Vai ao Rock in Rio? A Constituição da Prática de Consumo em um Enfoque Narrativo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castro, Álvaro Leonel de Oliveira
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Rezende, Daniel Carvalho de, Brito, Valéria da Glória Pereira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online)
DOI: 10.5020/2318-0722.2022.28.e11412
Texto Completo: https://ojs.unifor.br/rca/article/view/11412
Resumo: Objetivo: considerando as atuais edições do Rock in Rio, o artigo identificou como ocorrem e se configuram as práticas de consumo no Festival. Métodos: entrevistaram-se consumidores que já frequentaram o Festival, e utilizou-se da técnica de análise de narrativas para descrever a estrutura de governança e elementos materiais que geram a inteligibilidade prática do consumo. Resultados: as narrativas são expostas em cinco momentos: a contextualização histórica; o processo de compra de ingressos; os preparativos necessários; a chegada até o local; e os itinerários mediante os objetivos dos consumidores no Festival. Para situar as narrativas em uma perspectiva cronológica, apresenta-se uma linha do tempo associada com os elementos geradores de inteligibilidade prática do consumo. Conclusões: compreender as narrativas dos consumidores do Rock in Rio em uma perspectiva teórica das práticas de consumo, pode trazer benefícios para a organização do Festival e resultar em uma melhor experiência ao consumidor.
id UNIFOR-2_81c8ab45100db6d412eec8159c8a33e8
oai_identifier_str oai:ojs.ojs.unifor.br:article/11412
network_acronym_str UNIFOR-2
network_name_str Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online)
spelling Vai ao Rock in Rio? A Constituição da Prática de Consumo em um Enfoque NarrativoTeoria da práticaConsumoAnálise de narrativasSchatzkiRock in Rio.Objetivo: considerando as atuais edições do Rock in Rio, o artigo identificou como ocorrem e se configuram as práticas de consumo no Festival. Métodos: entrevistaram-se consumidores que já frequentaram o Festival, e utilizou-se da técnica de análise de narrativas para descrever a estrutura de governança e elementos materiais que geram a inteligibilidade prática do consumo. Resultados: as narrativas são expostas em cinco momentos: a contextualização histórica; o processo de compra de ingressos; os preparativos necessários; a chegada até o local; e os itinerários mediante os objetivos dos consumidores no Festival. Para situar as narrativas em uma perspectiva cronológica, apresenta-se uma linha do tempo associada com os elementos geradores de inteligibilidade prática do consumo. Conclusões: compreender as narrativas dos consumidores do Rock in Rio em uma perspectiva teórica das práticas de consumo, pode trazer benefícios para a organização do Festival e resultar em uma melhor experiência ao consumidor.Universidade de Fortaleza2022-05-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.unifor.br/rca/article/view/1141210.5020/2318-0722.2022.28.e11412Journal of Administrative Sciences; Vol. 28 (2022); e11412 Revista de Ciencias Administrativas; Vol. 28 (2022); e11412Revista Ciências Administrativas; v. 28 (2022); e114122318-0722reponame:Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online)instname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)instacron:UNIFORporhttps://ojs.unifor.br/rca/article/view/11412/6833Copyright (c) 2022 Revista Ciências Administrativashttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCastro, Álvaro Leonel de OliveiraRezende, Daniel Carvalho deBrito, Valéria da Glória Pereira2024-04-09T16:20:05Zoai:ojs.ojs.unifor.br:article/11412Revistahttps://ojs.unifor.br/rca/PUBhttps://ojs.unifor.br/rca/oai||revcca@unifor.br|| sergioforte@unifor.br2318-07221414-0896opendoar:2024-04-09T16:20:05Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online) - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)false
dc.title.none.fl_str_mv Vai ao Rock in Rio? A Constituição da Prática de Consumo em um Enfoque Narrativo
title Vai ao Rock in Rio? A Constituição da Prática de Consumo em um Enfoque Narrativo
spellingShingle Vai ao Rock in Rio? A Constituição da Prática de Consumo em um Enfoque Narrativo
Vai ao Rock in Rio? A Constituição da Prática de Consumo em um Enfoque Narrativo
Castro, Álvaro Leonel de Oliveira
Teoria da prática
Consumo
Análise de narrativas
Schatzki
Rock in Rio.
