A administração participativa – uma experiência vivenciada no comitê da Bacia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Francisco Correia
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Castelo, Pedro José
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online)
Texto Completo: https://ojs.unifor.br/rca/article/view/398
Resumo: A administração participativa é uma ferramenta posta à disposição de administradores públicos ou privados a qual, quando bem utilizada, fornece os elementos necessários ao atendimento dos objetivos organizacionais. O Comitê da Bacia Hidrográfica do Curu, no Ceará, foi pioneiro na utilização deste instrumento gerencial, substituindo práticas antigas burocratizadas dos órgãos de recursos hídricos. A pesquisa está relacionada com a teoria da administração, conceituando a gestão participativa e examinando as questões legais para sua implementação, uma vez que esse tipo de gestão conta com o aparelho estatal que determinou a Política Nacional dos Recursos Hídricos. O objetivo foi estudar uma experiência pioneira de gestão participativa como modelo de administração na gestão de recursos hídricos, reunindo todos os usuários em um comitê de bacia descentralizado, sem a governamental para dirimir os conflitos pelo uso de recurso escasso. O trabalho é essencialmente uma pesquisa de campo com questionários e entrevistas aos membros do Comitê. O novo modelo de gestão vem sendo aplicado, proporcionando resultados melhores que os modelos anteriores, e indica ainda que um dos problemas de água no semi-árido é essencialmente um problema gerencial.
id UNIFOR-2_7a5597339872bfedffa9d3f2f1390ecb
oai_identifier_str oai:ojs.ojs.unifor.br:article/398
network_acronym_str UNIFOR-2
network_name_str Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online)
repository_id_str
spelling A administração participativa – uma experiência vivenciada no comitê da BaciaA administração participativa é uma ferramenta posta à disposição de administradores públicos ou privados a qual, quando bem utilizada, fornece os elementos necessários ao atendimento dos objetivos organizacionais. O Comitê da Bacia Hidrográfica do Curu, no Ceará, foi pioneiro na utilização deste instrumento gerencial, substituindo práticas antigas burocratizadas dos órgãos de recursos hídricos. A pesquisa está relacionada com a teoria da administração, conceituando a gestão participativa e examinando as questões legais para sua implementação, uma vez que esse tipo de gestão conta com o aparelho estatal que determinou a Política Nacional dos Recursos Hídricos. O objetivo foi estudar uma experiência pioneira de gestão participativa como modelo de administração na gestão de recursos hídricos, reunindo todos os usuários em um comitê de bacia descentralizado, sem a governamental para dirimir os conflitos pelo uso de recurso escasso. O trabalho é essencialmente uma pesquisa de campo com questionários e entrevistas aos membros do Comitê. O novo modelo de gestão vem sendo aplicado, proporcionando resultados melhores que os modelos anteriores, e indica ainda que um dos problemas de água no semi-árido é essencialmente um problema gerencial.Universidade de Fortaleza2010-08-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.unifor.br/rca/article/view/39810.5020/2318-0722.13.3.%pRevista Ciências Administrativas; v. 13 n. 3 (2007)2318-0722reponame:Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online)instname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)instacron:UNIFORporhttps://ojs.unifor.br/rca/article/view/398/pdfOliveira, Francisco CorreiaCastelo, Pedro Joséinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-10-11T23:52:53Zoai:ojs.ojs.unifor.br:article/398Revistahttps://periodicos.unifor.br/rcahttp://ojs.unifor.br/index.php/rca/oai||revcca@unifor.br|| sergioforte@unifor.br2318-07221414-0896opendoar:2016-10-11T23:52:53Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online) - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)false
dc.title.none.fl_str_mv A administração participativa – uma experiência vivenciada no comitê da Bacia
title A administração participativa – uma experiência vivenciada no comitê da Bacia
spellingShingle A administração participativa – uma experiência vivenciada no comitê da Bacia
Oliveira, Francisco Correia
title_short A administração participativa – uma experiência vivenciada no comitê da Bacia
title_full A administração participativa – uma experiência vivenciada no comitê da Bacia
title_fullStr A administração participativa – uma experiência vivenciada no comitê da Bacia
title_full_unstemmed A administração participativa – uma experiência vivenciada no comitê da Bacia
title_sort A administração participativa – uma experiência vivenciada no comitê da Bacia
author Oliveira, Francisco Correia
author_facet Oliveira, Francisco Correia
Castelo, Pedro José
author_role author
author2 Castelo, Pedro José
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Francisco Correia
Castelo, Pedro José
description A administração participativa é uma ferramenta posta à disposição de administradores públicos ou privados a qual, quando bem utilizada, fornece os elementos necessários ao atendimento dos objetivos organizacionais. O Comitê da Bacia Hidrográfica do Curu, no Ceará, foi pioneiro na utilização deste instrumento gerencial, substituindo práticas antigas burocratizadas dos órgãos de recursos hídricos. A pesquisa está relacionada com a teoria da administração, conceituando a gestão participativa e examinando as questões legais para sua implementação, uma vez que esse tipo de gestão conta com o aparelho estatal que determinou a Política Nacional dos Recursos Hídricos. O objetivo foi estudar uma experiência pioneira de gestão participativa como modelo de administração na gestão de recursos hídricos, reunindo todos os usuários em um comitê de bacia descentralizado, sem a governamental para dirimir os conflitos pelo uso de recurso escasso. O trabalho é essencialmente uma pesquisa de campo com questionários e entrevistas aos membros do Comitê. O novo modelo de gestão vem sendo aplicado, proporcionando resultados melhores que os modelos anteriores, e indica ainda que um dos problemas de água no semi-árido é essencialmente um problema gerencial.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-08-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.unifor.br/rca/article/view/398
10.5020/2318-0722.13.3.%p
url https://ojs.unifor.br/rca/article/view/398
identifier_str_mv 10.5020/2318-0722.13.3.%p
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.unifor.br/rca/article/view/398/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Fortaleza
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Fortaleza
dc.source.none.fl_str_mv Revista Ciências Administrativas; v. 13 n. 3 (2007)
2318-0722
reponame:Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online)
instname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
instacron:UNIFOR
instname_str Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
instacron_str UNIFOR
institution UNIFOR
reponame_str Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online)
collection Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online) - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
repository.mail.fl_str_mv ||revcca@unifor.br|| sergioforte@unifor.br
_version_ 1788165806483308544