Os benefícios da gestão escolar participativa a partir dos postulados da lei de diretrizes e bases e da carta magna

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Sonia Maria da Fonseca
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Fófano, Clodoaldo Sanches, da Silva, Alcione Candido
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Transformar
Texto Completo: http://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/view/93
Resumo: A preocupação básica deste estudo é refletir de que maneira a gestãoescolar participativa pode colaborar para o desenvolvimento do progressoeducacional, seguindo as orientações das legislações brasileiras que tratam deassuntos relacionados à educação, juntamente com a Carta Magna. Este artigo tempor objetivo discutir aspectos legais da gestão participativa, analisar os benefícios dagestão participativa dentro das organizações escolares de uma perspectivademocrática, com a colaboração da sociedade civil na elaboração, acompanhamento e análise das ações de gestão pública. Para isso, realizou-se umapesquisa bibliográfica considerando basicamente as contribuições de autores comoAntunes (2002), Bordenave (1994), Freire (1993; 1996), Libâneo (2001), Luck(2009), Rosenau (2002) e Souza (1999). E conclui-se que o exercício dessa prática,dentro do ambiente escolar, intensifica a legitimidade do sistema, melhorando assima qualidade pedagógica do processo educacional.Palavras-chave: Gestão participativa. Ambiente escolar. Qualidade pedagógica.
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