Seleção de fornecedores no setor público: um estudo de caso em bio-manguinhos/ fiocruz

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paraguassu, Deyves Mendes
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: da Silva Macedo, Marcelo Alvaro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online)
Texto Completo: https://ojs.unifor.br/rca/article/view/3385
Resumo: A Bio-Manguinhos atua no mercado de prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças por meio de vacinas, reativos para diagnóstico e biofármacos. Por ser uma instituição pública, compartilha com o restante da máquina pública a dificuldade em obter recursos para investimento. Além disso, possui características peculiares, como o fato de que o desenvolvimento de seus produtos pode levar mais de 20 anos. Diante desse cenário, a busca por parcerias para minimizar o tempo de desenvolvimento de um produto e compartilhar os custos de investimento se mostra interessante. Nesse contexto, este trabalho tem por objetivo desenvolver uma ferramenta que auxilie Bio-Manguinhos a selecionar fornecedores que contribuirão para o desenvolvimento e a produção de novos produtos. Para tanto, foram realizadas duas etapas de entrevistas com a diretoria de Bio-Manguinhos: a primeira foi com os vice-diretores, na qual foram identificados os critérios relevantes para a seleção de fornecedores para novos produtos; a segunda etapa foi realizada com o diretor, na qual foram confirmados os critérios identificados pelos vice-diretores e utilizado um método de análise multicriterial, AHP – Análise Hierárquica, para atribuir pesos a esses critérios. Dessa forma, foi criada uma ferramenta com os critérios considerados relevantes e suas respectivas importâncias dentro desse ambiente, que busca auxiliar a organização a selecionar seus fornecedores para novos produtos. Os resultados mostram que os critérios relevantes e sua ordem são os seguintes: nível de desenvolvimento do produto, compatibilidade com o parque industrial, cumprimento de exigências regulatórias, rendimento do produto, solidez da empresa e custo. Isso mostra que critérios mais próximos à estratégia organizacional possuem uma importância maior. DOI: 10.5020/2318-0722.2013.v19n2p666
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