As práticas de responsabilidade social de empresas modelo em sustentabilidade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online) |
Texto Completo: | https://ojs.unifor.br/rca/article/view/3407 |
Resumo: | As ações de responsabilidade social desenvolvidas pelas organizações não devem ser realizadas de forma abstrata, mas atreladas ao negócio em que atuam e em benefício da comunidade do entorno do local em que estão instaladas. A utilização dessas práticas caracteriza o uso da responsabilidade social empresarial estratégica, já que proporciona benefício mútuo para as partes envolvidas. Do mesmo modo, as ações também podem apresentar práticas de natureza responsiva que ocorrem quando as empresas desenvolvem ações com o intuito de reduzir os danos da cadeia de valor e ser uma boa cidadã (PORTER; KRAMER, 2006). Desse modo, o presente trabalho tem como objetivo descrever as ações de responsabilidade social das empresas referências nessa área, nos seus respectivos setores, e identificar se as ações realizadas por elas podem ser classificadas como estratégicas ou responsivas. A metodologia da pesquisa seguiu o modelo indutivo, descritivo-analítico, qualitativo, e adotou o método da análise de conteúdo para coletar as informações divulgadas sobre responsabilidade social na internet. Foram analisadas duas empresas de dois setores conhecidos pela propensão à adoção de práticas de responsabilidade social: o setor de cosméticos e o setor de energia. Nesse sentido, o estudo da temática torna-se relevante tanto para a academia quanto para a sociedade em geral, pois as ações estratégicas contribuem para que as organizações se diferenciem em um mercado altamente competitivo e otimizem a utilização dos recursos em benefício da própria empresa e dos grupos de interesses. Por fim, averiguou-se que a maioria das ações praticadas pelas empresas estudadas possui um caráter estratégico. DOI: 10.5020/2318-0722.2014.v20n1p284 |
id |
UNIFOR-2_8151f466118b7dca5a3ff68a13a5d497 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.ojs.unifor.br:article/3407 |
network_acronym_str |
UNIFOR-2 |
network_name_str |
Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
As práticas de responsabilidade social de empresas modelo em sustentabilidadeAs ações de responsabilidade social desenvolvidas pelas organizações não devem ser realizadas de forma abstrata, mas atreladas ao negócio em que atuam e em benefício da comunidade do entorno do local em que estão instaladas. A utilização dessas práticas caracteriza o uso da responsabilidade social empresarial estratégica, já que proporciona benefício mútuo para as partes envolvidas. Do mesmo modo, as ações também podem apresentar práticas de natureza responsiva que ocorrem quando as empresas desenvolvem ações com o intuito de reduzir os danos da cadeia de valor e ser uma boa cidadã (PORTER; KRAMER, 2006). Desse modo, o presente trabalho tem como objetivo descrever as ações de responsabilidade social das empresas referências nessa área, nos seus respectivos setores, e identificar se as ações realizadas por elas podem ser classificadas como estratégicas ou responsivas. A metodologia da pesquisa seguiu o modelo indutivo, descritivo-analítico, qualitativo, e adotou o método da análise de conteúdo para coletar as informações divulgadas sobre responsabilidade social na internet. Foram analisadas duas empresas de dois setores conhecidos pela propensão à adoção de práticas de responsabilidade social: o setor de cosméticos e o setor de energia. Nesse sentido, o estudo da temática torna-se relevante tanto para a academia quanto para a sociedade em geral, pois as ações estratégicas contribuem para que as organizações se diferenciem em um mercado altamente competitivo e otimizem a utilização dos recursos em benefício da própria empresa e dos grupos de interesses. Por fim, averiguou-se que a maioria das ações praticadas pelas empresas estudadas possui um caráter estratégico. DOI: 10.5020/2318-0722.2014.v20n1p284Universidade de Fortaleza2015-01-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.unifor.br/rca/article/view/3407Revista Ciências Administrativas; v. 20 n. 1 (2014)2318-0722reponame:Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online)instname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)instacron:UNIFORporhttps://ojs.unifor.br/rca/article/view/3407/pdfde Oliveira, Franciéle FaniaMoura Leite, Rosamaria Coxinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-04-02T18:34:10Zoai:ojs.ojs.unifor.br:article/3407Revistahttps://periodicos.unifor.br/rcahttp://ojs.unifor.br/index.php/rca/oai||revcca@unifor.br|| sergioforte@unifor.br2318-07221414-0896opendoar:2020-04-02T18:34:10Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online) - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As práticas de responsabilidade social de empresas modelo em sustentabilidade |
