Estudo do Comportamento Empreendedor de Gestores em uma Instituição Pública de Ensino
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online) |
Texto Completo: | https://ojs.unifor.br/rca/article/view/6381 |
Resumo: | A temática investigada neste artigo é o comportamento empreendedor voltado para a esfera pública. Objetivou-se verificar de que forma as características do comportamento empreendedor de gestores da Escola de Minas da Universidade Federal de Ouro Preto contribuem para o desenvolvimento de um ambiente empreendedor na instituição. Caracterizado como um estudo de caso, o estudo foi realizado por meio de pesquisa de campo com uma abordagem qualitativa. A coleta de dados foi realizada seguindo um roteiro semi estruturado, analisado por meio da técnica do discurso do sujeito coletivo. A abordagem comportamentalista de McClelland (1972) serviu de base para a construção do instrumento de pesquisa. Verificou-se que os gestores acompanham a tendência da gestão inovadora e criativa e parecem estar cientes tanto da importância da gestão empreendedora nas universidades como do que é necessário e o que dificulta sua implantação. Conclui-se que o desafio que se apresenta é criar ambientes que propiciem o desenvolvimento do espírito empreendedor e o aperfeiçoamento das características empreendedoras. |
id |
UNIFOR-2_a4b12f439afb95275527137b48b2eb2f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.ojs.unifor.br:article/6381 |
network_acronym_str |
UNIFOR-2 |
network_name_str |
Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Estudo do Comportamento Empreendedor de Gestores em uma Instituição Pública de EnsinoEmpreendedorismoA temática investigada neste artigo é o comportamento empreendedor voltado para a esfera pública. Objetivou-se verificar de que forma as características do comportamento empreendedor de gestores da Escola de Minas da Universidade Federal de Ouro Preto contribuem para o desenvolvimento de um ambiente empreendedor na instituição. Caracterizado como um estudo de caso, o estudo foi realizado por meio de pesquisa de campo com uma abordagem qualitativa. A coleta de dados foi realizada seguindo um roteiro semi estruturado, analisado por meio da técnica do discurso do sujeito coletivo. A abordagem comportamentalista de McClelland (1972) serviu de base para a construção do instrumento de pesquisa. Verificou-se que os gestores acompanham a tendência da gestão inovadora e criativa e parecem estar cientes tanto da importância da gestão empreendedora nas universidades como do que é necessário e o que dificulta sua implantação. Conclui-se que o desafio que se apresenta é criar ambientes que propiciem o desenvolvimento do espírito empreendedor e o aperfeiçoamento das características empreendedoras.Universidade de Fortaleza2017-10-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.unifor.br/rca/article/view/638110.5020/2318-0722.23.3.385-399Revista Ciências Administrativas; v. 23 n. 3 (2017); 385-3992318-0722reponame:Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online)instname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)instacron:UNIFORporhttps://ojs.unifor.br/rca/article/view/6381/pdfCopyright (c) 2017 Revista Ciências Administrativas ou Journal of Administrative Sciencesinfo:eu-repo/semantics/openAccessCarneiro, Cristina AparecidaGuimaraes, Eloísa Helena RodriguesMaccari, Emerson AntônioStoropoli, José Eduardo2020-04-02T18:12:34Zoai:ojs.ojs.unifor.br:article/6381Revistahttps://periodicos.unifor.br/rcahttp://ojs.unifor.br/index.php/rca/oai||revcca@unifor.br|| sergioforte@unifor.br2318-07221414-0896opendoar:2020-04-02T18:12:34Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online) - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estudo do Comportamento Empreendedor de Gestores em uma Instituição Pública de Ensino |
title |
Estudo do Comportamento Empreendedor de Gestores em uma Instituição Pública de Ensino |
spellingShingle |
Estudo do Comportamento Empreendedor de Gestores em uma Instituição Pública de Ensino Carneiro, Cristina Aparecida Empreendedorismo |
title_short |
Estudo do Comportamento Empreendedor de Gestores em uma Instituição Pública de Ensino |
title_full |
Estudo do Comportamento Empreendedor de Gestores em uma Instituição Pública de Ensino |
title_fullStr |
Estudo do Comportamento Empreendedor de Gestores em uma Instituição Pública de Ensino |
title_full_unstemmed |
Estudo do Comportamento Empreendedor de Gestores em uma Instituição Pública de Ensino |
title_sort |
Estudo do Comportamento Empreendedor de Gestores em uma Instituição Pública de Ensino |
author |
Carneiro, Cristina Aparecida |
author_facet |
Carneiro, Cristina Aparecida Guimaraes, Eloísa Helena Rodrigues Maccari, Emerson Antônio Storopoli, José Eduardo |
author_role |
author |
author2 |
Guimaraes, Eloísa Helena Rodrigues Maccari, Emerson Antônio Storopoli, José Eduardo |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carneiro, Cristina Aparecida Guimaraes, Eloísa Helena Rodrigues Maccari, Emerson Antônio Storopoli, José Eduardo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Empreendedorismo |
topic |
Empreendedorismo |
description |
A temática investigada neste artigo é o comportamento empreendedor voltado para a esfera pública. Objetivou-se verificar de que forma as características do comportamento empreendedor de gestores da Escola de Minas da Universidade Federal de Ouro Preto contribuem para o desenvolvimento de um ambiente empreendedor na instituição. Caracterizado como um estudo de caso, o estudo foi realizado por meio de pesquisa de campo com uma abordagem qualitativa. A coleta de dados foi realizada seguindo um roteiro semi estruturado, analisado por meio da técnica do discurso do sujeito coletivo. A abordagem comportamentalista de McClelland (1972) serviu de base para a construção do instrumento de pesquisa. Verificou-se que os gestores acompanham a tendência da gestão inovadora e criativa e parecem estar cientes tanto da importância da gestão empreendedora nas universidades como do que é necessário e o que dificulta sua implantação. Conclui-se que o desafio que se apresenta é criar ambientes que propiciem o desenvolvimento do espírito empreendedor e o aperfeiçoamento das características empreendedoras. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-10-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.unifor.br/rca/article/view/6381 10.5020/2318-0722.23.3.385-399 |
url |
https://ojs.unifor.br/rca/article/view/6381 |
identifier_str_mv |
10.5020/2318-0722.23.3.385-399 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.unifor.br/rca/article/view/6381/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Ciências Administrativas ou Journal of Administrative Sciences info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Ciências Administrativas ou Journal of Administrative Sciences |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Fortaleza |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Fortaleza |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Ciências Administrativas; v. 23 n. 3 (2017); 385-399 2318-0722 reponame:Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online) instname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR) instacron:UNIFOR |
instname_str |
Universidade de Fortaleza (UNIFOR) |
instacron_str |
UNIFOR |
institution |
UNIFOR |
reponame_str |
Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online) |
collection |
Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online) - Universidade de Fortaleza (UNIFOR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revcca@unifor.br|| sergioforte@unifor.br |
_version_ |
1788165808050929664 |