O progresso tecnológico e seus efeitos sobre a dinâmica do modelo de produção capitalista

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hayne, Luiz Augusto
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online)
Texto Completo: https://ojs.unifor.br/rca/article/view/197
Resumo: O presente trabalho tem, como objetivo, uma análise eflexiva da inovação tecnológica como indutora do desenvolvimento social e econômico, propondo um modelo teórico que epresente a prática das modernas economias. As razões que sustentam o estudo baseiam-se na afirmação de que a tecnologia, por servir aos interesses do sistema dominante, é fundamental, no contexto, pois permitiu ao progresso econômico (quantitativo) uma relevância sobre o progresso social (qualitativo). Além disso, a variável tecnológica passou de um meio de se alcançar o progresso social, para um fim em si mesma, provocando um movimento mundial em torno da necessidade da capacitação tecnológica, em nome do desenvolvimento. Os resultados apontaram para o esgotamento do modelo representativo proposto e que foi amplamente explorado até finais do século XX, devido ao aparecimento de um círculo vicioso entre os progressos tecnológico e econômico, para garantia das taxas de crescimento necessárias à manutenção da dominação capitalista. As conseqüências da sua adoção e as causas do seu esgotamento (do modelo) são marcadas pela degradação do meio ambiente tiveram repercussões em nível global e fizeram emergir a necessidade de um novo modelo de desenvolvimento, sustentável e eqüitativo, nas últimas décadas do último século. A metodologia adotada foi uma ampla pesquisa bibliográfica sobre o tema “tecnologia e desenvolvimento” para fundamentação do modelo teórico e um estudo econométrico para sustentação empírica dos resultados. As conclusões empíricas confirmaram a tese central do estudo, vinculada ao aparecimento do círculo vicioso que determinou o esgotamento do modelo capitalista proposto.
id UNIFOR-2_c3af28e147c5298c7b6a1e60b2ffbc71
oai_identifier_str oai:ojs.ojs.unifor.br:article/197
network_acronym_str UNIFOR-2
network_name_str Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online)
repository_id_str
spelling O progresso tecnológico e seus efeitos sobre a dinâmica do modelo de produção capitalistaO presente trabalho tem, como objetivo, uma análise eflexiva da inovação tecnológica como indutora do desenvolvimento social e econômico, propondo um modelo teórico que epresente a prática das modernas economias. As razões que sustentam o estudo baseiam-se na afirmação de que a tecnologia, por servir aos interesses do sistema dominante, é fundamental, no contexto, pois permitiu ao progresso econômico (quantitativo) uma relevância sobre o progresso social (qualitativo). Além disso, a variável tecnológica passou de um meio de se alcançar o progresso social, para um fim em si mesma, provocando um movimento mundial em torno da necessidade da capacitação tecnológica, em nome do desenvolvimento. Os resultados apontaram para o esgotamento do modelo representativo proposto e que foi amplamente explorado até finais do século XX, devido ao aparecimento de um círculo vicioso entre os progressos tecnológico e econômico, para garantia das taxas de crescimento necessárias à manutenção da dominação capitalista. As conseqüências da sua adoção e as causas do seu esgotamento (do modelo) são marcadas pela degradação do meio ambiente tiveram repercussões em nível global e fizeram emergir a necessidade de um novo modelo de desenvolvimento, sustentável e eqüitativo, nas últimas décadas do último século. A metodologia adotada foi uma ampla pesquisa bibliográfica sobre o tema “tecnologia e desenvolvimento” para fundamentação do modelo teórico e um estudo econométrico para sustentação empírica dos resultados. As conclusões empíricas confirmaram a tese central do estudo, vinculada ao aparecimento do círculo vicioso que determinou o esgotamento do modelo capitalista proposto.Universidade de Fortaleza2009-08-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.unifor.br/rca/article/view/19710.5020/2318-0722.9.1.%pRevista Ciências Administrativas; v. 9 n. 1 (2003)2318-0722reponame:Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online)instname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)instacron:UNIFORporhttps://ojs.unifor.br/rca/article/view/197/pdfHayne, Luiz Augustoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-10-18T20:08:09Zoai:ojs.ojs.unifor.br:article/197Revistahttps://periodicos.unifor.br/rcahttp://ojs.unifor.br/index.php/rca/oai||revcca@unifor.br|| sergioforte@unifor.br2318-07221414-0896opendoar:2016-10-18T20:08:09Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online) - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)false
