen, 2000). Torna-se, portanto, vital identificar quais os aspectos ou características ambientais da universidade são catalisadores do processo de formação de empreendedores, através de apoio estrutural e suporte pedagógico ao perfil empreendedor dos estudantes. Sob essa ótica, este artigo relaciona como os projetos pedagógicos, as percepções dos coordenadores, professores e alunos estão relacionados à formação da cultura empreendedora dentro da Universidade. Em pesquisa survey conduzida entre 279 alunos do curso de Administração e ciências Contábeis de quatro diferentes faculdades, em Curitiba, no ano de 2004, identificou-se até que ponto, na percepção dos alunos, as estratégias de ensino-aprendizagem influenciam a formação do caráter empreendedor e como as características do perfil empreendedor são exercitadas no curso do qual fazem parte. Os resultados sugerem, apesar de um similar direcionamento teórico dos projetos pedagógicos, que os alunos têm percepções diferentes, especialmente no tocante à formação empreendedora.
id UNIFOR-2_7829b4a01ac903da66c80729ee155ec8
oai_identifier_str oai:ojs.ojs.unifor.br:article/302
network_acronym_str UNIFOR-2
network_name_str Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online)
repository_id_str
spelling Considerações sobre a formação da cultura empreendedora dentro da universidadeA lógica do raciocínio educacional permite adotar prerrogativa do potencial formador da postura empreendedora por parte da universidade, uma vez que a disposição para empreender pode ser substancialmente alterada pelo meio ambiente (Cohen, 2000). Torna-se, portanto, vital identificar quais os aspectos ou características ambientais da universidade são catalisadores do processo de formação de empreendedores, através de apoio estrutural e suporte pedagógico ao perfil empreendedor dos estudantes. Sob essa ótica, este artigo relaciona como os projetos pedagógicos, as percepções dos coordenadores, professores e alunos estão relacionados à formação da cultura empreendedora dentro da Universidade. Em pesquisa survey conduzida entre 279 alunos do curso de Administração e ciências Contábeis de quatro diferentes faculdades, em Curitiba, no ano de 2004, identificou-se até que ponto, na percepção dos alunos, as estratégias de ensino-aprendizagem influenciam a formação do caráter empreendedor e como as características do perfil empreendedor são exercitadas no curso do qual fazem parte. Os resultados sugerem, apesar de um similar direcionamento teórico dos projetos pedagógicos, que os alunos têm percepções diferentes, especialmente no tocante à formação empreendedora.Universidade de Fortaleza2009-09-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.unifor.br/rca/article/view/30210.5020/2318-0722.11.1.%pRevista Ciências Administrativas; v. 11 n. 1 (2005)2318-0722reponame:Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online)instname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)instacron:UNIFORporhttps://ojs.unifor.br/rca/article/view/302/pdfCunha, Roberto Araújo NascimentoNeto, Pedro José Steinerinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-10-11T22:48:28Zoai:ojs.ojs.unifor.br:article/302Revistahttps://periodicos.unifor.br/rcahttp://ojs.unifor.br/index.php/rca/oai||revcca@unifor.br|| sergioforte@unifor.br2318-07221414-0896opendoar:2016-10-11T22:48:28Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online) - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)false
dc.title.none.fl_str_mv Considerações sobre a formação da cultura empreendedora dentro da universidade
title Considerações sobre a formação da cultura empreendedora dentro da universidade
spellingShingle Considerações sobre a formação da cultura empreendedora dentro da universidade
Cunha, Roberto Araújo Nascimento
title_short Considerações sobre a formação da cultura empreendedora dentro da universidade
title_full Considerações sobre a formação da cultura empreendedora dentro da universidade
title_fullStr Considerações sobre a formação da cultura empreendedora dentro da universidade
title_full_unstemmed Considerações sobre a formação da cultura empreendedora dentro da universidade
title_sort Considerações sobre a formação da cultura empreendedora dentro da universidade
author Cunha, Roberto Araújo Nascimento
author_facet Cunha, Roberto Araújo Nascimento
Neto, Pedro José Steiner
author_role author
author2 Neto, Pedro José Steiner
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cunha, Roberto Araújo Nascimento
Neto, Pedro José Steiner
description A lógica do raciocínio educacional permite adotar prerrogativa do potencial formador da postura empreendedora por parte da universidade, uma vez que a disposição para empreender pode ser substancialmente alterada pelo meio ambiente (Cohen, 2000). Torna-se, portanto, vital identificar quais os aspectos ou características ambientais da universidade são catalisadores do processo de formação de empreendedores, através de apoio estrutural e suporte pedagógico ao perfil empreendedor dos estudantes. Sob essa ótica, este artigo relaciona como os projetos pedagógicos, as percepções dos coordenadores, professores e alunos estão relacionados à formação da cultura empreendedora dentro da Universidade. Em pesquisa survey conduzida entre 279 alunos do curso de Administração e ciências Contábeis de quatro diferentes faculdades, em Curitiba, no ano de 2004, identificou-se até que ponto, na percepção dos alunos, as estratégias de ensino-aprendizagem influenciam a formação do caráter empreendedor e como as características do perfil empreendedor são exercitadas no curso do qual fazem parte. Os resultados sugerem, apesar de um similar direcionamento teórico dos projetos pedagógicos, que os alunos têm percepções diferentes, especialmente no tocante à formação empreendedora.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-09-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.unifor.br/rca/article/view/302
10.5020/2318-0722.11.1.%p
url https://ojs.unifor.br/rca/article/view/302
identifier_str_mv 10.5020/2318-0722.11.1.%p
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.unifor.br/rca/article/view/302/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Fortaleza
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Fortaleza
dc.source.none.fl_str_mv Revista Ciências Administrativas; v. 11 n. 1 (2005)
2318-0722
reponame:Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online)
instname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
instacron:UNIFOR
instname_str Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
instacron_str UNIFOR
institution UNIFOR
reponame_str Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online)
collection Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online) - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
repository.mail.fl_str_mv ||revcca@unifor.br|| sergioforte@unifor.br
_version_ 1788165805943291904