Os benefícios da gestão escolar participativa a partir dos postulados da lei de diretrizes e bases e da carta magna
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Revista Transformar |
Texto Completo: | http://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/view/93 |
Resumo: | A preocupação básica deste estudo é refletir de que maneira a gestãoescolar participativa pode colaborar para o desenvolvimento do progressoeducacional, seguindo as orientações das legislações brasileiras que tratam deassuntos relacionados à educação, juntamente com a Carta Magna. Este artigo tempor objetivo discutir aspectos legais da gestão participativa, analisar os benefícios dagestão participativa dentro das organizações escolares de uma perspectivademocrática, com a colaboração da sociedade civil na elaboração, acompanhamento e análise das ações de gestão pública. Para isso, realizou-se umapesquisa bibliográfica considerando basicamente as contribuições de autores comoAntunes (2002), Bordenave (1994), Freire (1993; 1996), Libâneo (2001), Luck(2009), Rosenau (2002) e Souza (1999). E conclui-se que o exercício dessa prática,dentro do ambiente escolar, intensifica a legitimidade do sistema, melhorando assima qualidade pedagógica do processo educacional.Palavras-chave: Gestão participativa. Ambiente escolar. Qualidade pedagógica. |
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Os benefícios da gestão escolar participativa a partir dos postulados da lei de diretrizes e bases e da carta magnaA preocupação básica deste estudo é refletir de que maneira a gestãoescolar participativa pode colaborar para o desenvolvimento do progressoeducacional, seguindo as orientações das legislações brasileiras que tratam deassuntos relacionados à educação, juntamente com a Carta Magna. Este artigo tempor objetivo discutir aspectos legais da gestão participativa, analisar os benefícios dagestão participativa dentro das organizações escolares de uma perspectivademocrática, com a colaboração da sociedade civil na elaboração, acompanhamento e análise das ações de gestão pública. Para isso, realizou-se umapesquisa bibliográfica considerando basicamente as contribuições de autores comoAntunes (2002), Bordenave (1994), Freire (1993; 1996), Libâneo (2001), Luck(2009), Rosenau (2002) e Souza (1999). E conclui-se que o exercício dessa prática,dentro do ambiente escolar, intensifica a legitimidade do sistema, melhorando assima qualidade pedagógica do processo educacional.Palavras-chave: Gestão participativa. Ambiente escolar. Qualidade pedagógica.Revista TransformarSouza, Sonia Maria da FonsecaFófano, Clodoaldo Sanchesda Silva, Alcione Candido2017-05-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/view/93Revista Transformar; 2017; 75-842175825518072623reponame:Revista Transformarinstname:Centro Universitário São José de Itaperuna (UNIFSJ)instacron:UNIFSJporhttp://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/view/93/89info:eu-repo/semantics/openAccess2018-04-27T20:51:33Zoai:ojs.www.fsj.edu.br:article/93Revistahttp://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformarPUBhttp://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/oaicenice@fsj.edu.br || cpd@fsj.edu.br2175-82552175-8255opendoar:2018-04-27T20:51:33Revista Transformar - Centro Universitário São José de Itaperuna (UNIFSJ)false |
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