A gestão voltada para a responsailidade ambiental: considerações sobre

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paiva Barroso, Henrique César Muzzio de
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: da Costa, Francisco José
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online)
Texto Completo: https://ojs.unifor.br/rca/article/view/322
Resumo: Este trabalho apresenta algumas considerações sobre a gestão focada na responsabilidade ambiental considerando o papel exercido pelas instituições educacionais na construção deste novo paradigma. Partiu-se do pressuposto de que a responsabilidade ambiental somente se consolidará a partir da adoção de seus princípios pelas instituições escolares. Procedeu-se uma revisão bibliográfica sobre o estado da arte da gestão ambiental e sobre a caracterização da instituição educacional. Adotou-se como referencial de análise alguns aspectos ligados à educação ambiental, além de aspectos de natureza administrativa, como a questão da qualidade e a questão dos custos. No desenvolvimento da análise estas três variáveis são abordadas sobre três elementos fundamentais: os estudantes, enquanto receptor direto dos serviços; a instituição, a fornecedora doa serviços; e a sociedade em geral, considerada também como receptora indireta dos serviços. A análise permitiu concluir que, além da necessidade do envolvimento das instituições educacionais no debate sobre a questão ambiental, a adoção de um modelo de gestão com foco na responsabilidade ambiental promove diversos benefícios para a organização, que vão desde o melhor cumprimento de sua missão educativa até a constituição de vantagem competitiva.
id UNIFOR-2_dbfd7f8ed56c85a2540161d4fbbfb4e1
oai_identifier_str oai:ojs.ojs.unifor.br:article/322
network_acronym_str UNIFOR-2
network_name_str Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online)
repository_id_str
spelling A gestão voltada para a responsailidade ambiental: considerações sobreEste trabalho apresenta algumas considerações sobre a gestão focada na responsabilidade ambiental considerando o papel exercido pelas instituições educacionais na construção deste novo paradigma. Partiu-se do pressuposto de que a responsabilidade ambiental somente se consolidará a partir da adoção de seus princípios pelas instituições escolares. Procedeu-se uma revisão bibliográfica sobre o estado da arte da gestão ambiental e sobre a caracterização da instituição educacional. Adotou-se como referencial de análise alguns aspectos ligados à educação ambiental, além de aspectos de natureza administrativa, como a questão da qualidade e a questão dos custos. No desenvolvimento da análise estas três variáveis são abordadas sobre três elementos fundamentais: os estudantes, enquanto receptor direto dos serviços; a instituição, a fornecedora doa serviços; e a sociedade em geral, considerada também como receptora indireta dos serviços. A análise permitiu concluir que, além da necessidade do envolvimento das instituições educacionais no debate sobre a questão ambiental, a adoção de um modelo de gestão com foco na responsabilidade ambiental promove diversos benefícios para a organização, que vão desde o melhor cumprimento de sua missão educativa até a constituição de vantagem competitiva.Universidade de Fortaleza2009-09-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.unifor.br/rca/article/view/32210.5020/2318-0722.11.2.%pRevista Ciências Administrativas; v. 11 n. 2 (2005)2318-0722reponame:Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online)instname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)instacron:UNIFORporhttps://ojs.unifor.br/rca/article/view/322/pdfPaiva Barroso, Henrique César Muzzio deda Costa, Francisco Joséinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-10-11T22:46:55Zoai:ojs.ojs.unifor.br:article/322Revistahttps://periodicos.unifor.br/rcahttp://ojs.unifor.br/index.php/rca/oai||revcca@unifor.br|| sergioforte@unifor.br2318-07221414-0896opendoar:2016-10-11T22:46:55Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online) - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)false
dc.title.none.fl_str_mv A gestão voltada para a responsailidade ambiental: considerações sobre
title A gestão voltada para a responsailidade ambiental: considerações sobre
spellingShingle A gestão voltada para a responsailidade ambiental: considerações sobre
Paiva Barroso, Henrique César Muzzio de
title_short A gestão voltada para a responsailidade ambiental: considerações sobre
title_full A gestão voltada para a responsailidade ambiental: considerações sobre
title_fullStr A gestão voltada para a responsailidade ambiental: considerações sobre
title_full_unstemmed A gestão voltada para a responsailidade ambiental: considerações sobre
title_sort A gestão voltada para a responsailidade ambiental: considerações sobre
author Paiva Barroso, Henrique César Muzzio de
author_facet Paiva Barroso, Henrique César Muzzio de
da Costa, Francisco José
author_role author
author2 da Costa, Francisco José
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Paiva Barroso, Henrique César Muzzio de
da Costa, Francisco José
description Este trabalho apresenta algumas considerações sobre a gestão focada na responsabilidade ambiental considerando o papel exercido pelas instituições educacionais na construção deste novo paradigma. Partiu-se do pressuposto de que a responsabilidade ambiental somente se consolidará a partir da adoção de seus princípios pelas instituições escolares. Procedeu-se uma revisão bibliográfica sobre o estado da arte da gestão ambiental e sobre a caracterização da instituição educacional. Adotou-se como referencial de análise alguns aspectos ligados à educação ambiental, além de aspectos de natureza administrativa, como a questão da qualidade e a questão dos custos. No desenvolvimento da análise estas três variáveis são abordadas sobre três elementos fundamentais: os estudantes, enquanto receptor direto dos serviços; a instituição, a fornecedora doa serviços; e a sociedade em geral, considerada também como receptora indireta dos serviços. A análise permitiu concluir que, além da necessidade do envolvimento das instituições educacionais no debate sobre a questão ambiental, a adoção de um modelo de gestão com foco na responsabilidade ambiental promove diversos benefícios para a organização, que vão desde o melhor cumprimento de sua missão educativa até a constituição de vantagem competitiva.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-09-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.unifor.br/rca/article/view/322
10.5020/2318-0722.11.2.%p
url https://ojs.unifor.br/rca/article/view/322
identifier_str_mv 10.5020/2318-0722.11.2.%p
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.unifor.br/rca/article/view/322/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Fortaleza
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Fortaleza
dc.source.none.fl_str_mv Revista Ciências Administrativas; v. 11 n. 2 (2005)
2318-0722
reponame:Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online)
instname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
instacron:UNIFOR
instname_str Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
instacron_str UNIFOR
institution UNIFOR
reponame_str Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online)
collection Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online) - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
repository.mail.fl_str_mv ||revcca@unifor.br|| sergioforte@unifor.br
_version_ 1788165806445559808