DISFUNÇÃO FAMILIAR E HIPERATIVIDADE NA CRIANÇA: contribuições da Abordagem Sistêmica de Família

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Castro Silva, Gisele Ferreira; Centro Universitário São José de Itaperuna - UNIFSJ
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Boechat, Ieda Tinoco; Doutoranda em Cognição e Linguagem (Uenf) Docente do Curso de Psicologia (UniFSJ), de Souza, Carlos Henrique Medeiros; Professor Associado e Coordenador do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Cognição e Linguagem (Uenf)
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Transformar
Texto Completo: http://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/view/180
Resumo: Este estudo aborda a relação entre a disfunção familiar e a hiperatividade na criança na ótica da concepção sistêmica de família. Objetivase analisar as implicações da família disfuncional na hiperatividade da criança. Os objetivos específicos são, portanto: diferenciar família funcional e disfuncional na perspectiva da Abordagem Sistêmica de Família; descrever acerca da hiperatividade em crianças conforme o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5); apresentar contribuições da concepção sistêmica de família para a compreensão da hiperatividade em crianças. Metodologicamente, tratou-se de uma pesquisa bibliográfica, de cunho qualitativo, problematizando a questão: a disfunção familiar é causa ou efeito da hiperatividade na criança? As relações familiares são baseadas em trocas que podem ser saudáveis, prazerosas e felizes, mas também podem ser adoecidas e adoecedoras. Conclui-se, de acordo com a Abordagem Sistêmica de Família que todos os membros são corresponsáveis pelo comportamento disfuncional, um dos outros. Assim sendo, a criança com hiperatividade deixa de ser a única responsável pelo seu comportamento inadequado.
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