Capacidade Absortiva: Um Estudo na Indústria Criativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vaisz, Chrístian Langaro
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Schreiber, Dusan, Schmidt, Serje, Bohnenberger, Maria Cristina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online)
Texto Completo: https://ojs.unifor.br/rca/article/view/e9691
Resumo: O contexto dinâmico das evoluções tecnológicas e suas implicações, tanto sociais quanto mercadológicas, se apresentam como um desafio constante para as empresas. Essa realidade é também vivenciada pela indústria criativa caracterizada, entre outros aspectos, pela constante inovação, criatividade e alta dependência do conhecimento dos indivíduos nela inseridos. A capacidade absortiva de uma organização, que consiste na aquisição, assimilação, transformação e exploração de conhecimentos externos, gera oportunidades para a empresa inovar e manter-se sustentável em um ambiente competitivo. A partir dessas premissas, este artigo tem como objetivo analisar o uso da capacidade absortiva no processo de diversificação de atividades de uma pequena empresa inserida na indústria criativa. Os resultados mostram que cada uma das dimensões da capacidade absortiva foi importante para que houvesse uma diversificação das atividades desenvolvidas pela empresa, impactando tanto na organização interna quanto nas relações que a empresa mantém com o mercado, o que foi possível por meio da formação de relações de aprendizagem interorganizacionais.
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