Sobre a dialética entre capital, direito e educação e a necessidade de superação da ideologia jurídica
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pensar (Fortaleza. Online) |
Texto Completo: | https://ojs.unifor.br/rpen/article/view/6704 |
Resumo: | Diante de transformações sociais fugazes e de graduais fissuras nos arranjos sociais contemporâneos, a presente pesquisa entende urgente o agenciamento de perspectivas e proposições críticas que principiem a apreensão efetiva desses novos fenômenos e que ensejem o prelúdio de uma abertura ontológica a novas formas de vida e de sociabilidade, esteando-se, para tanto, na breve tentativa de uma análise dialético-materialista do conceito de trabalho, direito e educação, a fim de que seja possível repensar efetivamente a produção concreta desses conceitos. Nesse sentido, a presente pesquisa propõe algumas considerações sobre os conceitos em questão, a fim de apresentar, a partir de uma dada perspectiva teórica e metodológica, uma leitura que suscite tanto o conteúdo efetivo desses conceitos quanto, consequentemente, em formas de repensá-los. Dessa maneira, o objetivo do trabalho é elucidar os conceitos elencados, mas também demonstrar criticamente a necessidade e a possibilidade da superação de seus atuais conteúdos. Para tanto, propõe-se que essa superação depende, essencialmente, da capacidade de se repensar os efeitos da ideologia jurídica, assim como de superar o atual bloco histórico, através da articulação de disputas hegemônicas que rompam ontologicamente com o atual estado de coisas e inaugurem uma nova forma de vida. |
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Sobre a dialética entre capital, direito e educação e a necessidade de superação da ideologia jurídicaCrítica do direito. Marxismo. Ideologia. Educação.Diante de transformações sociais fugazes e de graduais fissuras nos arranjos sociais contemporâneos, a presente pesquisa entende urgente o agenciamento de perspectivas e proposições críticas que principiem a apreensão efetiva desses novos fenômenos e que ensejem o prelúdio de uma abertura ontológica a novas formas de vida e de sociabilidade, esteando-se, para tanto, na breve tentativa de uma análise dialético-materialista do conceito de trabalho, direito e educação, a fim de que seja possível repensar efetivamente a produção concreta desses conceitos. Nesse sentido, a presente pesquisa propõe algumas considerações sobre os conceitos em questão, a fim de apresentar, a partir de uma dada perspectiva teórica e metodológica, uma leitura que suscite tanto o conteúdo efetivo desses conceitos quanto, consequentemente, em formas de repensá-los. Dessa maneira, o objetivo do trabalho é elucidar os conceitos elencados, mas também demonstrar criticamente a necessidade e a possibilidade da superação de seus atuais conteúdos. Para tanto, propõe-se que essa superação depende, essencialmente, da capacidade de se repensar os efeitos da ideologia jurídica, assim como de superar o atual bloco histórico, através da articulação de disputas hegemônicas que rompam ontologicamente com o atual estado de coisas e inaugurem uma nova forma de vida.Universidade de Fortaleza2018-09-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://ojs.unifor.br/rpen/article/view/670410.5020/2317-2150.2018.6704Journal of Legal Sciences; Vol. 23 No. 3 (2018)Revista de Ciencias Jurídicas; Vol. 23 Núm. 3 (2018)Pensar - Revista de Ciências Jurídicas; v. 23 n. 3 (2018)2317-21501519-8464reponame:Pensar (Fortaleza. Online)instname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)instacron:UNIFORporhttps://ojs.unifor.br/rpen/article/view/6704/pdfCopyright (c) 2018 Pensar - Revista de Ciências Jurídicasinfo:eu-repo/semantics/openAccessCarvalho de Oliveira, Diogo MarianoSobral da Silva Maia, Jorge2018-09-13T19:12:32Zoai:ojs.ojs.unifor.br:article/6704Revistahttps://periodicos.unifor.br/rpenhttp://ojs.unifor.br/index.php/rpen/oai||revistapensar@unifor.br2317-21501519-8464opendoar:2018-09-13T19:12:32Pensar (Fortaleza. Online) - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)false |
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