A compreensão de accountability nas rotinas organizacionais de controles internos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vidal, Denise Saboia Medeiros
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Rocha-Pinto, Sandra Regina da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online)
Texto Completo: https://ojs.unifor.br/rca/article/view/8095
Resumo: O presente estudo objetivou investigar como os profissionais compreendem a incorporação da accountability nas rotinas de controles internos. A partir de uma abordagem fenomenográfica (MARTON, 1991) entrevistaram-se 20 profissionais - agentes de Controles Internos em uma seguradora -, no Rio de Janeiro, entre agosto a setembro de 2017. O Espaço de Resultado gerado por meio do método fenomenográfico, ilustra três concepções do fenômeno: respeitar os artefatos; qualificar as rotinas e; proteger a organização. As dimensões explicativas dessas concepções foram identificadas de acordo com seguintes categorias: deferência à transparência; intensidade da interação dos aspectos; senso de responsabilidade e respeito ao controle. Os achados sugerem que há uma evolução das concepções do nível instrumental à percepção de valor. As evidências revelam profissionais com uma percepção significativa de responsabilidade nas rotinas de controles internos. O estudo traz à luz a relação entre a melhoria dos processos e a intensidade da interação entre os aspectos ostensivo e performativo de uma rotina organizacional, contribuindo para ilustrar os componentes da estrutura interna de uma Rotina Organizacional (PENTLAND; FELDMAN, 2005). Acredita-se que se atendeu à convocação de Howard-Grenville e Rerup (2016), no sentido de que sejam conduzidas mais pesquisas empíricas, com emprego de metodologias diferenciadas.
id UNIFOR-2_b099fc458de705542db54eff038afc32
oai_identifier_str oai:ojs.ojs.unifor.br:article/8095
network_acronym_str UNIFOR-2
network_name_str Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online)
repository_id_str
spelling A compreensão de accountability nas rotinas organizacionais de controles internosO presente estudo objetivou investigar como os profissionais compreendem a incorporação da accountability nas rotinas de controles internos. A partir de uma abordagem fenomenográfica (MARTON, 1991) entrevistaram-se 20 profissionais - agentes de Controles Internos em uma seguradora -, no Rio de Janeiro, entre agosto a setembro de 2017. O Espaço de Resultado gerado por meio do método fenomenográfico, ilustra três concepções do fenômeno: respeitar os artefatos; qualificar as rotinas e; proteger a organização. As dimensões explicativas dessas concepções foram identificadas de acordo com seguintes categorias: deferência à transparência; intensidade da interação dos aspectos; senso de responsabilidade e respeito ao controle. Os achados sugerem que há uma evolução das concepções do nível instrumental à percepção de valor. As evidências revelam profissionais com uma percepção significativa de responsabilidade nas rotinas de controles internos. O estudo traz à luz a relação entre a melhoria dos processos e a intensidade da interação entre os aspectos ostensivo e performativo de uma rotina organizacional, contribuindo para ilustrar os componentes da estrutura interna de uma Rotina Organizacional (PENTLAND; FELDMAN, 2005). Acredita-se que se atendeu à convocação de Howard-Grenville e Rerup (2016), no sentido de que sejam conduzidas mais pesquisas empíricas, com emprego de metodologias diferenciadas.Universidade de Fortaleza2020-01-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.unifor.br/rca/article/view/809510.5020/2318-0722.2020.8095Revista Ciências Administrativas; 2020: Edição Comemorativa 30 anos2318-0722reponame:Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online)instname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)instacron:UNIFORporhttps://ojs.unifor.br/rca/article/view/8095/pdfCopyright (c) 2020 Revista Ciências Administrativas ou Journal of Administrative Sciencesinfo:eu-repo/semantics/openAccessVidal, Denise Saboia MedeirosRocha-Pinto, Sandra Regina da2020-03-07T13:13:35Zoai:ojs.ojs.unifor.br:article/8095Revistahttps://periodicos.unifor.br/rcahttp://ojs.unifor.br/index.php/rca/oai||revcca@unifor.br|| sergioforte@unifor.br2318-07221414-0896opendoar:2020-03-07T13:13:35Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online) - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)false
dc.title.none.fl_str_mv A compreensão de accountability nas rotinas organizacionais de controles internos
title A compreensão de accountability nas rotinas organizacionais de controles internos
spellingShingle A compreensão de accountability nas rotinas organizacionais de controles internos
Vidal, Denise Saboia Medeiros
title_short A compreensão de accountability nas rotinas organizacionais de controles internos
title_full A compreensão de accountability nas rotinas organizacionais de controles internos
title_fullStr A compreensão de accountability nas rotinas organizacionais de controles internos
title_full_unstemmed A compreensão de accountability nas rotinas organizacionais de controles internos
title_sort A compreensão de accountability nas rotinas organizacionais de controles internos
author Vidal, Denise Saboia Medeiros
author_facet Vidal, Denise Saboia Medeiros
Rocha-Pinto, Sandra Regina da
author_role author
author2 Rocha-Pinto, Sandra Regina da
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vidal, Denise Saboia Medeiros
Rocha-Pinto, Sandra Regina da
description O presente estudo objetivou investigar como os profissionais compreendem a incorporação da accountability nas rotinas de controles internos. A partir de uma abordagem fenomenográfica (MARTON, 1991) entrevistaram-se 20 profissionais - agentes de Controles Internos em uma seguradora -, no Rio de Janeiro, entre agosto a setembro de 2017. O Espaço de Resultado gerado por meio do método fenomenográfico, ilustra três concepções do fenômeno: respeitar os artefatos; qualificar as rotinas e; proteger a organização. As dimensões explicativas dessas concepções foram identificadas de acordo com seguintes categorias: deferência à transparência; intensidade da interação dos aspectos; senso de responsabilidade e respeito ao controle. Os achados sugerem que há uma evolução das concepções do nível instrumental à percepção de valor. As evidências revelam profissionais com uma percepção significativa de responsabilidade nas rotinas de controles internos. O estudo traz à luz a relação entre a melhoria dos processos e a intensidade da interação entre os aspectos ostensivo e performativo de uma rotina organizacional, contribuindo para ilustrar os componentes da estrutura interna de uma Rotina Organizacional (PENTLAND; FELDMAN, 2005). Acredita-se que se atendeu à convocação de Howard-Grenville e Rerup (2016), no sentido de que sejam conduzidas mais pesquisas empíricas, com emprego de metodologias diferenciadas.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-01-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.unifor.br/rca/article/view/8095
10.5020/2318-0722.2020.8095
url https://ojs.unifor.br/rca/article/view/8095
identifier_str_mv 10.5020/2318-0722.2020.8095
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.unifor.br/rca/article/view/8095/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Ciências Administrativas ou Journal of Administrative Sciences
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Ciências Administrativas ou Journal of Administrative Sciences
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Fortaleza
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Fortaleza
dc.source.none.fl_str_mv Revista Ciências Administrativas; 2020: Edição Comemorativa 30 anos
2318-0722
reponame:Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online)
instname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
instacron:UNIFOR
instname_str Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
instacron_str UNIFOR
institution UNIFOR
reponame_str Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online)
collection Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online) - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
repository.mail.fl_str_mv ||revcca@unifor.br|| sergioforte@unifor.br
_version_ 1788165808359211008