As práticas de responsabilidade social de empresas modelo em sustentabilidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Oliveira, Franciéle Fania
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Moura Leite, Rosamaria Cox
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online)
Texto Completo: https://ojs.unifor.br/rca/article/view/3407
Resumo: As ações de responsabilidade social desenvolvidas pelas organizações não devem ser realizadas de forma abstrata, mas atreladas ao negócio em que atuam e em benefício da comunidade do entorno do local em que estão instaladas. A utilização dessas práticas caracteriza o uso da responsabilidade social empresarial estratégica, já que proporciona benefício mútuo para as partes envolvidas. Do mesmo modo, as ações também podem apresentar práticas de natureza responsiva que ocorrem quando as empresas desenvolvem ações com o intuito de reduzir os danos da cadeia de valor e ser uma boa cidadã (PORTER; KRAMER, 2006). Desse modo, o presente trabalho tem como objetivo descrever as ações de responsabilidade social das empresas referências nessa área, nos seus respectivos setores, e identificar se as ações realizadas por elas podem ser classificadas como estratégicas ou responsivas. A metodologia da pesquisa seguiu o modelo indutivo, descritivo-analítico, qualitativo, e adotou o método da análise de conteúdo para coletar as informações divulgadas sobre responsabilidade social na internet. Foram analisadas duas empresas de dois setores conhecidos pela propensão à adoção de práticas de responsabilidade social: o setor de cosméticos e o setor de energia. Nesse sentido, o estudo da temática torna-se relevante tanto para a academia quanto para a sociedade em geral, pois as ações estratégicas contribuem para que as organizações se diferenciem em um mercado altamente competitivo e otimizem a utilização dos recursos em benefício da própria empresa e dos grupos de interesses. Por fim, averiguou-se que a maioria das ações praticadas pelas empresas estudadas possui um caráter estratégico. DOI: 10.5020/2318-0722.2014.v20n1p284
id UNIFOR-2_8151f466118b7dca5a3ff68a13a5d497
oai_identifier_str oai:ojs.ojs.unifor.br:article/3407
network_acronym_str UNIFOR-2
network_name_str Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online)
repository_id_str
spelling As práticas de responsabilidade social de empresas modelo em sustentabilidadeAs ações de responsabilidade social desenvolvidas pelas organizações não devem ser realizadas de forma abstrata, mas atreladas ao negócio em que atuam e em benefício da comunidade do entorno do local em que estão instaladas. A utilização dessas práticas caracteriza o uso da responsabilidade social empresarial estratégica, já que proporciona benefício mútuo para as partes envolvidas. Do mesmo modo, as ações também podem apresentar práticas de natureza responsiva que ocorrem quando as empresas desenvolvem ações com o intuito de reduzir os danos da cadeia de valor e ser uma boa cidadã (PORTER; KRAMER, 2006). Desse modo, o presente trabalho tem como objetivo descrever as ações de responsabilidade social das empresas referências nessa área, nos seus respectivos setores, e identificar se as ações realizadas por elas podem ser classificadas como estratégicas ou responsivas. A metodologia da pesquisa seguiu o modelo indutivo, descritivo-analítico, qualitativo, e adotou o método da análise de conteúdo para coletar as informações divulgadas sobre responsabilidade social na internet. Foram analisadas duas empresas de dois setores conhecidos pela propensão à adoção de práticas de responsabilidade social: o setor de cosméticos e o setor de energia. Nesse sentido, o estudo da temática torna-se relevante tanto para a academia quanto para a sociedade em geral, pois as ações estratégicas contribuem para que as organizações se diferenciem em um mercado altamente competitivo e otimizem a utilização dos recursos em benefício da própria empresa e dos grupos de interesses. Por fim, averiguou-se que a maioria das ações praticadas pelas empresas estudadas possui um caráter estratégico. DOI: 10.5020/2318-0722.2014.v20n1p284Universidade de Fortaleza2015-01-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.unifor.br/rca/article/view/3407Revista Ciências Administrativas; v. 20 n. 1 (2014)2318-0722reponame:Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online)instname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)instacron:UNIFORporhttps://ojs.unifor.br/rca/article/view/3407/pdfde Oliveira, Franciéle FaniaMoura Leite, Rosamaria Coxinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-04-02T18:34:10Zoai:ojs.ojs.unifor.br:article/3407Revistahttps://periodicos.unifor.br/rcahttp://ojs.unifor.br/index.php/rca/oai||revcca@unifor.br|| sergioforte@unifor.br2318-07221414-0896opendoar:2020-04-02T18:34:10Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online) - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)false
