As perspectivas críticas sobre o sujeito, a linguagem e a identidade em Friedrich Nietzsche, Martin Heidegger e Jacques Derrida
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Transformar |
Texto Completo: | http://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/view/45 |
Resumo: | O presente artigo foi elaborado de modo a apontar ascorrelações interdisciplinares entre saberescomo a linguagem, a história e a filosofia, que se dialogam em seus movimentos teóricos, seus processos históricos, suas bases estruturais e simbólicas, criando uma imbricação recursiva na construção do discurso teórico no campo das Ciências Humanas. Para que se visualize um panorama das discussões que se efetuarão, este artigo será determinado e construído a partir de um duplo horizonte metodológico: a) primeiramente, realizar-se-á uma apresentação de conceitos e perspectivas teóricas do discurso como o que é o homem, por extensão, cultura, arte etc., atravésdos apontamentosde Friedrich Nietzsche (1845-1900), Martin Heidegger (1889-1976) e Jacques Derrida (1930-2004); b) a correlação na construção do discurso das Ciências Humanas dos fatoresinterdisciplinares (as inter-relações entre Filosofia, Artes e História), disseminado pela teoria proveniente dos Estudos culturais na contemporaneidade. O que se percebeu, ao final, é a recorrente identificação do pensamento de Nietzsche, Heidegger e Derrida com as teorias críticas da cultura da contemporaneidade (neste artigo, tratar-se-ão as ideias de Stuart Hall acerca do conceito de identidade cultural), assim comocom as análises da filosofia da linguagem e das perspectivas interdisciplinares no discurso das Ciências Humanas. |
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As perspectivas críticas sobre o sujeito, a linguagem e a identidade em Friedrich Nietzsche, Martin Heidegger e Jacques DerridaO presente artigo foi elaborado de modo a apontar ascorrelações interdisciplinares entre saberescomo a linguagem, a história e a filosofia, que se dialogam em seus movimentos teóricos, seus processos históricos, suas bases estruturais e simbólicas, criando uma imbricação recursiva na construção do discurso teórico no campo das Ciências Humanas. Para que se visualize um panorama das discussões que se efetuarão, este artigo será determinado e construído a partir de um duplo horizonte metodológico: a) primeiramente, realizar-se-á uma apresentação de conceitos e perspectivas teóricas do discurso como o que é o homem, por extensão, cultura, arte etc., atravésdos apontamentosde Friedrich Nietzsche (1845-1900), Martin Heidegger (1889-1976) e Jacques Derrida (1930-2004); b) a correlação na construção do discurso das Ciências Humanas dos fatoresinterdisciplinares (as inter-relações entre Filosofia, Artes e História), disseminado pela teoria proveniente dos Estudos culturais na contemporaneidade. O que se percebeu, ao final, é a recorrente identificação do pensamento de Nietzsche, Heidegger e Derrida com as teorias críticas da cultura da contemporaneidade (neste artigo, tratar-se-ão as ideias de Stuart Hall acerca do conceito de identidade cultural), assim comocom as análises da filosofia da linguagem e das perspectivas interdisciplinares no discurso das Ciências Humanas.Revista TransformarResgala Júnior, Renato Marcelo2015-11-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/view/45Revista Transformar; 2015; 273-2872175825518072623reponame:Revista Transformarinstname:Centro Universitário São José de Itaperuna (UNIFSJ)instacron:UNIFSJporhttp://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/view/45/42info:eu-repo/semantics/openAccess2016-03-06T14:09:39Zoai:ojs.www.fsj.edu.br:article/45Revistahttp://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformarPUBhttp://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/oaicenice@fsj.edu.br || cpd@fsj.edu.br2175-82552175-8255opendoar:2016-03-06T14:09:39Revista Transformar - Centro Universitário São José de Itaperuna (UNIFSJ)false |
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