Inteligência emocional do funcionário como substituto da liderança transformacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Domingues, Juliano
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Pereira, Jéssica Santos, Silva, Thaynara Maísa, Delapedra, Ana Tereza Freitas, Pontes, Isabela Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online)
Texto Completo: https://ojs.unifor.br/rca/article/view/7504
Resumo: A literatura sugere que a liderança transformacional e a inteligência emocional desempenham um papel significativo na motivação dos funcionários no local de trabalho (i.e., engajamento no trabalho, desempenho no trabalho e satisfação no trabalho). Embora seja relevante o papel do líder transformacional, Kerr e Jermier (1978) destacaram situações do contexto do trabalho em que o líder pode ser substituído, uma vez que se sua atuação se torna redundante para o funcionário. Neste artigo, propõe-se que a inteligência emocional é uma característica do subordinado que substitui o líder transformacional na motivação do trabalho. Um levantamento online foi realizado com 163 funcionários que ocupam diferentes cargos e posição hierárquica de organizações de diversos setores econômicos. As análises estatísticas de correlação e regressão linear múltipla foram realizadas com o software Jasp. Os resultados desta pesquisa mostram que tanto a liderança transformacional quanto a inteligência emocional do funcionário aumentam o engajamento, desempenho e satisfação no trabalho. No entanto, quando a inteligência emocional do funcionário é alta, a liderança transformacional não é necessária para que o mesmo tenha elevados índices de desempenho e satisfação no trabalho.
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