AS TÉCNICAS PROJETIVAS EM ESTUDOS SOBRE A CONSUMER CULTURE THEORY - CCT

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Gustavo Tomaz de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online)
Texto Completo: https://ojs.unifor.br/rca/article/view/5629
Resumo: Existe uma diversidade de métodos de pesquisa empregados nos estudos do Marketing, incluindo àqueles que discorrem sobre a Consumer Culture Theory – CCT, oriundos de diversos campos, como a Sociologia, Antropologia e Psicologia. O objetivo deste ensaio teórico é refletir sobre o uso das Técnicas Projetivas em pesquisas qualitativas nacionais do Marketing, em especial, contribuições metodológicas à CCT. Para tanto, na fase inicial, discorre-se sobre a trajetória das Técnicas Projetivas, da Psicologia à Administração, seguindo com a descrição de alguns tipos de testes projetivos e findando com as contribuições dessas aos estudos da CCT. Nesta etapa, para fortalecer os argumentos, apresentam-se trabalhos da Administração que adotaram tais técnicas como instrumento de coleta de dados, bem como apontam-se sugestões para novas investigações. Como principais contribuições, observa-se que os testes projetivos por acadêmicos do marketing são subutilizados; bem como reúnem-se proposições para maximizar o seu uso em trabalhos futuros, alinhadas com as discussões contemporâneas da CCT, como a Assemblage Theory.
id UNIFOR-2_afb9a7836a6c01a51874f9917f62a9dd
oai_identifier_str oai:ojs.ojs.unifor.br:article/5629
network_acronym_str UNIFOR-2
network_name_str Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online)
repository_id_str
spelling AS TÉCNICAS PROJETIVAS EM ESTUDOS SOBRE A CONSUMER CULTURE THEORY - CCTExiste uma diversidade de métodos de pesquisa empregados nos estudos do Marketing, incluindo àqueles que discorrem sobre a Consumer Culture Theory – CCT, oriundos de diversos campos, como a Sociologia, Antropologia e Psicologia. O objetivo deste ensaio teórico é refletir sobre o uso das Técnicas Projetivas em pesquisas qualitativas nacionais do Marketing, em especial, contribuições metodológicas à CCT. Para tanto, na fase inicial, discorre-se sobre a trajetória das Técnicas Projetivas, da Psicologia à Administração, seguindo com a descrição de alguns tipos de testes projetivos e findando com as contribuições dessas aos estudos da CCT. Nesta etapa, para fortalecer os argumentos, apresentam-se trabalhos da Administração que adotaram tais técnicas como instrumento de coleta de dados, bem como apontam-se sugestões para novas investigações. Como principais contribuições, observa-se que os testes projetivos por acadêmicos do marketing são subutilizados; bem como reúnem-se proposições para maximizar o seu uso em trabalhos futuros, alinhadas com as discussões contemporâneas da CCT, como a Assemblage Theory.Universidade de Fortaleza2018-06-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.unifor.br/rca/article/view/562910.5020/2318-0722.2018.5629Journal of Administrative Sciences; Vol. 24 No. 2 (2018) Revista de Ciencias Administrativas; Vol. 24 Núm. 2 (2018)Revista Ciências Administrativas; v. 24 n. 2 (2018)2318-0722reponame:Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online)instname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)instacron:UNIFORporhttps://ojs.unifor.br/rca/article/view/5629/pdfCopyright (c) 2018 Revista Ciências Administrativas ou Journal of Administrative Sciencesinfo:eu-repo/semantics/openAccessAlmeida, Gustavo Tomaz de2020-04-02T17:51:44Zoai:ojs.ojs.unifor.br:article/5629Revistahttps://ojs.unifor.br/rca/PUBhttps://ojs.unifor.br/rca/oai||revcca@unifor.br|| sergioforte@unifor.br2318-07221414-0896opendoar:2020-04-02T17:51:44Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online) - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)false
dc.title.none.fl_str_mv AS TÉCNICAS PROJETIVAS EM ESTUDOS SOBRE A CONSUMER CULTURE THEORY - CCT
title AS TÉCNICAS PROJETIVAS EM ESTUDOS SOBRE A CONSUMER CULTURE THEORY - CCT
spellingShingle AS TÉCNICAS PROJETIVAS EM ESTUDOS SOBRE A CONSUMER CULTURE THEORY - CCT
Almeida, Gustavo Tomaz de
title_short AS TÉCNICAS PROJETIVAS EM ESTUDOS SOBRE A CONSUMER CULTURE THEORY - CCT
title_full AS TÉCNICAS PROJETIVAS EM ESTUDOS SOBRE A CONSUMER CULTURE THEORY - CCT
title_fullStr AS TÉCNICAS PROJETIVAS EM ESTUDOS SOBRE A CONSUMER CULTURE THEORY - CCT
title_full_unstemmed AS TÉCNICAS PROJETIVAS EM ESTUDOS SOBRE A CONSUMER CULTURE THEORY - CCT
title_sort AS TÉCNICAS PROJETIVAS EM ESTUDOS SOBRE A CONSUMER CULTURE THEORY - CCT
author Almeida, Gustavo Tomaz de
author_facet Almeida, Gustavo Tomaz de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Gustavo Tomaz de
description Existe uma diversidade de métodos de pesquisa empregados nos estudos do Marketing, incluindo àqueles que discorrem sobre a Consumer Culture Theory – CCT, oriundos de diversos campos, como a Sociologia, Antropologia e Psicologia. O objetivo deste ensaio teórico é refletir sobre o uso das Técnicas Projetivas em pesquisas qualitativas nacionais do Marketing, em especial, contribuições metodológicas à CCT. Para tanto, na fase inicial, discorre-se sobre a trajetória das Técnicas Projetivas, da Psicologia à Administração, seguindo com a descrição de alguns tipos de testes projetivos e findando com as contribuições dessas aos estudos da CCT. Nesta etapa, para fortalecer os argumentos, apresentam-se trabalhos da Administração que adotaram tais técnicas como instrumento de coleta de dados, bem como apontam-se sugestões para novas investigações. Como principais contribuições, observa-se que os testes projetivos por acadêmicos do marketing são subutilizados; bem como reúnem-se proposições para maximizar o seu uso em trabalhos futuros, alinhadas com as discussões contemporâneas da CCT, como a Assemblage Theory.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-06-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.unifor.br/rca/article/view/5629
10.5020/2318-0722.2018.5629
url https://ojs.unifor.br/rca/article/view/5629
identifier_str_mv 10.5020/2318-0722.2018.5629
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.unifor.br/rca/article/view/5629/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Ciências Administrativas ou Journal of Administrative Sciences
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Ciências Administrativas ou Journal of Administrative Sciences
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Fortaleza
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Fortaleza
dc.source.none.fl_str_mv Journal of Administrative Sciences; Vol. 24 No. 2 (2018)
Revista de Ciencias Administrativas; Vol. 24 Núm. 2 (2018)
Revista Ciências Administrativas; v. 24 n. 2 (2018)
2318-0722
reponame:Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online)
instname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
instacron:UNIFOR
instname_str Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
instacron_str UNIFOR
institution UNIFOR
reponame_str Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online)
collection Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online) - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
repository.mail.fl_str_mv ||revcca@unifor.br|| sergioforte@unifor.br
_version_ 1824495690817994752