Satisfação, confiança, valor percebido e fidelização nas relações de troca: um estudo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mota, Márcio Oliveira
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Dias, João Adamor
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online)
Texto Completo: https://ojs.unifor.br/rca/article/view/323
Resumo: Este trabalho tem como objetivo avaliar as relações de troca entre as IES privadas na cidade de Fortaleza-CE e de alunos, no que diz respeito aos principais construtos do Marketing de Relacionamento: satisfação, confiança e valor percebido, e analisar as influências destes construtos na fidelização de alunos. O estudo compreendeu uma pesquisa de campo junto a 431 alunos de 21 Instituições de Ensino Superior - IES. Os dados pesquisados foram submetidos a testes estatísticos, via técnica de Modelagem em Equações Estruturais para validar o modelo proposto e com base nas relações testadas nesse modelo foi possível concluir que (1) o valor percebido é influenciado positivamente pela confiança; (2) o valor percebido é construto mediador entre a confiança e a fidelização; (3) a fidelização é influenciada positiva e diretamente pela confiança e pelo valor percebido. Finalmente, sugere-se a realização de novos estudos e se indica a quem interessam os resultados obtidos.
id UNIFOR-2_93c88846de0423abf7e585dadfc1b90d
oai_identifier_str oai:ojs.ojs.unifor.br:article/323
network_acronym_str UNIFOR-2
network_name_str Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online)
repository_id_str
spelling Satisfação, confiança, valor percebido e fidelização nas relações de troca: um estudoEste trabalho tem como objetivo avaliar as relações de troca entre as IES privadas na cidade de Fortaleza-CE e de alunos, no que diz respeito aos principais construtos do Marketing de Relacionamento: satisfação, confiança e valor percebido, e analisar as influências destes construtos na fidelização de alunos. O estudo compreendeu uma pesquisa de campo junto a 431 alunos de 21 Instituições de Ensino Superior - IES. Os dados pesquisados foram submetidos a testes estatísticos, via técnica de Modelagem em Equações Estruturais para validar o modelo proposto e com base nas relações testadas nesse modelo foi possível concluir que (1) o valor percebido é influenciado positivamente pela confiança; (2) o valor percebido é construto mediador entre a confiança e a fidelização; (3) a fidelização é influenciada positiva e diretamente pela confiança e pelo valor percebido. Finalmente, sugere-se a realização de novos estudos e se indica a quem interessam os resultados obtidos.Universidade de Fortaleza2009-09-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.unifor.br/rca/article/view/32310.5020/2318-0722.11.2.%pRevista Ciências Administrativas; v. 11 n. 2 (2005)2318-0722reponame:Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online)instname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)instacron:UNIFORporhttps://ojs.unifor.br/rca/article/view/323/pdfMota, Márcio OliveiraDias, João Adamorinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-10-11T22:46:55Zoai:ojs.ojs.unifor.br:article/323Revistahttps://periodicos.unifor.br/rcahttp://ojs.unifor.br/index.php/rca/oai||revcca@unifor.br|| sergioforte@unifor.br2318-07221414-0896opendoar:2016-10-11T22:46:55Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online) - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)false
dc.title.none.fl_str_mv Satisfação, confiança, valor percebido e fidelização nas relações de troca: um estudo
title Satisfação, confiança, valor percebido e fidelização nas relações de troca: um estudo
spellingShingle Satisfação, confiança, valor percebido e fidelização nas relações de troca: um estudo
Mota, Márcio Oliveira
title_short Satisfação, confiança, valor percebido e fidelização nas relações de troca: um estudo
title_full Satisfação, confiança, valor percebido e fidelização nas relações de troca: um estudo
title_fullStr Satisfação, confiança, valor percebido e fidelização nas relações de troca: um estudo
title_full_unstemmed Satisfação, confiança, valor percebido e fidelização nas relações de troca: um estudo
title_sort Satisfação, confiança, valor percebido e fidelização nas relações de troca: um estudo
author Mota, Márcio Oliveira
author_facet Mota, Márcio Oliveira
Dias, João Adamor
author_role author
author2 Dias, João Adamor
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mota, Márcio Oliveira
Dias, João Adamor
description Este trabalho tem como objetivo avaliar as relações de troca entre as IES privadas na cidade de Fortaleza-CE e de alunos, no que diz respeito aos principais construtos do Marketing de Relacionamento: satisfação, confiança e valor percebido, e analisar as influências destes construtos na fidelização de alunos. O estudo compreendeu uma pesquisa de campo junto a 431 alunos de 21 Instituições de Ensino Superior - IES. Os dados pesquisados foram submetidos a testes estatísticos, via técnica de Modelagem em Equações Estruturais para validar o modelo proposto e com base nas relações testadas nesse modelo foi possível concluir que (1) o valor percebido é influenciado positivamente pela confiança; (2) o valor percebido é construto mediador entre a confiança e a fidelização; (3) a fidelização é influenciada positiva e diretamente pela confiança e pelo valor percebido. Finalmente, sugere-se a realização de novos estudos e se indica a quem interessam os resultados obtidos.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-09-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.unifor.br/rca/article/view/323
10.5020/2318-0722.11.2.%p
url https://ojs.unifor.br/rca/article/view/323
identifier_str_mv 10.5020/2318-0722.11.2.%p
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.unifor.br/rca/article/view/323/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Fortaleza
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Fortaleza
dc.source.none.fl_str_mv Revista Ciências Administrativas; v. 11 n. 2 (2005)
2318-0722
reponame:Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online)
instname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
instacron:UNIFOR
instname_str Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
instacron_str UNIFOR
institution UNIFOR
reponame_str Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online)
collection Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online) - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
repository.mail.fl_str_mv ||revcca@unifor.br|| sergioforte@unifor.br
_version_ 1788165806447656960