dc.title.none.fl_str_mv As práticas de responsabilidade social de empresas modelo em sustentabilidade
title As práticas de responsabilidade social de empresas modelo em sustentabilidade
spellingShingle As práticas de responsabilidade social de empresas modelo em sustentabilidade
de Oliveira, Franciéle Fania
title_short As práticas de responsabilidade social de empresas modelo em sustentabilidade
title_full As práticas de responsabilidade social de empresas modelo em sustentabilidade
title_fullStr As práticas de responsabilidade social de empresas modelo em sustentabilidade
title_full_unstemmed As práticas de responsabilidade social de empresas modelo em sustentabilidade
title_sort As práticas de responsabilidade social de empresas modelo em sustentabilidade
author de Oliveira, Franciéle Fania
author_facet de Oliveira, Franciéle Fania
Moura Leite, Rosamaria Cox
author_role author
author2 Moura Leite, Rosamaria Cox
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Oliveira, Franciéle Fania
Moura Leite, Rosamaria Cox
description As ações de responsabilidade social desenvolvidas pelas organizações não devem ser realizadas de forma abstrata, mas atreladas ao negócio em que atuam e em benefício da comunidade do entorno do local em que estão instaladas. A utilização dessas práticas caracteriza o uso da responsabilidade social empresarial estratégica, já que proporciona benefício mútuo para as partes envolvidas. Do mesmo modo, as ações também podem apresentar práticas de natureza responsiva que ocorrem quando as empresas desenvolvem ações com o intuito de reduzir os danos da cadeia de valor e ser uma boa cidadã (PORTER; KRAMER, 2006). Desse modo, o presente trabalho tem como objetivo descrever as ações de responsabilidade social das empresas referências nessa área, nos seus respectivos setores, e identificar se as ações realizadas por elas podem ser classificadas como estratégicas ou responsivas. A metodologia da pesquisa seguiu o modelo indutivo, descritivo-analítico, qualitativo, e adotou o método da análise de conteúdo para coletar as informações divulgadas sobre responsabilidade social na internet. Foram analisadas duas empresas de dois setores conhecidos pela propensão à adoção de práticas de responsabilidade social: o setor de cosméticos e o setor de energia. Nesse sentido, o estudo da temática torna-se relevante tanto para a academia quanto para a sociedade em geral, pois as ações estratégicas contribuem para que as organizações se diferenciem em um mercado altamente competitivo e otimizem a utilização dos recursos em benefício da própria empresa e dos grupos de interesses. Por fim, averiguou-se que a maioria das ações praticadas pelas empresas estudadas possui um caráter estratégico. DOI: 10.5020/2318-0722.2014.v20n1p284
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-01-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.unifor.br/rca/article/view/3407
url https://ojs.unifor.br/rca/article/view/3407
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.unifor.br/rca/article/view/3407/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Fortaleza
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Fortaleza
dc.source.none.fl_str_mv Revista Ciências Administrativas; v. 20 n. 1 (2014)
2318-0722
reponame:Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online)
instname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
instacron:UNIFOR
instname_str Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
instacron_str UNIFOR
institution UNIFOR
reponame_str Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online)
collection Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online) - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
repository.mail.fl_str_mv ||revcca@unifor.br|| sergioforte@unifor.br
_version_ 1788165807557050368