AS TÉCNICAS PROJETIVAS EM ESTUDOS SOBRE A CONSUMER CULTURE THEORY - CCT
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online) |
Texto Completo: | https://ojs.unifor.br/rca/article/view/5629 |
Resumo: | Existe uma diversidade de métodos de pesquisa empregados nos estudos do Marketing, incluindo àqueles que discorrem sobre a Consumer Culture Theory – CCT, oriundos de diversos campos, como a Sociologia, Antropologia e Psicologia. O objetivo deste ensaio teórico é refletir sobre o uso das Técnicas Projetivas em pesquisas qualitativas nacionais do Marketing, em especial, contribuições metodológicas à CCT. Para tanto, na fase inicial, discorre-se sobre a trajetória das Técnicas Projetivas, da Psicologia à Administração, seguindo com a descrição de alguns tipos de testes projetivos e findando com as contribuições dessas aos estudos da CCT. Nesta etapa, para fortalecer os argumentos, apresentam-se trabalhos da Administração que adotaram tais técnicas como instrumento de coleta de dados, bem como apontam-se sugestões para novas investigações. Como principais contribuições, observa-se que os testes projetivos por acadêmicos do marketing são subutilizados; bem como reúnem-se proposições para maximizar o seu uso em trabalhos futuros, alinhadas com as discussões contemporâneas da CCT, como a Assemblage Theory. |
id |
UNIFOR-2_afb9a7836a6c01a51874f9917f62a9dd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.ojs.unifor.br:article/5629 |
network_acronym_str |
UNIFOR-2 |
network_name_str |
Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
AS TÉCNICAS PROJETIVAS EM ESTUDOS SOBRE A CONSUMER CULTURE THEORY - CCTExiste uma diversidade de métodos de pesquisa empregados nos estudos do Marketing, incluindo àqueles que discorrem sobre a Consumer Culture Theory – CCT, oriundos de diversos campos, como a Sociologia, Antropologia e Psicologia. O objetivo deste ensaio teórico é refletir sobre o uso das Técnicas Projetivas em pesquisas qualitativas nacionais do Marketing, em especial, contribuições metodológicas à CCT. Para tanto, na fase inicial, discorre-se sobre a trajetória das Técnicas Projetivas, da Psicologia à Administração, seguindo com a descrição de alguns tipos de testes projetivos e findando com as contribuições dessas aos estudos da CCT. Nesta etapa, para fortalecer os argumentos, apresentam-se trabalhos da Administração que adotaram tais técnicas como instrumento de coleta de dados, bem como apontam-se sugestões para novas investigações. Como principais contribuições, observa-se que os testes projetivos por acadêmicos do marketing são subutilizados; bem como reúnem-se proposições para maximizar o seu uso em trabalhos futuros, alinhadas com as discussões contemporâneas da CCT, como a Assemblage Theory.Universidade de Fortaleza2018-06-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.unifor.br/rca/article/view/562910.5020/2318-0722.2018.5629Journal of Administrative Sciences; Vol. 24 No. 2 (2018) Revista de Ciencias Administrativas; Vol. 24 Núm. 2 (2018)Revista Ciências Administrativas; v. 24 n. 2 (2018)2318-0722reponame:Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online)instname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)instacron:UNIFORporhttps://ojs.unifor.br/rca/article/view/5629/pdfCopyright (c) 2018 Revista Ciências Administrativas ou Journal of Administrative Sciencesinfo:eu-repo/semantics/openAccessAlmeida, Gustavo Tomaz de2020-04-02T17:51:44Zoai:ojs.ojs.unifor.br:article/5629Revistahttps://ojs.unifor.br/rca/PUBhttps://ojs.unifor.br/rca/oai||revcca@unifor.br|| sergioforte@unifor.br2318-07221414-0896opendoar:2020-04-02T17:51:44Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online) - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
AS TÉCNICAS PROJETIVAS EM ESTUDOS SOBRE A CONSUMER CULTURE THEORY - CCT |
title |
AS TÉCNICAS PROJETIVAS EM ESTUDOS SOBRE A CONSUMER CULTURE THEORY - CCT |
spellingShingle |
AS TÉCNICAS PROJETIVAS EM ESTUDOS SOBRE A CONSUMER CULTURE THEORY - CCT Almeida, Gustavo Tomaz de |
title_short |
AS TÉCNICAS PROJETIVAS EM ESTUDOS SOBRE A CONSUMER CULTURE THEORY - CCT |
title_full |
AS TÉCNICAS PROJETIVAS EM ESTUDOS SOBRE A CONSUMER CULTURE THEORY - CCT |
title_fullStr |
AS TÉCNICAS PROJETIVAS EM ESTUDOS SOBRE A CONSUMER CULTURE THEORY - CCT |
title_full_unstemmed |
AS TÉCNICAS PROJETIVAS EM ESTUDOS SOBRE A CONSUMER CULTURE THEORY - CCT |
title_sort |
AS TÉCNICAS PROJETIVAS EM ESTUDOS SOBRE A CONSUMER CULTURE THEORY - CCT |
author |
Almeida, Gustavo Tomaz de |
author_facet |
Almeida, Gustavo Tomaz de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Almeida, Gustavo Tomaz de |
description |
Existe uma diversidade de métodos de pesquisa empregados nos estudos do Marketing, incluindo àqueles que discorrem sobre a Consumer Culture Theory – CCT, oriundos de diversos campos, como a Sociologia, Antropologia e Psicologia. O objetivo deste ensaio teórico é refletir sobre o uso das Técnicas Projetivas em pesquisas qualitativas nacionais do Marketing, em especial, contribuições metodológicas à CCT. Para tanto, na fase inicial, discorre-se sobre a trajetória das Técnicas Projetivas, da Psicologia à Administração, seguindo com a descrição de alguns tipos de testes projetivos e findando com as contribuições dessas aos estudos da CCT. Nesta etapa, para fortalecer os argumentos, apresentam-se trabalhos da Administração que adotaram tais técnicas como instrumento de coleta de dados, bem como apontam-se sugestões para novas investigações. Como principais contribuições, observa-se que os testes projetivos por acadêmicos do marketing são subutilizados; bem como reúnem-se proposições para maximizar o seu uso em trabalhos futuros, alinhadas com as discussões contemporâneas da CCT, como a Assemblage Theory. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-06-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.unifor.br/rca/article/view/5629 10.5020/2318-0722.2018.5629 |
url |
https://ojs.unifor.br/rca/article/view/5629 |
identifier_str_mv |
10.5020/2318-0722.2018.5629 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.unifor.br/rca/article/view/5629/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Ciências Administrativas ou Journal of Administrative Sciences info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Ciências Administrativas ou Journal of Administrative Sciences |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Fortaleza |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Fortaleza |
dc.source.none.fl_str_mv |
Journal of Administrative Sciences; Vol. 24 No. 2 (2018) Revista de Ciencias Administrativas; Vol. 24 Núm. 2 (2018) Revista Ciências Administrativas; v. 24 n. 2 (2018) 2318-0722 reponame:Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online) instname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR) instacron:UNIFOR |
instname_str |
Universidade de Fortaleza (UNIFOR) |
instacron_str |
UNIFOR |
institution |
UNIFOR |
reponame_str |
Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online) |
collection |
Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online) - Universidade de Fortaleza (UNIFOR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revcca@unifor.br|| sergioforte@unifor.br |
_version_ |
1824495690817994752 |