Castro, Álvaro Leonel de Oliveira
Teoria da prática
Consumo
Análise de narrativas
Schatzki
Rock in Rio.
title_short Vai ao Rock in Rio? A Constituição da Prática de Consumo em um Enfoque Narrativo
title_full Vai ao Rock in Rio? A Constituição da Prática de Consumo em um Enfoque Narrativo
title_fullStr Vai ao Rock in Rio? A Constituição da Prática de Consumo em um Enfoque Narrativo
Vai ao Rock in Rio? A Constituição da Prática de Consumo em um Enfoque Narrativo
title_full_unstemmed Vai ao Rock in Rio? A Constituição da Prática de Consumo em um Enfoque Narrativo
Vai ao Rock in Rio? A Constituição da Prática de Consumo em um Enfoque Narrativo
title_sort Vai ao Rock in Rio? A Constituição da Prática de Consumo em um Enfoque Narrativo
author Castro, Álvaro Leonel de Oliveira
author_facet Castro, Álvaro Leonel de Oliveira
Castro, Álvaro Leonel de Oliveira
Rezende, Daniel Carvalho de
Brito, Valéria da Glória Pereira
Rezende, Daniel Carvalho de
Brito, Valéria da Glória Pereira
author_role author
author2 Rezende, Daniel Carvalho de
Brito, Valéria da Glória Pereira
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Castro, Álvaro Leonel de Oliveira
Rezende, Daniel Carvalho de
Brito, Valéria da Glória Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Teoria da prática
Consumo
Análise de narrativas
Schatzki
Rock in Rio.
topic Teoria da prática
Consumo
Análise de narrativas
Schatzki
Rock in Rio.
description Objetivo: considerando as atuais edições do Rock in Rio, o artigo identificou como ocorrem e se configuram as práticas de consumo no Festival. Métodos: entrevistaram-se consumidores que já frequentaram o Festival, e utilizou-se da técnica de análise de narrativas para descrever a estrutura de governança e elementos materiais que geram a inteligibilidade prática do consumo. Resultados: as narrativas são expostas em cinco momentos: a contextualização histórica; o processo de compra de ingressos; os preparativos necessários; a chegada até o local; e os itinerários mediante os objetivos dos consumidores no Festival. Para situar as narrativas em uma perspectiva cronológica, apresenta-se uma linha do tempo associada com os elementos geradores de inteligibilidade prática do consumo. Conclusões: compreender as narrativas dos consumidores do Rock in Rio em uma perspectiva teórica das práticas de consumo, pode trazer benefícios para a organização do Festival e resultar em uma melhor experiência ao consumidor.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-05-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.unifor.br/rca/article/view/11412
10.5020/2318-0722.2022.28.e11412
url https://ojs.unifor.br/rca/article/view/11412
identifier_str_mv 10.5020/2318-0722.2022.28.e11412
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.unifor.br/rca/article/view/11412/6833
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Ciências Administrativas
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Ciências Administrativas
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Fortaleza
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Fortaleza
dc.source.none.fl_str_mv Journal of Administrative Sciences; Vol. 28 (2022); e11412
Revista de Ciencias Administrativas; Vol. 28 (2022); e11412
Revista Ciências Administrativas; v. 28 (2022); e11412
2318-0722
reponame:Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online)
instname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
instacron:UNIFOR
instname_str Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
instacron_str UNIFOR
institution UNIFOR
reponame_str Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online)
collection Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online) - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
repository.mail.fl_str_mv ||revcca@unifor.br|| sergioforte@unifor.br
_version_ 1822183167366266880
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.5020/2318-0722.2022.28.e11412