A Sociomaterialidade do Ensino-Aprendizagem em Administração: Perspectivas e desafios

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bezerra, Cecília Oliveira
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Davel, Eduardo Paes Barreto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online)
Texto Completo: https://ojs.unifor.br/rca/article/view/11713
Resumo: No ensino-aprendizagem em administração, a dimensão material é desprezada ou preconcebida como mera ferramenta presente na ação humana. Com efeito, evidencia-se uma visão limitada sobre o papel da materialidade como “meio” para a aprendizagem e quase inexistência de compreensão sobre suas questões sociais. Dessa forma, duas carências de pesquisa se apresentam como relevantes: (a) as revisões da produção acadêmica que considerem plenamente a materialidade e (b) a pesquisa construída a partir de uma abordagem sociomaterial. O objetivo desta pesquisa é sistematizar e discutir a produção acadêmica sobre a materialidade do ensino-aprendizagem em administração (EAA), destacando a sociomaterialidade como perspectiva para o avanço de pesquisas futuras. A metodologia baseia-se em uma revisão sistemática da produção acadêmica publicada nas bases nacionais e internacionais. Como resultado, portanto, proporcionamos uma demonstração de como a abordagem sociomaterial descortina novos horizontes para avançar com a pesquisa e impacta em nossos espaços de aprendizagem, no uso e compreensão do potencial dos artefatos e objetos na atividade educacional em instituições de ensino.
id UNIFOR-2_a33cfd393ddb972d21108bda9e0fb5ce
oai_identifier_str oai:ojs.ojs.unifor.br:article/11713
network_acronym_str UNIFOR-2
network_name_str Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online)
repository_id_str
spelling A Sociomaterialidade do Ensino-Aprendizagem em Administração: Perspectivas e desafiosensino-aprendizagemmaterialidadesociomaterialidadeNo ensino-aprendizagem em administração, a dimensão material é desprezada ou preconcebida como mera ferramenta presente na ação humana. Com efeito, evidencia-se uma visão limitada sobre o papel da materialidade como “meio” para a aprendizagem e quase inexistência de compreensão sobre suas questões sociais. Dessa forma, duas carências de pesquisa se apresentam como relevantes: (a) as revisões da produção acadêmica que considerem plenamente a materialidade e (b) a pesquisa construída a partir de uma abordagem sociomaterial. O objetivo desta pesquisa é sistematizar e discutir a produção acadêmica sobre a materialidade do ensino-aprendizagem em administração (EAA), destacando a sociomaterialidade como perspectiva para o avanço de pesquisas futuras. A metodologia baseia-se em uma revisão sistemática da produção acadêmica publicada nas bases nacionais e internacionais. Como resultado, portanto, proporcionamos uma demonstração de como a abordagem sociomaterial descortina novos horizontes para avançar com a pesquisa e impacta em nossos espaços de aprendizagem, no uso e compreensão do potencial dos artefatos e objetos na atividade educacional em instituições de ensino.Universidade de Fortaleza2021-09-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.unifor.br/rca/article/view/1171310.5020/2318-0722.2021.27.3.11713Revista Ciências Administrativas; v. 27 n. 3 (2021)2318-0722reponame:Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online)instname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)instacron:UNIFORporhttps://ojs.unifor.br/rca/article/view/11713/6756Copyright (c) 2021 Revista Ciências Administrativashttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBezerra, Cecília OliveiraDavel, Eduardo Paes Barreto2022-01-28T14:11:30Zoai:ojs.ojs.unifor.br:article/11713Revistahttps://periodicos.unifor.br/rcahttp://ojs.unifor.br/index.php/rca/oai||revcca@unifor.br|| sergioforte@unifor.br2318-07221414-0896opendoar:2022-01-28T14:11:30Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online) - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)false
dc.title.none.fl_str_mv A Sociomaterialidade do Ensino-Aprendizagem em Administração: Perspectivas e desafios
title A Sociomaterialidade do Ensino-Aprendizagem em Administração: Perspectivas e desafios
spellingShingle A Sociomaterialidade do Ensino-Aprendizagem em Administração: Perspectivas e desafios
Bezerra, Cecília Oliveira
ensino-aprendizagem
materialidade
sociomaterialidade
title_short A Sociomaterialidade do Ensino-Aprendizagem em Administração: Perspectivas e desafios
title_full A Sociomaterialidade do Ensino-Aprendizagem em Administração: Perspectivas e desafios
title_fullStr A Sociomaterialidade do Ensino-Aprendizagem em Administração: Perspectivas e desafios
title_full_unstemmed A Sociomaterialidade do Ensino-Aprendizagem em Administração: Perspectivas e desafios
title_sort A Sociomaterialidade do Ensino-Aprendizagem em Administração: Perspectivas e desafios
author Bezerra, Cecília Oliveira
author_facet Bezerra, Cecília Oliveira
Davel, Eduardo Paes Barreto
author_role author
author2 Davel, Eduardo Paes Barreto
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bezerra, Cecília Oliveira
Davel, Eduardo Paes Barreto
dc.subject.por.fl_str_mv ensino-aprendizagem
materialidade
sociomaterialidade
topic ensino-aprendizagem
materialidade
sociomaterialidade
description No ensino-aprendizagem em administração, a dimensão material é desprezada ou preconcebida como mera ferramenta presente na ação humana. Com efeito, evidencia-se uma visão limitada sobre o papel da materialidade como “meio” para a aprendizagem e quase inexistência de compreensão sobre suas questões sociais. Dessa forma, duas carências de pesquisa se apresentam como relevantes: (a) as revisões da produção acadêmica que considerem plenamente a materialidade e (b) a pesquisa construída a partir de uma abordagem sociomaterial. O objetivo desta pesquisa é sistematizar e discutir a produção acadêmica sobre a materialidade do ensino-aprendizagem em administração (EAA), destacando a sociomaterialidade como perspectiva para o avanço de pesquisas futuras. A metodologia baseia-se em uma revisão sistemática da produção acadêmica publicada nas bases nacionais e internacionais. Como resultado, portanto, proporcionamos uma demonstração de como a abordagem sociomaterial descortina novos horizontes para avançar com a pesquisa e impacta em nossos espaços de aprendizagem, no uso e compreensão do potencial dos artefatos e objetos na atividade educacional em instituições de ensino.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-09-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.unifor.br/rca/article/view/11713
10.5020/2318-0722.2021.27.3.11713
url https://ojs.unifor.br/rca/article/view/11713
identifier_str_mv 10.5020/2318-0722.2021.27.3.11713
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.unifor.br/rca/article/view/11713/6756
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Ciências Administrativas
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Ciências Administrativas
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Fortaleza
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Fortaleza
dc.source.none.fl_str_mv Revista Ciências Administrativas; v. 27 n. 3 (2021)
2318-0722
reponame:Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online)
instname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
instacron:UNIFOR
instname_str Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
instacron_str UNIFOR
institution UNIFOR
reponame_str Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online)
collection Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online) - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
repository.mail.fl_str_mv ||revcca@unifor.br|| sergioforte@unifor.br
_version_ 1788165805982089216