title |
As práticas de responsabilidade social de empresas modelo em sustentabilidade |
spellingShingle |
As práticas de responsabilidade social de empresas modelo em sustentabilidade de Oliveira, Franciéle Fania |
title_short |
As práticas de responsabilidade social de empresas modelo em sustentabilidade |
title_full |
As práticas de responsabilidade social de empresas modelo em sustentabilidade |
title_fullStr |
As práticas de responsabilidade social de empresas modelo em sustentabilidade |
title_full_unstemmed |
As práticas de responsabilidade social de empresas modelo em sustentabilidade |
title_sort |
As práticas de responsabilidade social de empresas modelo em sustentabilidade |
author |
de Oliveira, Franciéle Fania |
author_facet |
de Oliveira, Franciéle Fania Moura Leite, Rosamaria Cox |
author_role |
author |
author2 |
Moura Leite, Rosamaria Cox |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Oliveira, Franciéle Fania Moura Leite, Rosamaria Cox |
description |
As ações de responsabilidade social desenvolvidas pelas organizações não devem ser realizadas de forma abstrata, mas atreladas ao negócio em que atuam e em benefício da comunidade do entorno do local em que estão instaladas. A utilização dessas práticas caracteriza o uso da responsabilidade social empresarial estratégica, já que proporciona benefício mútuo para as partes envolvidas. Do mesmo modo, as ações também podem apresentar práticas de natureza responsiva que ocorrem quando as empresas desenvolvem ações com o intuito de reduzir os danos da cadeia de valor e ser uma boa cidadã (PORTER; KRAMER, 2006). Desse modo, o presente trabalho tem como objetivo descrever as ações de responsabilidade social das empresas referências nessa área, nos seus respectivos setores, e identificar se as ações realizadas por elas podem ser classificadas como estratégicas ou responsivas. A metodologia da pesquisa seguiu o modelo indutivo, descritivo-analítico, qualitativo, e adotou o método da análise de conteúdo para coletar as informações divulgadas sobre responsabilidade social na internet. Foram analisadas duas empresas de dois setores conhecidos pela propensão à adoção de práticas de responsabilidade social: o setor de cosméticos e o setor de energia. Nesse sentido, o estudo da temática torna-se relevante tanto para a academia quanto para a sociedade em geral, pois as ações estratégicas contribuem para que as organizações se diferenciem em um mercado altamente competitivo e otimizem a utilização dos recursos em benefício da própria empresa e dos grupos de interesses. Por fim, averiguou-se que a maioria das ações praticadas pelas empresas estudadas possui um caráter estratégico. DOI: 10.5020/2318-0722.2014.v20n1p284 |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-01-09 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.unifor.br/rca/article/view/3407 |
url |
https://ojs.unifor.br/rca/article/view/3407 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.unifor.br/rca/article/view/3407/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Fortaleza |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Fortaleza |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Ciências Administrativas; v. 20 n. 1 (2014) 2318-0722 reponame:Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online) instname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR) instacron:UNIFOR |
instname_str |
Universidade de Fortaleza (UNIFOR) |
instacron_str |
UNIFOR |
institution |
UNIFOR |
reponame_str |
Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online) |
collection |
Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online) - Universidade de Fortaleza (UNIFOR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revcca@unifor.br|| sergioforte@unifor.br |
_version_ |
1788165807557050368 |