Satisfação dos Usuários de Serviços Públicos Municipais: Construção e Validação de um Instrumento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Trevisan, Ronie
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Löbler, Mauri Leodir, Visentini, Monize Sâmara, Bobsin, Debora
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online)
Texto Completo: https://ojs.unifor.br/rca/article/view/515
Resumo: Baseado na premissa de que o Estado é organizado com a finalidade de promover a prosperidade pública, o presente estudo visa validar um instrumento para mensurar o nível de satisfação dos cidadãos com os serviços públicos prestados pelas prefeituras municipais. A pesquisa foi direcionada aos municípios de até 20.000 habitantes, visto que esses representam mais de 70% dos municípios brasileiros. A partir do estudo de Conzatti (2003), foi desenvolvido um nstrumento composto por 51 variáveis, divididas em 6 grandes áreas: educação, obras e serviços públicos, assistência social, agricultura e imagem do governo. A pesquisa foi aplicada em um município da região central do estado do Rio Grande do Sul e teve uma amostra de 250 casos. A consistência interna do instrumento, medida pelo alfa de Cronbach, foi acima de 0,96. A amostra foi considerada adequada através dos testes KMO e de esfericidade de Barlett. Além disso, as análises de confiabilidade e de validade permitiram observar a padronização
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