dc.title.none.fl_str_mv O progresso tecnológico e seus efeitos sobre a dinâmica do modelo de produção capitalista
title O progresso tecnológico e seus efeitos sobre a dinâmica do modelo de produção capitalista
spellingShingle O progresso tecnológico e seus efeitos sobre a dinâmica do modelo de produção capitalista
Hayne, Luiz Augusto
title_short O progresso tecnológico e seus efeitos sobre a dinâmica do modelo de produção capitalista
title_full O progresso tecnológico e seus efeitos sobre a dinâmica do modelo de produção capitalista
title_fullStr O progresso tecnológico e seus efeitos sobre a dinâmica do modelo de produção capitalista
title_full_unstemmed O progresso tecnológico e seus efeitos sobre a dinâmica do modelo de produção capitalista
title_sort O progresso tecnológico e seus efeitos sobre a dinâmica do modelo de produção capitalista
author Hayne, Luiz Augusto
author_facet Hayne, Luiz Augusto
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Hayne, Luiz Augusto
description O presente trabalho tem, como objetivo, uma análise eflexiva da inovação tecnológica como indutora do desenvolvimento social e econômico, propondo um modelo teórico que epresente a prática das modernas economias. As razões que sustentam o estudo baseiam-se na afirmação de que a tecnologia, por servir aos interesses do sistema dominante, é fundamental, no contexto, pois permitiu ao progresso econômico (quantitativo) uma relevância sobre o progresso social (qualitativo). Além disso, a variável tecnológica passou de um meio de se alcançar o progresso social, para um fim em si mesma, provocando um movimento mundial em torno da necessidade da capacitação tecnológica, em nome do desenvolvimento. Os resultados apontaram para o esgotamento do modelo representativo proposto e que foi amplamente explorado até finais do século XX, devido ao aparecimento de um círculo vicioso entre os progressos tecnológico e econômico, para garantia das taxas de crescimento necessárias à manutenção da dominação capitalista. As conseqüências da sua adoção e as causas do seu esgotamento (do modelo) são marcadas pela degradação do meio ambiente tiveram repercussões em nível global e fizeram emergir a necessidade de um novo modelo de desenvolvimento, sustentável e eqüitativo, nas últimas décadas do último século. A metodologia adotada foi uma ampla pesquisa bibliográfica sobre o tema “tecnologia e desenvolvimento” para fundamentação do modelo teórico e um estudo econométrico para sustentação empírica dos resultados. As conclusões empíricas confirmaram a tese central do estudo, vinculada ao aparecimento do círculo vicioso que determinou o esgotamento do modelo capitalista proposto.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-08-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.unifor.br/rca/article/view/197
10.5020/2318-0722.9.1.%p
url https://ojs.unifor.br/rca/article/view/197
identifier_str_mv 10.5020/2318-0722.9.1.%p
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.unifor.br/rca/article/view/197/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Fortaleza
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Fortaleza
dc.source.none.fl_str_mv Revista Ciências Administrativas; v. 9 n. 1 (2003)
2318-0722
reponame:Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online)
instname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
instacron:UNIFOR
instname_str Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
instacron_str UNIFOR
institution UNIFOR
reponame_str Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online)
collection Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online) - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
repository.mail.fl_str_mv ||revcca@unifor.br|| sergioforte@unifor.br
_version_ 1788165805997817856